Voa noite a minha mãe tem 89 anos fez o cpre há uma semana retirou pedra da vesícula

2 respostas
Voa noite a minha mãe tem 89 anos fez o cpre há uma semana retirou pedra da vesícula e tem muitas dores d estômago muita falta d apetite tonturas e fica protrada o q devo fazer podem informar-me se é normal por favor agradeço resposta muito obrigado
Não é normal. Vocês devem procurar a equipe responsável pelo quadro dela e pelos procedimentos, para relatar o que vem acontecendo, pois com certeza, eles terão a capacidade de solucioná-los.

Continuo em Harvard. Pouco consigo ver da internet, pois as atividades sao intensas.
Mas, devido as inúmeras perguntas similares aqui, quero dar minha opiniao sobre o assunto. Minha opiniao pouco difere de meu colega acima:

EM TODOS OS CASOS de internaçoes, cirurgias ou exames em geral, quem deve ACOMPANHAR o paciente sao SEU MÉDICO e/ou equipe.

Medicina é coisa séria.
Uma das diferenças de Medicina e outras profissoes é que Medicina é PERSONALIZADA.
Em outras palavras, só o médico(a) que acompanha o paciente e conhece seu caso pode opinar de modo sensato sobre o que está acontecendo.

Espero que esta modesta opiniao possa ajudar a muitos que escrevem algo similar aqui. Por exemplo, "meu avô está internado e vomitando após uma cirurgia. O que devo fazer?". É óbvio que somente o médico(a) que cuida do paciente poderá dar uma resposta PERSONALIZADA sobre porquê isso está acontecendo.
Nenhuma resposta da internet, mesmo muito bem intencionada, é personalizada.

Vou dar 3 ou 4 exemplos disso. Mesmo um coisas aparentemente simples variam totalmente com cada caso. O médico (a) que assiste o paciente sabe sobre:
- características pessoais: sexo, idade, peso, altura
- Histórico clínico: o que aconteceu até agora, e quais sao os diagnósticos
- Doenças concomitantes, uso de medicamentos, internaçoes e cirurgias, hábitos (fumo, álcool), alergias, situaçao nutricional e emocional

Claro que TUDO ISSO DIFERE EM CADA PACIENTE.
É impossível fazer diagnósticos sem PELO MENOS esses dados básicos, que acrescidos dos exames feitos darao um diagnostico firme, mesmo que provisório.
Se qualquer um de nós tentar fazer diagnósticos SEM DADOS PESSOAIS E DA DOENÇA, nao vai conseguir.
Tenho, inclusive, a opiniao que muitos casos tristes, em que nao se ajuda o doente é EXATAMENTE por nao se saber esses dados. Por exemplo, se um médico(a) nao souber tudo isso em uma consulta, dificilmente saberá o que o doente tem. Esse médico(a) nao fará um bom Raciocínio Clinico. E nao poderá ajudar o paciente. Isso é importante!

Fazer um diagnóstico exato é uma arte e uma ciência chamada Semiologia Médica.

Concluo que preparar médico(as) atentos e interessados no paciente e nos dados de Semiologia cabe, pelo menos em parte, a Professores de Medicina (como eu). É uma missao.
Por isso mesmo, devo me preparar ao máximo para transmitir esses conhecimentos aos alunos. Quando estudo no Exterior e me exponho ao desconforto de viver longe do Brasil para aprender mais, cumpro essa missao.
É uma missao bem difícil, mas nao impossível.