Ver e ouvir com muita frequência notícias de violência pode contribuir para esse transtorno?

7 respostas
Ver e ouvir com muita frequência notícias de violência pode contribuir para esse transtorno?
A ansiedade, quando em grau elevado, como o tag, transtorno de ansiedade generalizada, onde acaba acarretando prejuízo social muitas vezes, pode ser intensificada com noticiários ruins. Quem tem ansiedade já imagina essas situações ruins em sua vida, que eleva o grau de ansiedade consequentemente.
Abraços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sem dúvidas que a violência pode aumentar os níveis de ansiedade que o indivíduo possa sentir. Mas a ansiedade só é considerada patológica ou transtorno quando acarreta prejuízos na vida da pessoa (pessoal, social e profissional). Um abraço
Se VC só ouvir este tipo de noticiário e perceber que se envolve de algum modo com os fatos apresentados, sim.
Se não lhe fizer bem este tipo de noticiário, mude de canal, faça outra atividade temos que nos sentir bem, principalmente em casa.
Gd abraço,
Denise
Vamos entender o que é a ansiedade: trata-se de uma percepção distorcida de que o ambiente é extremamente hostil e perigoso. Várias situações, locais e pessoas são ameaçadores. Com este tipo de interação com o meio, o sistema nervoso central constantemente prepara esse organismo para ação. Existe a descarga de adrenalina e uma série de respostas fisiológicas a esse estresse. Se, além das percepções já comprometidas, você garantir que informações perturbadoras façam parte de sua rotina, temos uma combinação pouco ou nada favorável a um ajustamento.
Boa sorte e grande abraço
Ouvir e ver com frequência notícias violentas são fatores estressantes, e situações de estresse extremo são um dos fatores de risco para transtornos de ansiedade. Porém, para que se desencadeie um transtorno é necessário um conjunto de fatores, não sendo um único que o caracteriza. De toda forma, se está acontecendo com você ou se isso o preocupa, procure um psicólogo e converse com ele, tire todas as suas dúvidas, inicie uma psicoterapia para aprender a lidar da melhor forma com isso e com qualquer outra situação que considerar necessária. Boa sorte.
Bom dia!

Qual transtorno específico você se refere?

Quanto a ouvir notícias de violência e como o mundo anda violento e perigoso, há uma grande probabilidade de tudo isso ser aprendido por você de que o ambiente X, as pessoas Y e as situações onde isso ou aquilo acontece tem um grande potencial de ameaça. Isso pode gerar medo e ansiedade, mesmo esse ou aquele ambiente, esse ou aquele grupo de pessoas e essas ou aquelas situações não sejam necessariamente ameaçadores. Vale lembrar a forma como algumas notícias são relatadas e como a violência pode ser amplificada nas mídias sociais.

Tudo de bom!
Com certeza. Tudo o que você ouve ou vê pode influenciar no seu jeito de ser. Infelizmente temos tendência a fazer escolhas de noticias e informações fantasiosas que sem percebermos nos angustiam e nos trazem insegurança. Selecione melhor o que gosta de ver e ouvir e escolha programas e leituras que lhe potencializam para o que quer, para o que te faz bem e não para o que te amedronta.Seja Feliz!

Especialistas

Thalia Gabriela Cichaczewski

Thalia Gabriela Cichaczewski

Psicólogo

Novo Progresso

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.