Uso rivotril 0.5 há 2 anos por pura dependência da droga como devo fazer para deixar de tomar.Seria

3 respostas
Uso rivotril 0.5 há 2 anos por pura dependência da droga como devo fazer para deixar de tomar.Seria no início para ansiedade mas agora não tem necessidade.
Existem várias estratégias para o chamado "desmame" dos benzodiazepínicos, classe de medicamentos à qual pertence o Rivotril. A mais simples delas consiste em simplesmente reduzir gradualmente a dosagem ao longo de certo tempo, geralmente substituindo os comprimidos pela apresentação em gotas para facilitar o processo. Outra estratégia é combinar esta redução gradual com a introdução de outra medicação para aliviar os possíveis sintomas de abstinência. Consulte um psiquiatra e com certeza você obterá a ajuda da qual precisa, frisando que realmente é importante que você consiga interromper o uso do Rivotril, pois o uso crônico de benzodiazepínicos está a associado a vários riscos, inclusive de problemas de memória.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,com acompanhamento médico gradualmente e com indicação para atividade física vç pode retirar
O uso crônico de Benzodiazepínicos é uma estratégia consagrada para o tratamento de Transtornos Ansiosos. Embora essas medicações possam ter como efeito colateral algum prejuízo de memória, principalmente sobre o processo atencional, que via de regra desaparece com a suspensão desse tipo de remédio. Esse prejuízo JAMAIS é permanente. Existe um mito de que "remédios Benzodiazepinicos causam Demencia" que nunca, friso, nunca foi comprovado (mas isso é assunto para outra hora).
Você começou a tomar um ansiolítico há 4 anos por um quadro de ansiedade, certo? Então está na hora de discutir com o médico que vem te acompanhando nesse tempo sobre a possibilidade de retirada da medicação. Mas fique atento: muitos quadros de ansiedade costumam ser crônicos, ou seja, podem apenas serem controlados com remédio, mas nunca curados. Dessa forma, sempre há o risco de, algumas semanas após a suspensão do ansiolítico, os sintomas retornarem.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1657 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.