Vou fazer a Histerectomia total mais a retirada das trompas, devido a adenomiose, e gostaria de saber

3 respostas
Vou fazer a Histerectomia total mais a retirada das trompas, devido a adenomiose, e gostaria de saber como fica a vagina da mulher? Exite riscos do reto e da bexiga sair para fora, pela vagina? E a vagina fica mais curta? Vou sentir dor na relação por causa da vagina mais curta?
Olá. Durante a histerectomia abdominal, vaginal ou laparoscópica existem manobras para evitar o prolapso genital, seja de vagina,reto ou bexiga. Desta forma, quando realizada adequadamente, a histerectomia não aumenta muito o risco de prolapso genital. Ou seja, o risco de prolapso após histerectomia existe mas é pequeno.
A melhor via cirúrgica com menor risco de prolapso genital no pós-operatório é a via vaginal. Se possível, procure um médico com experiência na cirurgia via vaginal.
Durante a histerectomia não deve ser realizada a retirada da vagina. Desta forma, não ocorre encurtamento da vagina.
A cirurgia de histerectomia, independente da via de acesso cirúrgico, pode reduzir a lubrificação vaginal, provocar dor na relação e reduzir a sua reposta ao estímulo sexual. Isto é, a retirada do útero pode provocar alguma disfunção sexual. A maior parte das mulheres não apresentam qualquer alteração na relação sexual.
Converse com o seu médico e esclareça suas duvidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, existe risco de prolapso genital no pós operatório, mas esse risco é pequeno e depende de vários fatores, entre eles técnica utilizada e características de cada paciente. Também existe risco de encurtamento vaginal na histerectomia total. Esse risco é menor na histerectomia subtotal, em que o colo do útero é mantido. Assim como no caso do risco de prolapso genital, esse risco é pequeno e depende de vários fatores, entre eles a técnica utilizada e características de cada paciente.
Olá, a histerectomia por adenomiose, dificilmente leva a encurtamento de vagina, e alterações na relação sexual por si só.
O prolapso de vagina após histerectomia pode acontecer em pacientes com problemas de colágeno, mas pode levar alguns anos, e é raro, mas a bexiga e o reto não vão sofrer modificações na histerectomia.

Especialistas

Phillipe Abreu

Phillipe Abreu

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

São Paulo

Isabella Reis de Oliveira

Isabella Reis de Oliveira

Ginecologista

São Paulo

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Carlos Jose da Fonseca

Carlos Jose da Fonseca

Ginecologista

Cabo de Santo Agostinho

Norberto Nora

Norberto Nora

Ginecologista

Caxias Do Sul

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ginecologista, Radiologista

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 145 perguntas sobre Prolapso Uterino
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.