Virei alcoólatra por causa da gagueira. Bebo mais de 10 copos de cerveja todos os dias para enfrentar

9 respostas
Virei alcoólatra por causa da gagueira. Bebo mais de 10 copos de cerveja todos os dias para enfrentar a vida. Sem o álcool, não consigo nem dar bom dia para as pessoas. Quando paro de beber, a vida se torna insuportável. O vexame de ser gago é muito pior que o de ser alcoólatra. Que posso fazer?
Olá. Bom, entendo que você acabou passando por sofrimento emocional a maior parte do tempo de sua vida. Mas é como a nossa colega relatou: "Não resolvemos um problema criando outro."
Esses dois problemas tem tratamento. É importante em primeiro lugar que você faça tratamento do alcoolismo, para em seguida iniciar o tratamento com fonoaudiólogo para ajudar na questão da Tartamudez(Gagueira). Mas é extremamente importante que fique limpo, ou seja, sem beber para que ambos funcione.
O tratamento para o Alcoolismo é necessário que passe por um Médico Psiquiatra e Psicólogo. Um Abraço e boa sorte! Patrícia

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sugiro que você passe com um psiquiatra para a melhor avaliação e conduta. Tanto a gagueira quanto o Alcoolismo e a Ansiedade tem tratamento e cura a partir de uma boa avaliação e conduta.
Olá.

Primeiramente, sinto muito pela situação que você tem vivenciado ao longo da sua vida.

Segundo, enfatizo que gagueira é algo comum e sei que essa fala não diminui o sofrimento que você sente, mas, lhe escrevo isso para dizer que gagueira é algo que tem tratamento.

Visivelmente, isso é algo que lhe incomoda, sendo assim acredito que você precise procurar tratamento para a gagueira e para dificuldade de interação social. Ambas as dificuldades podem ser tratadas com um psicólogo de orientação cognitivo-comportamental.

É comum que pessoas com dificuldades de interação social desenvolvam como estratégia para "enfrentar" o problema o uso de alguma substância, como o álcool, por exemplo.

Desejo coragem e sorte.

Abs
Olá, achei muito importante da sua parte buscar uma orientação, e que bom que temos esse canal pra te ajudar nisso. Então, o tratamento do alcoolismo, assim como da gagueira, é sempre multidisciplinar, o que quer dizer que tem alguns profissionais envolvidos. Primeiramente, acho importante buscar um psiquiatra, pois o alcoolismo frequentemente encobre outros transtornos, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, transtorno de déficit de atenção, entre outros. É fundamental descobrirmos as doenças associadas, inclusive na parte física também. A partir disso, o psiquiatra pode te tratar e te ajudar a organizar e orientar esses cuidados, te indicando outros profissionais pra ajudar com as demais questões, como por exemplo o psicólogo e o fonoaudiólogo ( fundamentais pro maior sucesso do tratamento). Que bom que vc decidiu buscar ajuda, esse é o primeiro passo ( e o mais difícil). Força pra vc! ????
Não resolvemos um problema criando outro. A solução que encontrou pode ser eficaz no curto prazo, mas é um problema gravíssimo no médio prazo. Procure, em primeiro lugar, um psiquiatra. De acordo com a orientação desse, procure um fonoaudiólogo.
Se cuide! Um abraco.
A Tartamudez (Gagueira) tem diversos fatores de causa ou piora, que vão desde sintomas ansiosos, como a Ansiedade de Desempenho, até alterações de Funções Executivas cerebrais. É relativamente comum que portadores de Transtornos de Ansiedade acabem desenvolvendo dependência ao uso de alcool ao longo da vida, pelas propriedades ansiolíticas dessa substância, o que piora substancialmente o problema inicial.
Meu melhor conselho é procurar um médico-psiquiatra com boa experiencia em Transtornos de Ansiedade e Alcoolismo para uma avaliação. Ele será muito útil para indicar qual a melhor terapêutica a ser adotada no seu caso.
Olá! Nossa! você está se colocando numa situação bastante complicada! Se com bebida alcoólica você para de ficar gago, sua gagueira é simples de ser tratada! Busque por um bom psicoterapeuta cognitivo comportamental e hipnoterapeuta associado a um bom fonoaudiólogo. Paz e bem!
Que bom que buscou ajuda! o que você vive é comum ao ser humano, a busca de mascarar ou amenizar problemas, acabando que troca por outros e gera ainda mais.
Acho que seria muito interessante para você visitar um bom psicólogo, a fim de entender os seus distúrbios ligados a boca, assim como uma vida marcada pela dor da gagueira, vergonhas e medos.
Um bom fonoaudiólogo poderia ajudá-lo com a questão da fala, mesmo que você já tenha visitado algum, talvez seja bom insistir até que você se adapte bem com o profissional.
Uma equipe multidisciplinar é sempre importante quando se tenta ir a raiz do problema, se não a tendência é essa que você vive mesmo.
Com relação ao álcool é realmente muito prejudicial a você e quem o cerca o abuso deste, há grupos de apoio como o AA e bons psiquiatras que podem ajudá-lo.
Sei que parece difícil começar a ver uma luz, solução, mas é importante que faça isso por você! Busque ajuda o quanto antes!
O alcoolismo e um vicio. Ele escravisa a pessoa. E uma fuga. Ajuda a pessoa a sentir menos dor no momento mas as consequencias para a vida, para as relacoes sao negativas. E melhor buscar tratamento e cura. Ha muitas fontes de ajuda. Creio na psicoterapia e na busca de uma espiritualidade sadia. Existe tratamento e cura.

Especialistas

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 98 perguntas sobre Alcoolismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.