Velija com Pondera podem ser tomado juntos?

4 respostas
Velija com Pondera podem ser tomado juntos?
Trata-se o Velija, de cloridrato de duloxetina e o Pondera, de cloridrato de paroxetina.
Os dois produtos são substâncias classificadas entre os antidepressivos, sendo a duloxetina colocada na classe de substâncias tidas como inibidores duplos seletivos de recaptação da serotonina e da nor-adrenalina e, a paroxetina um inibidor seletivo de recaptação da serotonina, dois neuro-mediadores químicos envolvidos no mecanismo do transtorno depressivo.
Existem várias estratégias utilizadas no tratamento dos transtornos depressivos, sendo uma delas a associação de duas substâncias antidepressivas, geralmente quando após duas ou três tentativas com apenas um produto e com otimização de doses, os resultados são negativos.
Seu psiquiatra sempre deverá ser consultado, já que é ele quem melhor conhece sua história clínica, sendo o profissional mais adequado para indicações terapêuticas.

Não vejo indicação nessa associação. São dois medicamentos que aumentam a concentração serotoninérgica. Pode haver risco de síndrome serotoninérgica. A associação de antidepressivos pode ser realizada, para potencializar os efeitos ou complementar os efeitos em diferentes sistemas de neurotransmissão. Mas essas associações precisam ser racionais, para se evitarem riscos desnecessários. E devemos visar à ação em diferentes sistemas de neurotransmissão, não nos mesmos sistemas de neurotransmissão. Existem outros medicamentos, de outras classes farmacológicas, que podem ser associados aos antidepressivos para produzir efeitos sinérgicos comprovados.E os benefícios precisam superar os riscos, pois há estratégias seguras que não incluem a associação desses dois antidepressivos citados.
Lamotrigina e Trileptal podem ser tomados juntos, mas se deve saber exatamente qual a indicação da associação. Afinal de contas, são antidepressivos que em geral não são usados juntos.
Com acompanhamento para manejo de possíveis afeitos desagradáveis, não há contra indicação farmacológica no uso concomitante das duas substâncias.