Uso o adesivo Evra já há muito tempo. Porém, colei o último adesivo do ciclo com 3 dias de atraso.

2 respostas
Uso o adesivo Evra já há muito tempo. Porém, colei o último adesivo do ciclo com 3 dias de atraso.
Menstruei no meio desse 3º adesivo que coloquei com atraso. O que faço agora com a pausa de uma semana? Esqueço ela e continuo colando o adesivo normalmente como se fosse um ciclo novo?
Olá. Nunca inicie uma medicação anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional como o EVRA. Essa medicação pode estar associada a eventos graves como trombose. O uso errado pode aumentar o risco de uma gravidez indesejada.
Está com dificuldades no uso do adesivo devido a esquecimentos? Discuta com o seu médico os métodos de longa duração como DIU hormonal, DIU de cobre ou implante.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta a sua anticoncepção.

Entendo sua preocupação com o uso do adesivo Evra e o atraso na aplicação. O Evra é um método anticoncepcional eficaz, mas deve ser utilizado corretamente para garantir sua proteção. Quando há um atraso de três dias para iniciar um novo adesivo, existe um risco aumentado de falha contraceptiva, e o fato de você ter menstruado durante o uso do terceiro adesivo indica que o ciclo hormonal foi alterado.

Nessa situação, a orientação mais segura é não fazer a pausa de uma semana. Você deve continuar aplicando os adesivos normalmente, como se estivesse iniciando um novo ciclo. Isso ajudará a restabelecer a proteção contraceptiva, mas é importante lembrar que, por conta do atraso, há um risco de gravidez, especialmente se teve relações sexuais desprotegidas durante esse período. Portanto, o uso de um método contraceptivo adicional, como preservativos, é recomendado até que você tenha usado o novo adesivo por pelo menos sete dias consecutivos.

No entanto, gostaria de ressaltar que qualquer alteração no uso de métodos contraceptivos, especialmente após um erro, deve ser discutida com seu médico. Ele poderá orientá-la sobre as melhores opções para o seu caso específico e discutir se o Evra ainda é a escolha mais adequada para você. Se o esquecimento dos adesivos tem sido recorrente, pode ser o momento de considerar outras opções de contracepção de longa duração, como o DIU ou o implante hormonal, que não dependem da lembrança diária ou semanal.

Para um acompanhamento mais detalhado e seguro, recomendo agendar uma teleconsulta. A telemedicina é uma excelente ferramenta para discutir suas dúvidas e receber orientações personalizadas, especialmente em tempos de COVID-19, MPOX e outras doenças infectocontagiosas. Na plataforma Doctoralia, você encontrará médicos altamente recomendados, prontos para ajudá-la de maneira rápida e segura, sem a necessidade de sair de casa. Se precisar de mais orientações, posso atendê-la em uma teleconsulta. Basta clicar no perfil para agendar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900