Vi na internet a seguinte frase.. O tipo desatento do TDAH é também conhecido como sonhador (daydre

10 respostas

Vi na internet a seguinte frase..

O tipo desatento do TDAH é também conhecido como sonhador (daydreamer).

Mas fica a dúvida. Que tipo de sonhos se incluem no conhecido como " Sonhador " ?

Poderiam dar Exemplos práticos ?
olá, ótima pergunta. O termo "sonhador" não está se referindo aos conteúdos e sim a desatenção, estar sempre no "mundo da lua", está sempre focado em alguma coisa diferente do "aqui e agora". Geralmente quando estão nesse estado "sonhador", e você chama sua atenção ele responde com um "an" sem saber absolutamente nada do que vc está falando.
Espero ter respondido sua questão e o ajudado. Um grande abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Exatamente o que a colega disse acima. o tipo desatento, distrai-se facilmente principalmente quando a atividade que está exercendo é entediante ou não muito interessante. O tipo de pensamento pode variar muito, desde o que vai fazer mais tarde, ou o que deixou de fazer, até os mais criativos, tipo como seria se... qual o sentido da vida? Fazemos parte de um plano maior? eu devia ter buscado uma religião... Mas e eu tivesse feito isso na infância... e por aí vai...podendo levar a uma cadeia de coisas. Por isso é chamado de devaneios ou sonhador. Acrescentei? espero que sim
Te convidamos para uma consulta: Tratamento do tdah - R$ 135
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Concordo com as respostas acima; Mesmo porque pensar é muito bom. Eu devo ter vivido meu tempo de "sonhadora". Foi na pré adolescência. Gostava de ir deitar mais cedo e levantar mais cedo. Só para ter um tempo para "pensar" sem ser interrompida por minha mãe. E na escola era assim: Sonhadora. Com isto vem a criatividade e quando adulto, a possibilidade até da investigação científica. Mas realmente só nas aulas monótonas. Nem tudo é só problema nas nossas crianças...
As colegas acima já responderam muito bem. Então, para não repetí-las, vou fazer algumas considerações que fogem um pouco ao foco original da pergunta. A tradução mais comum para a expressão "daydream" é "devaneio", que significa, em bom português, entrar em modo de "descanso de tela". Seguimos funcionando, intimamente conectados a nossos sentimentos e sensações, mas relativamente desconectados do mundo; a um esbarrão no "mouse" para a tela religar. É, portanto, uma característica associada ao TDAH, mas está longe de ser de todo indesejável, afinal, ela estreita o nosso contato com nós mesmos, algo importantíssimo para nosso autoconhecimento. Não se trata de um pensamento específico ou de um sonho complexo; é muito mais a ideia de "desligar" enquanto se está acordado, abrindo mão dos estímulos externos em favor dos internos.
Esse tipo “ sonhador” esta mais ligado a pessoa que fica imaginando acontecimentos, tendo idéias com muita imaginacao e se desliga do que realmente acontece no mundo real.
As respostas acima, respondem com exatidão a sua questão, mas gostaria de dar um exemplo de como seria o "daydreamer".
Imagine uma sala de aula aonde você está sentado um sua carteira, comumente este contexto condiz com a sua atenção voltada ao professor e ao conteúdo transmitido, no entanto, as pessoas observam que você está olhando para outro lugar, pode ser um ventilador, porta, janela, qualquer lugar menos para o professor, desta forma aparentando estar "viajando" em seus pensamentos.
Este exemplo acredito que ilustre bem, espero que tenha lhe ajudado de alguma forma.
Complementando, a pessoa pode estar em prontidão, olhando para quem houve e estar totalmente fora, ou com os pensamentos em outros lugares; o falante só irá perceber isso quando questionar o outro e perceber que o questionado nem sabe sobre oque está sendo falado.
Já ouviu a “máxima”: viajar na maionese? Ou acordado?
Olá!
No caso, ser "sonhador" não é necessariamente aquele que sonha e sim estar desatento, fora do foco da atenção necessária para o momento em que está. O TDAH com predominância em desatenção parece que está sempre "no mundo da lua", por isso a alusão ao "sonhador",
No TDAH tipo desatento, conhecido como "sonhador", os "sonhos" se referem a distrações mentais e dificuldades em se concentrar em tarefas. Por exemplo, uma pessoa pode começar a pensar em um livro interessante durante uma aula e se perder em pensamentos sobre a história, em vez de prestar atenção ao que está sendo ensinado. Esses pensamentos muitas vezes são sobre coisas que a pessoa acha fascinantes, mas acabam desviando a atenção do que está acontecendo ao seu redor.

Especialistas

Adalton Lopes

Adalton Lopes

Psicanalista, Psicólogo

Londrina

Monica Gouveia Aquino Neto

Monica Gouveia Aquino Neto

Psicólogo

Armação dos Búzios

Suéllen Karolyne Golon

Suéllen Karolyne Golon

Fonoaudiólogo

Irati

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 428 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.