Utrogestan para reposição hormonal no climaterio pode ser usada com o ciclo 21? Infelizmente na red

2 respostas
Utrogestan para reposição hormonal no climaterio pode ser usada com o ciclo 21?
Sua pergunta sobre a combinação de Utrogestan e Ciclo 21 para a reposição hormonal no climatério é muito pertinente e mostra uma abordagem proativa em relação ao manejo de sintomas dessa fase da vida.

O Utrogestan é uma forma de progesterona bioidêntica, frequentemente usada para complementar a terapia de reposição hormonal (TRH), especialmente para proteger o endométrio quando estrogênios são administrados em mulheres menopausadas. O Ciclo 21, por outro lado, é um contraceptivo oral combinado que contém uma forma de estrogênio e um progestagênico. Ele é geralmente utilizado para controle de natalidade e não é tipicamente prescrito como parte da TRH no climatério.

Na prática clínica, a combinação de um contraceptivo oral com uma forma adicional de progesterona não é comum e pode não ser necessária ou recomendável. O motivo é que os contraceptivos orais já contêm uma dose balanceada de hormônios que visa prevenir a gravidez e, dependendo do caso, regular o ciclo menstrual. Adicionar progesterona extra sem uma indicação clara pode alterar esse equilíbrio e causar efeitos colaterais desnecessários.

Além disso, na fase do climatério, o objetivo principal da terapia hormonal é aliviar os sintomas associados à diminuição natural dos hormônios e, potencialmente, oferecer proteção contra certas condições relacionadas à idade, como a osteoporose. A utilização de contraceptivos orais comuns nesta fase pode não ser a estratégia mais apropriada, especialmente se a mulher já estiver em transição para a menopausa ou já menopausada, onde a função ovariana e a fertilidade estão diminuídas.

Antes de decidir usar Utrogestan em combinação com o Ciclo 21, é essencial consultar um médico especializado em ginecologia ou endocrinologia. Essa consulta permitirá uma avaliação detalhada de suas necessidades hormonais específicas, considerando fatores como idade, sintomas, riscos de saúde e preferências pessoais. O médico poderá então recomendar o regime mais adequado de TRH, que pode incluir uma combinação mais apropriada e específica de estrogênios e progesterona, ajustada para o manejo dos sintomas do climatério e proteção da saúde a longo prazo.

A medicina integrativa se destaca por considerar todos esses aspectos de forma holística, garantindo que o tratamento não só alivie os sintomas mas também contribua para o bem-estar geral e a qualidade de vida.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!

Não, o ciclo 21 não é o melhor meio de iniciar-se com terapia de reposicao hormonal.

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso (se necessário), até mesmo por Teleconsulta.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
lnsta: @andremahmoud.endocrino
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400