Vivo sob constante estresse e depois de umw situação ocorrida que me abalou muito tentei dormir e fi

4 respostas
Vivo sob constante estresse e depois de umw situação ocorrida que me abalou muito tentei dormir e fiquei acordando como se estivesse ouvindo algo relacionado ao que havia acontecido, sentia como se estivesse dormindo mas acordada, parecia alucinação, passei boa parte da noite assim e nao sei descrever se era real ou nao oque eu ouvia. Isso pode ser alucinação?
Boa tarde,

Situações de estresse extremo, principalmente relacionadas a ameaça ou risco à vida podem desencadear respostas como hiperatividade e revivência do fato que podem ser bastante vívidos e deixarem dúvida quanto a "ser real ou não". Existem outras características que precisariam ser avaliadas para estabelecer se suas sensações e percepções eram alucinações ou não.
Para isso seria importante que tivesse avaliação presencial com um profissional qualificado para ajudá-la.

Espero ter auxiliado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa Noite. Episódios de intenso estresse podem desencadear alterações em nosso cérebro e corpo que justifiquem alterações comportamentais e até alucinações.
Uma melhor avaliação psiquiátrica no consultório seria capaz de definir se você apresentou uma alucinação verdadeira ou não. Abraço.
Prezado(a),
Sim, isso é um tipo de alucinação muito comum. Chama-se alucinação hipnopômpica e ocorre quando se transita do estado de sono para o estado de vigília. Nesse período de transição o cérebro se encontra em um estado híbrido, parte das redes neurais estão configuradas para o sono e outra parte para a vigília. Isso dá margem para o surgimento de diferentes fenômenos psíquicos, incluindo as alucinações
Não se preocupe com isso.
Fique bem.
Você pode ter desenvolvido Transtorno de Estresse Pós-Traumático após a situação complicada que viveu. E, como vive sob outras fontes de estresse constante, seu cérebro não tem folga. Procure um psicólogo com urgência, pois falar dessas situações estressantes ajuda a aliviar os sintomas. Procure um psiquiatra para ver a necessidade de usar medicação.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Raisa Trajano

Raisa Trajano

Psicólogo

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.