vicio em pornografia pode causar anedonia?

6 respostas
vicio em pornografia pode causar anedonia?
Anedonia é a perda da capacidade de sentir prazer, geralmente se referindo a situações nas quais a pessoa doente perde o prazer na maioria das atividades que lhe traziam prazer, antes do aparecimento do transtorno.

O uso excessivo de pornografia ainda não é definido como transtorno, porém em todos os problemas relacionados a excessos comportamentais, pode haver um deslocamento dos hábitos no sentido de a pessoa dedicar tempo demasiado ao estímulo reforçador (drogas, jogo, sexo) e, em função disto, deixar de se interessar por outras atividades.

Além disto, o uso excessivo de pornografia pode estar relacionado a um quadro depressivo no qual a pessoa perdeu o prazer na maioria de suas atividades, mas restam algumas atividades muito estimulantes e que exigem pouco esforço, tais como olhar ponografia e masturbar-se.

Em situações de ansiedade ou tédio, também pode haver um deslocamento comportamental, aumentando o uso de pornografia e masturbação.

Deve-se procurar um(a) psiquiatra.

A adenonia seria a falta de prazer em atividade que normalmente o causariam. A adenonia, por si só, pode estar relacionada a depressão, síndrome de Burnout, esquizofrenia, entre outros quadros. Pensar numa adenonia sexual poderia estar relacionado a vivências de relações insatisfatórias, ou menos satisfatórias do que as pornografias se apresentam para você.
Creio que muito pode ser pensado sobre isso com um bom psicólogo.
Olá!
A anedonia é caracterizada pela incapacidade de sentir prazer em qualquer atividade... ao qual afeta completamente as relações sociais dessa pessoa.
Com relação ao vicio em pornografia é preciso compreender como esse "habito" de ver pornografia afeta a vida pessoal, se causa outros tipos de desconforto. Desta forma é possível compreender melhor se é um "vicio" ou compulsão pela pornografia, também compreender os motivos que fazem a pessoa utilizar-se tanto da pornografia.
Desta forma, a característica da anedonia não enquadra com o vício da pornografia, pelo fato de haver estimulo sexual, neste caso.
Anedonia significa perda do prazer em atividades que normalmente eram agradáveis ao sujeito, em um sentido amplo, não somente no âmbito sexual.
Creio que sua pergunta se refere na verdade a uma dessensibilização devido ao excesso de estímulo sexual, provocado pelo abuso no contato com material pornográfico. É como um usuário de drogas que, ao não sentir mais o 'barato' com uma determinada substância, precisa procurar outra mais forte.
Se é esse o caso, estamos falando de um desinteresse por uma atividade específica, e não de anedonia, que tem um sentido mais amplo de perda de prazer.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Onde há excesso há sempre uma falta. O uso excessivo da pornografia pode configurar uma compulsão, uma busca pelo prazer imediato. O sujeito que precisa o tempo todo de prazer imediato para se sentir bem, não consegue lidar com seu próprio vazio e a sensação de não prazer torna-se dolorosa, pois escancara a falta que há dentro dele. Não há como se obter satisfação constante, e a compulsividade aponta para uma não aceitação das próprias faltas. A psicanálise é bastante indicada para buscar as razões profundas das compulsões. O que te falta tanto? Para qual dor você não quer olhar e precisa tamponar com o prazer momentâneo da pornografia? Quanto a anedonia, parece que a pornografia se tornou a principal fonte de prazer e outras atividades menos prazerosas talvez estejam se tornando desinteressantes. Isso também fala sobre esse vazio interno. Enfim, muito a se pensar em análise.
Olá. Antes de tudo é interessante que haja uma avaliação de um profissional de saúde mental, para saber se há um quadro mais grave por trás, como por exemplo um transtorno depressivo ou psicose. Uma compulsão de qualquer ordem pode trazer uma certa falta de prazer em outras atividades, como é possível que ocorra o inverso também. Um tratamento psicoterápico seria interessante para esmiuçar tal questão.