Vitamina K diminuem INR o efeito da varfarina . e o que realmente almenta o INR,,?

5 respostas
Vitamina K diminuem INR o efeito da varfarina . e o que realmente almenta o INR,,?
Olá, Bom Dia
A varfarina inibe a conversão da vitamina K, e assim impedindo a ação biológica dos fatores da coagulação vitamina K-dependentes. Por isso o consumo de alimentos contendo vitamina K, portanto, interfere no efeito anticoagulante da varfarina. Sempre oriento meus pacientes e monto uma tabelinha para eles com os alimentos que contém baixa, moderada ou alta fontes de vit. k. O mais importante é manter uma constância, por exemplo você não pode excluir todos os folhosos numa semana e na outra ir comer alface ou repolho em excesso. Tem que manter uma quantidade adequada e constante. Folhosos como couve, repolho, couve de Bruxelas entre outros são ricos em vitamina K.
Com carinho, Gardênia Neves

Olá
Alimentos com alto teor de vitamina K (verduras verdes escuras por exemplo) interfere no efeito do anticoagulante varfarina.
Vou citar mais exemplos para te ajudar.
São fontes alimentares de vitamina K em grande ou moderada quantidade: vegetais verde-escuros e folhosos (espinafre, couve, alface, salsa, agrião e mostarda), brócolis, nabo, couve-de-bruxelas, repolho, pepino com casca, cebolinha verde, nabo, aspargo, abacate, ervilhas, quiabo, fígado (boi, frango e porco).
VOCÊ PODE COMER ESSES ALIMENTOS, MAS NÃO EM GRANDE FREQUÊNCIA DE CONSUMO. MODERADAMENTE, para não inteferir na absorção do anticoagulante.

Abraços.
Vitamina K Diminui o Efeito da Varfarina:

Alimentos ricos em vitamina K, como brócolis, couve, espinafre e repolho, podem diminuir a eficácia da varfarina. Portanto, é importante manter uma ingestão consistente desses alimentos para ajudar a manter uma estabilidade no INR.
O Que Pode Aumentar o INR:

Interações medicamentosas: Além da vitamina K, alguns medicamentos podem aumentar o efeito da varfarina, levando a um aumento no INR. Por exemplo, antibióticos, anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), alguns medicamentos para dor e outros anticoagulantes podem interagir com a varfarina.

Mudanças na dieta: Uma diminuição na ingestão de vitamina K pode aumentar o efeito da varfarina e, consequentemente, elevar o INR. Isso pode ocorrer, por exemplo, se houver uma grande mudança na quantidade de alimentos ricos em vitamina K consumidos.

É importante ressaltar que qualquer alteração na dieta, medicação ou estilo de vida deve ser discutida com o médico, especialmente para aqueles que estão em tratamento com varfarina. A monitorização regular do INR é essencial para garantir que os níveis anticoagulantes estejam dentro da faixa terapêutica desejada.
A vitamina K tem uma interação significativa com a varfarina. A varfarina funciona inibindo a ação da vitamina K, que desempenha um papel crucial na coagulação sanguínea. Consumir grandes quantidades de alimentos ricos em vitamina K pode interferir no efeito da varfarina, levando a uma diminuição do INR e potencialmente aumentando o risco de coágulos sanguíneos.

Alimentos ricos em vitamina K incluem vegetais de folhas verdes, como couve, espinafre, brócolis e alface. Se você está tomando varfarina, é importante manter um equilíbrio constante na ingestão de vitamina K. Não é necessário evitar completamente alimentos ricos em vitamina K, mas é importante consumi-los consistentemente, mantendo uma dieta equilibrada.

Além disso, outros fatores podem afetar o INR. Algumas das principais influências incluem:

Mudanças na Dieta: Grandes alterações nos hábitos alimentares, incluindo a ingestão de alimentos ricos em vitamina K, podem afetar o INR.

Medicamentos e Suplementos: Além da vitamina K, alguns medicamentos e suplementos podem interagir com a varfarina e influenciar o INR. Informe sempre seu médico sobre todos os medicamentos e suplementos que está tomando.

Condições de Saúde: Certas condições de saúde podem influenciar a resposta à varfarina. Infecções, doenças hepáticas e alterações na função renal podem desempenhar um papel.

Variações Individuais: A resposta à varfarina pode variar de pessoa para pessoa, e ajustes na dose podem ser necessários para manter o INR na faixa terapêutica.

Se você estiver preocupado com seus níveis de INR ou se tiver dúvidas sobre sua dieta enquanto estiver tomando varfarina mande uma mensagem para elaborarmos um protocolo personalizado
GPT
A vitamina K e a varfarina interagem de maneira significativa, pois têm efeitos opostos na coagulação sanguínea. A vitamina K é essencial para a produção de fatores de coagulação no fígado, o que pode diminuir o tempo de protrombina ou o International Normalized Ratio (INR), tornando o sangue menos propenso a coagular.

A varfarina, por outro lado, é um anticoagulante que atua inibindo a ação da vitamina K, aumentando assim o INR e retardando a coagulação sanguínea. Quando o INR está alto, significa que o sangue está coagulando mais lentamente do que o normal, o que é o efeito desejado da varfarina em pessoas que precisam de proteção contra o risco de formação de coágulos.

O que aumenta o INR:

Ingestão reduzida de vitamina K: Uma diminuição na ingestão de vitamina K pode aumentar o efeito da varfarina, pois há menos vitamina K disponível para ativar os fatores de coagulação, resultando em um INR mais alto.
Interações medicamentosas: Alguns medicamentos podem aumentar o efeito da varfarina e, portanto, elevar o INR. Isso inclui antibióticos, antifúngicos, alguns anti-inflamatórios e medicamentos para o coração, entre outros.
Alterações no metabolismo: Diversos fatores, como doenças hepáticas, alterações na dieta, e o uso de álcool, podem influenciar como a varfarina é metabolizada e, consequentemente, seu efeito na coagulação sanguínea.