vertigem, enjoo, dor de cabeça e sensação de ouvido tampado, esses sintomas podem ser desencadeados

11 respostas
vertigem, enjoo, dor de cabeça e sensação de ouvido tampado, esses sintomas podem ser desencadeados pelo transtorno de ansiedade generalizado?
Meu caro,

Em primeiro lugar convém fazer uma avaliação médica, com um profissional da confiança, seja Clínico Geral, Ginecologista ou Endocrinologista.

Pode haver um motivo físico que tenha desencadeado o processo, por isso alguns exames são importantes.

O diálogo aberto do casal também é muito importante, uma conversa amorosa, a respeito das dificuldades.

Podem recorrer a uma Psicoterapia de casal, ou individual.

A orientação é fundamental.

Abraços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, são sintomas que podem compor um quadro de ansiedade. Sugiro que consulte um especialista no assunto.
Você relata muitos sintomas orgânicos, consulte um clínico geral para excluir uma doença física que seja a causa provável.
Não se esqueça que muitas doenças tem relação psicossomática intensa, se você sente ansiedade junto aos sintomas pode relação com questões emocionais e psicológicas relacionadas às queixas.
Olá , os sintomas que vc descreve , podem fazer parte de um quadro de TAG ( Transtorno de Angustia Generalizada ) como também de um quadro de Labirintite. Acredito que se deve descartar primeiro algum tipo de problema orgânico exclusivamente .
No entanto temos que entender que somos uma interação de mente e corpo, atuando juntos e um sobre o outro de forma dinâmica .
Se não for um problema de origem orgânica , em seguida vc deve procurar um psicologo e/ou um psiquiatra para uma adequada avaliação diagnóstica .
Um abraço
Sim, pode ser ansiedade, mas tem muitos outros diagnósticos diferenciais (labirintite, gravidez, anemia, disfunção tireoideana, tumores, Cushing etc).
Acredito que os sintomas em si não podem predizer um diagnóstico, uma vez que trata-se de sintomas presentes em diferentes patologias. Porém, alguma coisa o faz pensar na possibilidade de sintomas relacionados ao sofrimento psíquico, o que, talvez, diga algo sobre o momento que está vivenciando... o que justificaria esse possível diagnóstico.
Seria interessante procurar um médico de confiança para descartar origens orgânicas dos referidos sintomas, e, para esse possível sofrimento psíquico que o fez pensar em um "transtorno de Ansiedade generalizada", o tratamento psicanalítico pode ser de grande relevância.
Olá. Esses sintomas podem ser encontrados em vários manuais de Psiquiatria, mas não são suficientes para enquadrar nesse tipo de transtorno. Tome cuidado para não se autodiagnosticar, procure um/a profissional para que juntos possam elaborar sobre essas sensações somáticas que são muito comuns em quadros de angústia.
Ola. Estes sintomas também podem estar associados com ansiedade. Para identificar possibilidades o ideal é avaliar o contexto em que estes sintomas se encontram. Procure um psicoterapeuta e ou psiquiatra que poderão lhe auxiliar e lhe tranquilizar com a melhor forma de tratamento. Espero ter ajudado. Um abraço.
Olá. Estes sintomas podem sim serem desencadeados pelos "picos" de ansiedade. Sugiro que procure um diagnóstico clínico para confirmação. Independente disso tente também um acompanhamento psicológico. Os quadros de ansiedade generalizada são provocados por sentimentos e pensamentos desviantes que podem ser modificados. Um psicólogo pode ajuda-lo a rever este comportamento, auxiliando na melhora da auto estima e confiança. Tente e seja feliz.
Sim, os sintomas mencionados costumam fazer parte de um quadro de Transtorno de Ansiedade Generalizado. Porém, é bom saber que não necessariamente a pessoa que tem alguns desses sintomas está sofrendo de ansiedade. Portanto, caso esteja sentido algo assim, procure fazer uma avaliação com profissional de saúde devidamente qualificado.
Sim, são sintomas comuns em quadros de Ansiedade generalizada, porém podem estar relacionados a outras questões também. Isso ficaria mais claro pra ti, se conversasse com seu médico psiquiatra e também mantivesse um acompanhamento regular em psicoterapia, talvez seja necessário rever a medicação, caso faça uso de alguma.

Especialistas

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Psicanalista

São Paulo

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Bruno Henrique de Souza Guerra

Bruno Henrique de Souza Guerra

Psicólogo

Londrina

Sanduza Albuquerque

Sanduza Albuquerque

Psicólogo

João Pessoa

Taramis Sartorio

Taramis Sartorio

Psicólogo

Porto Alegre

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 288 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.