Vou começar a tomar Desvenlafaxina para tratar ansiedade porque sou fumante e estou tentando parar.

2 respostas
Vou começar a tomar Desvenlafaxina para tratar ansiedade porque sou fumante e estou tentando parar. Mas um dos efeitos colaterais é ansiedade... qual é o racional dessa prescrição?
Todos antidepressivos no início podem aumentar a ansiedade. Os neurotransmissores funcionam como chaves que abrem diversas portas. No caso da serotonina uma dessas portas, receptores, aumenta a ansiedade. O início do tratamento envolve o efeito colateral da ansiedade até que o corpo esconda esses receptores "ruins".

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A prescrição da Desvenlafaxina para tratar ansiedade, mesmo considerando que um dos efeitos colaterais iniciais pode ser justamente a intensificação da ansiedade, é baseada em seu mecanismo de ação e na evolução esperada do tratamento.
A desvenlafaxina é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina e noradrenalina (ISRSN). Esse mecanismo regula os níveis desses neurotransmissores, que estão frequentemente alterados em transtornos de ansiedade e depressão. Apesar de possíveis aumentos iniciais da ansiedade, o efeito ansiolítico tende a prevalecer após algumas semanas de uso(ISSO NAO ACONTECE COM TODOS OS CASOS)
No início do tratamento, o aumento dos níveis de noradrenalina e serotonina pode causar agitação ou ansiedade em algumas pessoas. No entanto, esses sintomas costumam ser temporários e diminuem à medida que o sistema nervoso central se adapta ao medicamento.(CHAMADA SINDROME DE ATIVAÇAO SEROTONINERGICA)
O seu tabagismo está associado a alterações no sistema dopaminérgico e a um aumento da ansiedade durante a abstinência. A desvenlafaxina pode ajudar a modular esses sistemas, diminuindo a necessidade de nicotina e estabilizando o humor ao longo do tempo.
Em geral a desvenlafaxina reduz os sintomas de ansiedade, melhora o humor e pode ajudar a diminuir o estresse associado ao processo de parar de fumar.
O que eu costumo aplicar na minha prática é um Início gradual, ou seja, com uma dose mais baixa e aumentá-la gradualmente.
Embora possa parecer contrditório, a desvenlafaxina tem um potencial benéfico significativo no longo prazo. A fase inicial exige paciência e acompanhamento próximo para garantir a melhor adaptação ao medicamento.
Além da desvenlafaxina, na pratica, há outras opções melhores e/ou complementares a essa para parar com o cigarro como psicoterapia, Bupropiona, adesivo de nicotina, champix

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1152 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.