Vou poder comer de tudo outra vez depois da cirurgia de vesícula? Fiz a cirurgia tem duas semanas já

4 respostas
Vou poder comer de tudo outra vez depois da cirurgia de vesícula? Fiz a cirurgia tem duas semanas já posso voltar a comer açaí,tomar café e comer queijo,pizza e churrasco?
Poder vc pode tudo na vida , mas certas coisas deve evitar para se precaver de alguns males .. principalmente embutidos e alimentos gordurosos. E claro .. mastigar no mínimo, mínimo 10 x antes engolir pq seu trato digestivo n tem dentes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi! De fato não há grandes restrições alimentares após a retirada da vesícula biliar. Entretanto, podem ocorrer alguns sintomas desagradáveis relacionados à ingestão de alimentos gordurosos - dor abdominal, diarréia... Assim, importante o cuidado na ingestão dos mesmos!
A vesícula biliar, é um órgão que armazena a bile, para ser utilizada em grande quantidade quando ha ingesta de alimentos gordurosos para ajudar na digestão desses alimentos.
É lógico pensar que se nao tem vesícula biliar, deva existir restrição de alimentos gordurosos, porém, não tem nenhuma evidência científica robusta que confirme esse raciocínio lógico. De qualquer forma a recomendação é a mesma que para qualquer outra pessoa, limitar as carnes vermelhas e gordurosas, e não porque não tem vesícula e sim pq tem evidencia que acima de 500g por semana de carnes vermelhas ou embutidos e ultraprocessados aume tam sua chance de cancer de colon. E os alimentos gordurosos aumentam seu risco de infarto entre outros. Por tanto, a tolerância digestiva por falta da vesícula biliar seria o menor dos problemas. Como dizia um velho professor meu: A diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Espero ter ajudado, fico a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
A vesícula biliar tem função de armazenamento de bile, sendo liberada em sincronia com a alimentação para emulsificação ou digestão de gorduras. Após a colecistectomia, o reservatório de bile é substituído por uma goteira de bile para o intestino sem sincronia com a alimentação, o que representa que todos os pacientes terão alguma dificuldade na digestão de gorduras e absorção de vitaminas lipossolúveis como A,D, E e K pela mudança deste padrão de digestão. A síndrome pós colecistectomia ocorre em pequena parcela dos pacientes e representa amplificação destas dificuldades de digestão acompanhadas de sintomas de diarreia, flatulência e dor abdominal de forma recorrente e sem adaptação com o passar do tempo. Dos alimentos citados por você, provavelmente terá mais dificuldades com churrasco, queijo e pizzas mais gordurosas. A restrição de gorduras saudáveis na alimentação como aquelas de castanhas, azeite extra-virgem, abacate não serão a melhor saída. Por outro lado alimentação saudável e equilibrada, bem como avaliação personalizada sobre necessidade de uso de enzimas digestivas, sais biliares e vitaminas garanta a recuperação da saúde. Busque avaliação Médica especializada.

Especialistas

Marcelo Cerdan Torres

Marcelo Cerdan Torres

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo

Agendar uma visita
Marnay Helbo de Carvalho

Marnay Helbo de Carvalho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Uberlândia

Agendar uma visita
Carlos Eduardo Pizani

Carlos Eduardo Pizani

Cirurgião do aparelho digestivo

São Caetano do Sul

Agendar uma visita
Jefferson André S. Alves

Jefferson André S. Alves

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar uma visita
Marcelo Canelo Coppini

Marcelo Canelo Coppini

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1077 perguntas sobre Colecistectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.