Vou começar a tomar o Cebrilin e li que um dos efeitos colaterais é o aumento da pressão ocular, esse

2 respostas
Vou começar a tomar o Cebrilin e li que um dos efeitos colaterais é o aumento da pressão ocular, esse efeito é muito comum? O que devo fazer para prevenir o glaucoma? E por fim como identifico se estou sofrendo esse efeito já que é uma doença silenciosa?
Cebrilin é um excelente remédio para ansiedade e muito raramente causa glaucoma. Procure um oftalmologista para checar se você tem glaucoma ou algum problema ocular.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem vários tipos de glaucoma, o que está associado ao uso de antidepressivos é o que chamamos de glaucoma de angulo fechado e a crise quando desencadeada pelo uso da medicação cursa com sintomas proeminentes como dor ocular intensa, diminuição da acuidade visual, náusea e vômitos.
Isso ocorre pelo efeito anti-colinérgico dessas medicações que pode aumentar a pressão intra-ocular e desencadear uma crise de glaucoma agudo. Os medicamentos mais associados a ocorrência de crises de glaucoma de angulo fechado são os antidepressivos tricíclicos e tetracíclicos.
O cebrelin (paroxetina), assim como todos os medicamentos de sua classe - inibidores seletivos da recaptação de serotonina, tem baixo efeito anticolinérgico para precipitar uma crise, ainda que sejam descritos casos na literatura científica e deve-se tomar precauções quanto ao seu uso pelas pessoas de maior risco, com histórico familiar por exemplo.
Para estes, é aconselhável o acompanhamento em conjunto com oftalmologista.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Cebrilin
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.