Vortioxetina pode ser usado como coadjuvante no tratamento de TDAH com fadiga crônica? Ele tem mecanismos
9
respostas
Vortioxetina pode ser usado como coadjuvante no tratamento de TDAH com fadiga crônica?
Ele tem mecanismos para combater a fadiga?
Ele tem mecanismos para combater a fadiga?

A Vortioxetina modula a quantidade do uso no cérebro de certas substâncias (certos neurotransmissores) que fazem certas células neurais funcionarem mais fortemente ou menos fortemente. Comto todos os remédios psicoativos, o nosso conhecimento dos efeitos é empírico ou seja, só pela sua observação. Esta pode variar entre diferentes indivíduos. Resumindo: o uso da Vortioxetina requer uma fase de experimentação em cada caso. Em geral, a medicação do TDAH é para ajudar a concentração e assim, quase por definição, também combate a fadiga. Recomendo revisar o diagnóstico. TDAH e fadiga são, em parte, contraditorios, ou seja, não podem ocorrer no mesmo individuo ao mesmo tempo. Se a pessoa oscila entre TDAH e fadiga, vai ser difícil encontrar um remédio para resolver, mas talvez vale a pena experimentar alguns com a ajuda de um profissional psiquiatra. Além disso, neste caso, remédios são o caminho barato. A psicoterapia profunda, com ou sem remédios, seria bem mais prometedora.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

O diagnóstico TDAH é médico e o paciente deve ser acompanhado por um profissional da área para administração do remédio. A ansiedade e depressão podem ser fatores subjacentes ou detonadores do TDAH ou o TDAH pode trazer depressão e ansiedade, mas o médico é o profissional capacitado para falar disto. Contudo, o acompanhamento de um profissional psicólogo/psicanalista ou um psicopedagogo será essencial para o trato da cognição e relação com o conhecimento; ou seja, como fica a aprendizagem do sujeito.
Otacilio Ribeiro - Psicanalista/ Psicopedagogo
Otacilio Ribeiro - Psicanalista/ Psicopedagogo

Olá. De fato, TDAH e Fadiga são diagnósticos excludentes. Algo não está bem esclarecido. Sugiro fazer testes com uma neuropsicóloga para afastar ou confirmar o TDAH. Sobre a fadiga, é um diagnóstico mais trabalho que requer inclusive avaliação de padrões do sono, como uma Polissonografia. Converse com o seu médico assistente. Abços Cordiais.

A vortioxetina é indicado para tratar a depressão major em adulto. O cansaço pode ser revelar também pelo desinteresse a realizacao de atividades rotineiras. A vortioxetina tem função de combater este sintoma. Porém vale destacar que fadiga não compõe sintoma característico do TDHA, logo sugiro continuar investigando o que está ocorrendo. Busque outros profissionais mas saliento que o diagnóstico de TDHA é dado pelo neurologista e este prescrevera o plano de ação medicamentosa. Certinho? Espero ter ajudado!

O seu médico é o profissional indicado para esclarecer suas dúvidas em relação à medicação. O esclarecimento destes sintomas pode ser feito por avaliação multidisciplinar. Recomendo fortemente.

Acredito que não, mas realmente quem pode te responder e tirar todas tuas dúvidas, é seu médico. O médico é o profissional preparado para te responder sobre medicação. Essa medicação é indicada para o transtorno depressivo maior (depressão) em adultos. A fadiga não faz parte do sintoma do TDAH. Mas, dependendo da depressão a pessoa pode sentir fadiga, cansaço. Que tipo de fadiga é a sua? Talvez você se confundiu em alguma coisa na sua pergunta.? Se isso, não ocorreu, reveja o diagnóstico com uma equipe multidisciplinar. A indicação é que o diagnóstico deve ser dado pelo neurologista, psicólogo, psicopedagogo. Psicólogos e neuropsicólogos realizam testes de TDAH, você fez? Em geral o médico neurologista ou psiquiatra pede a avaliação do psicólogo e psicópedagogo como eu realizo. Sugiro que volte ao médico e converse sobre as sugestões expostas e tire suas dúvidas. Tem algo equivocado, excludente. Um abraço.

