Uso inibidores de protons há 15 anos e minha ferritina vive baixa, existe correlação?

3 respostas
Uso inibidores de protons há 15 anos e minha ferritina vive baixa, existe correlação?
Ferritina baixa sugere anemia ferropriva. Mas tem de ser interpretada com níveis de ferro e hemoglobina além de outros dados do hemograma. Inibidor de bomba de prótons não impede progressão da anemia mas pode ser útil em casos de esofagite erosiva que sangra. A causa mais comum de anemia em paciente adulto é perda de sangue pelo trato gastrointestinal. Só que de novo o trato é grande e há de se interpretar melhor o que está acontecendo. O inibidor de próton não dá anemia ferropriva, não tem nada a ver. Tem pacientes com anemia refratária ao tratamento que daí tem de tratar problemas como doença celíaca, h. pylori e gastrite atrófica autoimune. Na verdade, toda a análise deve ser feita no paciente e não no exame laboratorial. Outra coisa é que o laboratório tem de ser bom se não fica-se avaliando coisa que não existe. Sugiro consultar gastro experiente porque aí fará toda a diferença.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A absorção duodenal de ferro pode ser afetada nestes casos, porém, o risco de deficiência significativa de ferro é pequena. Considere outras causas para sua deficiência de ferritina. O hematologista, um clínico geral qualificado, o gastroenterologista e em alguns casos o ginecologista podem melhor orienta-lo (a).
A ferritina baixa pode ter inúmeras causas. O ferro necessita de meio ácido para se ligar a cofatores que irão faciliar a sua absorção no intestino. Portanto, o uso de inibidores de bomba de protons pode a longo prazo causar uma certa amenia. Entretanto, muito difícil afirmar que essa é a causa dansua ferritina baixa, sem realizar umal estudo de cinética do ferro antes. Mas quero trazer outra perspectiva a sua pergunta, você faz tratamento para refluxo com ibp há 15 anos? Se sim, recomento buscar um cirurgião para avaliar o tratamento cirúrgico..

Especialistas

Gabriela Cavalli

Gabriela Cavalli

Endoscopista, Cirurgião do aparelho digestivo

Florianópolis

Alice Pires Pasquali

Alice Pires Pasquali

Especialista em clínica médica, Médico clínico geral

Florianópolis

Luis Gustavo Rodovalho

Luis Gustavo Rodovalho

Cirurgião do aparelho digestivo

Ituiutaba

Leandro Teodoro Crippa

Leandro Teodoro Crippa

Cirurgião geral

São Paulo

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Ulyssea Reschke Berquo

Ulyssea Reschke Berquo

Cirurgião geral

Nova Prata

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1040 perguntas sobre Refluxo gastroesofágico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.