Vou fazer a cirugia de pterigio pela segunda vez a primeira vez foi feito somente a raspagem com 15

2 respostas
Vou fazer a cirugia de pterigio pela segunda vez a primeira vez foi feito somente a raspagem com 15 dias o piterigio voltou. Agora vou fazer com transplante de conjuntiva qual a possibilidade do pterigio volta? E recomendado fazer de novo?
A cirurgia só com a raspagem tem 80% de chance de recidiva. Com transplante bem menos, mas como essa será a segunda cirurgia, não podemos precisar a porcentagem, pois ela é mais alta que se a primeira fosse feita com transplante de conjuntiva. É recomendado fazer de novo sim com essa técnica. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Vários fatores influenciam no resultado da cirurgia de pterigio, entre elas técnica cirúrgica, idade, genética, grau da lesão, inflamação... A técnica mais indicada é com transplante de conjuntiva ou com membrana amniótica, pois apresentam os menores índices de recidiva. Cirurgias realizadas antes dos 40 anos aumentam a chance de recidiva, assim como número de cirurgias realizadas anteriormente ( a chance de uma recidiva em uma primeira cirurgia é menor que em uma segunda). A cirurgia é indicada dependendo da sintomatologia, do comprometimento da visão ou estética. Se você deseja realiza-la, com certeza deve optar pela retirada com transplante de conjuntiva.

Especialistas

Carlos Fernando Sawada

Carlos Fernando Sawada

Oftalmologista

Ituporanga

Rodrigo Espírito Santo

Rodrigo Espírito Santo

Oftalmologista

Belo Horizonte

Amanda Wiviane Pereira

Amanda Wiviane Pereira

Oftalmologista

Navegantes

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1588 perguntas sobre Cirurgia Do Pterigio
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.