Vale a pena um adulto que suspeita está no espectro autista leve buscar uma investigação? Quais profissionais

6 respostas
Vale a pena um adulto que suspeita está no espectro autista leve buscar uma investigação? Quais profissionais deve procurar nesse caso?
Uma avaliação neuropsicológica é uma investigação das funções cognitivas, sensoriais, motoras, emocionais e sociais da pessoa. Assim é possível entender de uma forma aprofundada como o cérebro da pessoa está funcionando.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, vale a pena a investigação.
Por quem foi levantada esta suspeita? Por algum profissional ou por sintoma que a pessoa vem apresentado e pesquisa na internet?
Muitas vezes buscamos as páginas de pesquisa na internet como recurso, mas quando se trata de sintomas psicológicos, o mesmo sintoma pode se encaixar em diversas patologias, e por isto uma avaliação minuciosa, visando o bem estar deste indivíduo, é muito importante.
Você pode buscar um psicólogo, neurospicólogo, ou psiquiatra.
Boa tarde, certamente a suspeita de transtorno do espectro autista implica na necessidade de investigação específica. Para tanto, os profissionais indicados a fazer tal avaliação e conduzir o tratamento necessário, são os psiquiatras e neurologistas. Geralmente são indicados tratamentos com medicação e diversas modalidades de psicoterapia, apoio psicopedagógico , e eventualmente nutricionista quando há estreitamento do repertório alimentar.
Olá! Caso seja uma questão que te incomoda não saber a respeito, valeria a pena investigar mais a respeito disso.

Seria interessante que você buscasse um profissional da psicologia que for de sua confiança, além de um psiquiatra para ter um diagnóstico mais amplo.

Caso tenha mais dúvidas, fico às sua disposição.
Sim e não. Vale a pena se esta suspeita o estiver incomodando. Caso contrário, isto é, seu comportamento nunca o incomodou, nunca o prejudicou acentuadamente nas relações sociais, etc. pode ser que um diagnóstico de um transtorno pode agravar sua situação ou ser usada como desculpa para seus comportamentos nem sempre agradáveis socialmente. Indiferentemente, na minha concepção, buscar uma psicoterapia ou uma análise pode ajudar nestes comportamentos que pode julgar problemáticos (ocasional ou frequentemente) e ajudar no entendimento do porque esta suspeita poderia, porventura, incomodar esta pessoa. Se houver mais dúvidas, estou à disposição.
Ola! Se a suspeita se dá devido a um prejuizo em alguma área da vida vale a pena procurar um diagnóstico efetivo sim. Procure um psicólogo ou psiquiatra que possa te encaminhar a uma avaliação neuropsicológica.

Especialistas

Marcielen Santana

Marcielen Santana

Psicopedagogo

Porto Alegre

Angélica Aguiar

Angélica Aguiar

Psicopedagogo

Sorocaba

Gelaine Souza

Gelaine Souza

Psicopedagogo

Magé

Maisa Manhães

Maisa Manhães

Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 79 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.