Zolpidem é bom pra insonia causada pela depressão?

9 respostas
Zolpidem é bom pra insonia causada pela depressão?
Falar de remédio é sempre uma função mais médica, porém nós Psicólogos temos bastante conhecimento farmacológico (na nossa área de atuação), pois lidamos com isso diariamente.
Minha fala é sempre a mesma, converse com seu médico ele terá melhores informações. Há uma serie de medicamentos para esse fim, a questão é de adaptação do paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Geralmente nesses casos o ideal é usar um antidepressivo mesmo. O zolpidem não é um antidepressivo, é um indutor do sono. Se a insônia for um dos sintomas da depressão, o antidepressivo deverá melhorar bastante o sono. Existem diversas classes de antidepressivos, nesses casos as vezes usamos uma classe de antidepressivo que tenha como um dos seus efeitos aumentar o nosso sono.
Um indutor do sono, não deve ser usado para depressão. O ideal é usar um antidepressivo. O Zolpidem deve ser usado por um menor tempo possível
O Zolpiden é considerado um hipnoindutor, sua função se relaciona a primeira fase do sono que para começar tem que ser acompanhada de um relaxamento com a devida diminuição do metabolismo, nesta fase ocorre uma diminuição da temperatura corporal. Em indivíduos extremamente ansiosos esse relaxamento não ocorre ou custa a acontecer, aí o indutor do sono funciona pois impede que a ansiedade ocupe os pensamentos do paciente facilitando o seu sono. Acontece que medicamentos devem ser utilizados com critérios, sob controle, no caso do Zolpiden por um curto período de tempo. Pacientes devem ser avaliados, o que importa é a avaliação, os medicamentos são coadjuvantes, não podem ser usados como utilizamos dipirona ou aspirina. É fundamental que se faça um Projeto Terapêutico, que o médico chegue a um diagnóstico, que o paciente seja visto como um todo, como uma pessoa e não como uma doença.Não existem remédios para a existência do Homem e muito menos para provocar a felicidade.
Existem diversos indutores do sono. O problema é que a maioria dos indutores são benzodiazepínicos que com o uso prolongado podem trazer problemas como falha da memória, perda da capacidade cognitiva (aprendizado), perda da concentração, entre outros problemas que afetam o sistema nervoso central sobretudo no córtex. O Zolpidem não é um medicamento benzodiazepínico e quase não possui efeitos colaterais comparados com os outros, porém o Zolpidem não é utilizado para depressão a não ser nos casos de insônia. O tratamento recomendado é utilização de antidepressivo e se for o caso uso de zolpidem. Procure um psiquiatra para que ele prescreva o melhor tratamento farmacológico para você.
Penso que é importante sim em alguns casos o uso da medicação, porém, deve-se levar em conta uma porção de coisas antes, como exemplo, como está sua rotina diária, trabalho, alimentação, estudos, família, lazer. Pois, as vezes um ajuste ou pequenas mudanças que proporcionem mais tranquilidade e prazer em viver lhe trará o sono de volta. E concordo com a Dra Sayonara que deve se consultar com seu médico.
O sono é uma necessidade básica da pessoa, as vezes algum problema existencial, ou algum conflito biopsicossocial pode desencadear insônia. É fundamental buscar uma análise mais aprofundada até mesmo suporte psicoterapêutico. Temos que ficar alerta para as doenças psicossomáticas. É recomendado buscar investigação de outros profissionais da área.
O ideal seria consultar seu médico.

Atenciosamente,
O principal é conversar com o seu médico e verificar qual a medicação mais adequada para o seu caso. Pois algumas medicações funcionam muito bem com algumas pessoas e com outras nem tanto.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 546 perguntas sobre Zolpidem
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.