Vômito e choro na psicologia significa limpeza do organismo ?

16 respostas
Vômito e choro na psicologia significa limpeza do organismo ?
Olá! Ao ler a sua pergunta fiquei pensando em quais contextos e a partir de qual histórico esses comportamentos aparecem. Isso porque a Psicologia não se propõe a fazer uma leitura dos comportamentos de maneira isolada e descontextualizada. Ao contrário, cada atuação de uma pessoa deve ser avaliada a partir de seu histórico e dos contextos em que ocorre. Dessa forma, não é possível afirmar isso sem procurar entender como, desde quando e em quais situações a pessoa a qual você se refere apresenta o vômito e o choro. E, para que essa avaliação seja feita de forma cuidadosa e pormenorizada, é indicado procurar um profissional da Psicologia.
Espero ter ajudado!

Não. Vômito e choro em contextos de saúde mental podem significar ansiedade, tristeza, depressão, crise de pânico, muitas coisas, precisaria avaliar. Mas o vômito pode ser uma limpeza a nivel fisiológico mesmo, vomitamos aquilo que o corpo rejeita,é tóxico, não faz bem...então.
Não sei qual o contexto da sua pergunta, precisaria avaliar melhor.
O vomito é uma resposta do organismo, como você também menciona o choro, é mais provável que o choro signifique uma limpeza em níveis de angustia enquanto o vomito é uma limpeza fisiológica. É importante avaliar o contexto destes eventos e saber se em indícios de psicossomática. A psicossomática muitas vezes esta ligado aquilo que não pode ser dito, por não ter simbolização e espaço na psique. Portanto buscar um psicólogo pode te ajudar a compreender melhor nesta hipótese
Olá! Vômito e choro são reações do nosso organismo em relação à algum contexto, o interessante da sua pergunta é pensar o porque da sua interpretação dessas reações como 'limpeza', para entender isso somente através de um processo psicoterápico com um profissional. Se cuide!
A psicologia não é matemática, então não existe uma régua, é necessário entender a natureza destas suas reações (se é fisiológica ou não), descartando esta possibilidade é necessário entender o contexto em que estas situações acontecem. Para isso, procure um profissional de saúde mental.
Olá concordo com a orientação dos colegas e reitero que a saúde mental não é uma ciência exata e se faz necessário uma compreensão mais detalhada dos sintomas e de que forma interferem na sua vida. Busque um profissional psicoterapeuta que possa fazer uma avaliação e assim possa esclarecer suas dúvidas.
Olá!
Na psicologia, vômito e choro não são considerados uma forma de "limpeza do organismo". Esses são comportamentos físicos e emocionais que podem estar relacionados a diferentes aspectos da experiência humana.

É importante lembrar que a psicologia é uma disciplina complexa e abrangente, e o vômito e o choro podem ter diferentes significados em contextos específicos. Se você tiver alguma preocupação em relação ao seu próprio comportamento ou ao de alguém próximo a você, é recomendado buscar a orientação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação adequada e orientação apropriada.

Espero que você fique bem!
Um forte abraço!
Olá. Nenhum sintoma pode ser avaliado fora de um contexto, de maneira dissociada do contexto do paciente. Choro e vômito são sintomas ligados a vários quadros patológicos, tanto a nível somático quanto psicológico. Sugiro buscar um clínico geral e também um psicólogo de confiança, para que vc possa falar mais do que está lhe acontecendo. Assim ele poderá dar orientações de tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Para a sua pergunta existe um leque imenso de respostas que podem sugerir algum quadro , pois vomitos e choro e muito comum em diversos diagnosticos.O apoio psicológico é o ponto de partida para minimizar os desajustes emocionais que alimentam a dor física e os sintomas fisicos . O profissional de psicologia direcionará a conduta para a construção de um novo olhar sobre a expectativa do paciente em relação aos sintomas físicos gerados por fatores emocionais. Espero ter te ajudado.... Boa sorte!
Olá, tudo bem? Se o sintoma causa sofrimento para você, é necessário uma consulta com um médico psiquiatra para avaliação do sintoma físico e verificar se há um transtorno alimentar envolvido dependendo da assiduidade dos seus vômitos e do choro. Se realmente for identificado uma doença psicossomática é necessário realizar o trabalho em conjunto com o psicólogo para identificar o simbologia e sintomatologia do vomitar e do o choro na sua vida. Na sua terapia você poderá trabalhar os significados do sintoma na sua vida. Se estiver em sofrimento procure ajuda médica e psicológica sempre! Fique bem e se cuide ! Um abraço!
Na psicologia, vômito e choro não são considerados uma forma de limpeza do organismo. Esses são comportamentos que podem estar associados a diferentes emoções e experiências emocionais.

O vômito é um reflexo do corpo para expelir o conteúdo do estômago. O choro, por sua vez, é uma resposta emocional natural e pode ocorrer em várias situações, como tristeza, dor, raiva, frustração ou alegria intensa. Chorar é considerado uma expressão emocional saudável e pode servir como uma forma de liberar e processar emoções. Já o vômito depende MUITO do contexto em que estiver acontecendo.

É importante ressaltar que o contexto, a frequência e a intensidade desses comportamentos são fundamentais para compreendê-los adequadamente.
Olá, tudo bem na forma como você perguntou se vomito e choro simbolizam limpeza do organismo para a psicologia a resposta seria não, contudo esses sintomas podem estar envolvidos com alguma dificuldade ou dependendo um distúrbio que você se encontre impactando na qualidade de sua saúde mental, contudo dizer em "limpeza do organismo" já é equivocado associar isso a psicologia. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
É importante destacar que o vômito frequente ou o choro excessivo podem indicar a presença de problemas de saúde física ou emocional que requerem atenção e avaliação profissional. Se você ou alguém que você conhece está passando por esses sintomas com frequência ou de forma preocupante, é recomendável buscar a orientação de um profissional de saúde, como um médico ou psicólogo, para obter uma avaliação e apoio adequados. Sempre à disposição.
Oiê. Trabalho com a Terapia Cognitivo Comportamental, portanto nesta abordagem não trabalhamos com interpretações e sim com evidências, portanto sugiro que procure um médico e descarte problemas de saúde. Ao mesmo tempo, sintomas de vômito, choro entre outros, pode ser uma crise de ansiedade, digo pode ser, porque são poucos sinais para determinar um diagnóstico. Então sugiro que procure um profissional da psicologia e faça um mapeamento dos sintomas, quando eles acontecem, qual a frequência, intensidade se há ou não evento desencadeante? E, possa com este profissional conseguir se sentir bem. Um abraço
Olá... Boa Noite, teria que verificar o que você enxerga como psicologia, e o que você enxerga como limpeza do organismo. Pois (Choro e Vômito) são reações fisiológicas do organismo correlacionada a algo (ai que teríamos que saber a causa, se foi uma emoção ou algum corpo estranho). Sugiro que busque ajuda de um profissional, seja de um médico ou um psicólogo para precisão.
Na psicologia, o choro pode ser visto como uma forma de liberar emoções reprimidas e aliviar o estresse. O vômito, por outro lado, não é comum na psicologia como uma "limpeza emocional", mas pode indicar um estado profundo de mal-estar. Ambos podem sinalizar que há emoções ou estresses internos que precisam ser abordados. Buscar ajuda profissional pode ajudar a entender e lidar com esses sentimentos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!