Olá!
A Vortioxetina ( Brintellix) é um medicamento que apresenta um mecanismo de ação inovador no tratamento da depressão, ansiedade e função cognitiva, melhorando a memória e o aprendizado sem interferir no peso e na libido.
Entretanto, não tome medicamentos sem a prescrição de seu médico. Sugiro que retorne e veja com ele qual a medicação, mais adequada em seu caso.
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga/Neuropsicóloga/ Psicoterapeuta de Casal e Família
A Vortioxetina ( Brintellix) é um medicamento que apresenta um mecanismo de ação inovador no tratamento da depressão, ansiedade e função cognitiva, melhorando a memória e o aprendizado sem interferir no peso e na libido.
Entretanto, não tome medicamentos sem a prescrição de seu médico. Sugiro que retorne e veja com ele qual a medicação, mais adequada em seu caso.
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga/Neuropsicóloga/ Psicoterapeuta de Casal e Família

Sugiro que o paciente passe por uma avaliação neuropsicólogica e seja acompanhado por um neuropediatra caso seja criança para que este avalie a necessidade do uso do vortioxetina ou outro psicotrópico.

O uso correto de um psicotrópico seria mais eficiente através do médico que já acompanha o caso e conhece a história clinica do paciente, e supervisiona o caso com dosagens e procedimentos, por isso a resposta mais viável cabe ao profissional que cuida do caso clinico.
Especialistas






Perguntas relacionadas
- A Ritalina pode ajudar na falta de foco e confusão durante a TPM?
- Minha psiquiatra preencheu a minha receita de Ritalina com 3 comprimidos, 3 vezes ao dia (o que daria 270 comprimidos), acontece que ao ir à farmácia adquirir, a atendente me informou que só poderia liberar 3 caixas de 60 comprimidos por receita, conversando com a atendente, a mesma informou que não…
- Qual profissional pode dar laudo técnico de TDAH?
- Boa noite! Tenho um filho diagnosticado com TDHA e a escola é ciente, tanto que estamos desde o ano passado tentando que elabore o PEI e faça as adaptações necessárias, mas sem sucesso. A escola alegou mau comportamento do meu filho e enviou uma advertência. Devo assinar esse documento? Tem algum órgão…
- Vou fazer uma avaliação de TDAH, porém é online. Tem problema?
- Meu filho é extremamente irritado qualquer coisa fica muito nervoso mesmo tentando conversar com ele não resolve ele vai começar a terapia com psicólogo mas acho que não vai ser o suficiente ,ele tem apenas 5 anos devo procurar outro esespecialista?
- O psiquiatra que consultei hoje me disse que só pode me passar medicação para tratamento do TDAH com um laudo de um psicólogo. Isso procede? O psiquiatra não pode ele mesmo diagnosticar e passar o medicamento de tratamento na mesma consulta ?
- Olá. Vi hoje que nas farmacias tem o generico do venvanse sendo vendido, o Dimesilato de Lisdexanfetamina.. Gostaria de saber se ja tem relatos de quem usou e teve os mesmos resultados do uso com o venvanse, pois o generico é BEM mais em conta e não pesa tanto no financeiro igual venvanse.. é uma duvida…
- Tenho 38 anos e fui diagnosticada com TDAH há 2 meses. Iniciei Fluoxetina e Atentah há 2 meses. O Atentah comecei tomando quarenta.mg e passei a tomar oitenta.mg faz umas 3 semanas. Fluoxetina eu tomo quarenta.mg por dia Ontem e hj ando sentindo uma tristeza imensa e uma agonia mto forte no peito. Chorei…
- É verdade que pessoas com ansiedade tem hiperfoco?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 453 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.