Vivo por algumas situações de estresse: trabalho, cobrança (do trabalho, do doutorado, da família),

12 respostas
Vivo por algumas situações de estresse: trabalho, cobrança (do trabalho, do doutorado, da família), além de conflitos profissionais. Gostaria de fazer terapia, mas não sei qual tipo e linha de especialidade do profissional procurar?
A vida corrida e permeada de tarefas, nos leva a graus de estresse elevado que geralmente vai desembocar na saúde emocional. Existe uma série de linhas terapeuticas como já foi citado em outras respostas, e estou de acordo a respeito da TCC , Cognitivo Comportamental assim como a Psicanalise que é mais profunda mas definitivamente eficiente. Uma novidade que tem ajudado a muitas pessoas ao redor do mundo é a terapia online. Alguns não estarão de acordo por uma série de perdas e outros estarão justamente por uma série de ganhos. Com minha experiência de Master fora do Brasil pude ver de perdo a importância e a eficacia dessa ferramenta, (internet), prova disso é que você obteve muitas respostas de Profissionais que você não esteve pessoalmente e aqui estamos nós. Pense sobre isso pode ser bastante interessante quando 10 minutos é preciso como 1 ou 2 horas. Pense nisso pode ser bastante interessante .
Espero que tenha sucesso em sua busca de autoconhecimento.
Att
Sayonara Machado

Olá
Muito mais importante que a linha é você se identificar com o profissional, sentir confiança, ter a certeza de que existe empatia e ética no trabalho dele. Estas questões devem ser prioridades para que o processo psicoterápico se desenvolva da melhor maneira possível.
Algumas vezes não estar com o conhecimento nas suas mãos é se permitir se levado pelo saber do outro e isto só é viável se houver confiança.
Pelo pouco que disse sobre vc, percebe-se que esta passando por problemas existenciais. Um psicologo na abordagem fenomenológica existencial ou qualquer outra abordagem humanista poderá ajudá-lo. Mas o pricipal é a empatia que se estabelece na relação cliente terapeuta;independente da abordagem que o psicólogo siga. Não deixe de procurar ajuda, seja feliz.
Gde abraço;
Denise
Realmente a Terapia Cognitiva Comportamental é atualmente um excelente método, com muitos bons resultados, mas você deve considerar também a confiança e a empatia com seu futuro/a terapeuta. Sim, a empatia é essencial para vc criar um bom vínculo e poder avançar. As vezes pode ser interessante, após ter algumas indicações, fazer uma primeira consulta com 2 ou 3 terapeutas e sentir o jeito deles trabalharem, o processo. Não existem dois terapeutas iguais. Cada um é único, com suas habilidades, experiencias, treinamentos, vivencias pessoais. De minha parte posso acrescentar que conheço bem e aprecio os excelentes resultados da Análise Transacional, que também é uma técnica analítica com base cognitiva, o apoio da Programação Neurolínguistica, entre outras boas técnicas que lhe posso sugerir. Um abraço e mais uma coisa: Não adie mais!
Ola o importante é voce procurar uma ajuda de um psicólogo, ele saberá lhe acolher e ajudar, independente de linha terapêutica, Abraço
A psicanálise é uma abordagem que investiga as causas inconscientes dos sintomas com a finalidade de favorecer mudanças efetivas , auto conhecimento e soluções mais saudáveis na forma de lidar com os problemas.
Acima de tudo, busque um profissional que te desperte confiança e com o qual tenha empatia. Na dúvida, faça mais de uma entrevista!
O importante é você estar bem com a terapia e para isso precisa haver empatia entre você e seu terapeuta. Busque informações sobre as linhas de abordagem e comece com aquela que mais lhe parece adequada aos seus valores. Não considere que esta escolha deva ser fechada, se caso não se adapte não há problemas em buscar outra linha.

Boa sorte!
Lilian
Interessante sua construção "vivo por algumas situações de estresse", parece que são essas situações que estão dando sentido a sua vida... A abordagem psicanalítica ao dar ouvidos àquilo que se enuncia à revelia da consciência, aponta para o modo (inconsciente) pelo qual cada um se posiciona na vida. O que será que faz com que você se sustente num posicionamento que de certa forma sanciona a cobrança dos outros (família, trabalho, doutorado, questões profissionais)? A escolha da linha: fenomenológica, comportamental, psicodrama, psicanalítica (inglesa, francesa), etc. diz respeito ao modo pelo qual você tende a compreender o mundo. No entanto, o mais importante é você encontrar um profissional gabaritado, alguém em quem confia.
A terapia será principalmente de sua escolha e identificação.
A Terapia Cognitva- Comportamental é uma linha que se propõe ser uma terapia breve. Primeiramente foi desenvolvida para os transtornos Psiquiátricos por sua eficácia..
Ela tem um método que embasa o trabalho das técnicas , que são um complemento do trabalho. Ela trabalha as relações cognições e comportamento o tempo todo, ou seja pensamento e comportamento nos áreas disfuncionais, onde o profissional través da avaliação dos dados constrói um trabalho personalizado para cada paciente.
Em fim, Trabalha para que o paciente se torne independente, seu próprio terapeuta na resolução de problema, etc...
Prezado

Sugiro a você a procurar um psicólogo que siga a linha cognitivo comportamental, pois essa é uma linha que vai direto ao foco das causas dos seus problemas, trabalhando suas crenças disfuncionais e ressignificando a sua interpretação da realidade, diminuindo suas angústias e problemas, mas busque um profissional de sua confiança, que seja indicado por alguém que vc conheça.

Atenciosamente

Dínerson Fiuza
Interessante questão para começar uma análise, no entanto, é interessante que você direcionou sua pergunta para analistas ou terapeutas cognitivos comportamentais. Acredito ser interessante você procurar uma abordagem e especialista que lhe parece interessante, que haja alguma identificação inicial.

Att

Danilo Alves da Cruz
Procure conhecer as abordagens, procure indicação de alguns psicólogos e vá para a psicoterapia com o que você se identificou mais. O importante é você confiar no profissional e ter empatia por ele. Uma boa psicoterapia.