Uso clonazepam 1 mg ao dia há 4 anos e, gostaria de saber quais os danos que esse medicamento me causará

2 respostas
Uso clonazepam 1 mg ao dia há 4 anos e, gostaria de saber quais os danos que esse medicamento me causará daqui uns 15 anos de uso?
Obs: Receitado pelo médico.
As condutas medicas variam de acordo com a escola de formação e atualização do medico. No geral, o uso de clonazepam de forma continua so é realmente necessário para pessoas que tem epilepsia somente responsivas a este farmaco. Para todas as outras indicações o ideal é que estas medicações não sejam usadas continuadamente. Ocorre que o grau de apego e dependência dos pacientes faz com que alguns medicos simplesmente não tirem gradualmente o clonazepam e similares.
Os principais efeitos colaterais são: diminuição da memória , diminuição dos reflexos, maior risco de quedas, maior latencia verbal e alguns estudos mostram maior risco de desenvolvimento de processo demencial.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Uma problemática também importante sobre o uso prolongado de clonazepam e outros benzodiazepínicos é justamente o fato de a pessoa não estar em tratamento adequado para seu transtorno. O pior é que, muitas vezes, quem toma benzodiazepínicos acredita que está sim fazendo um tratamento para o que sofre, geralmente em consequência de má orientação médica. Assim, há duas razões para a necessidade de você ter de parar de tomar o clonazepam: as consequências nefastas se seu uso prolongado, como descrito bem pelo colega; e você buscar um tratamento real para seu sofrimento, se ainda necessário, claro, uma vez que sua única dificuldade agora possa ser a dependência química ao clonazepam. Mesmo nessa situação, é totalmente possível que um psiquiatra e um psicólogo ajudem-no a livrar-se do uso desnecessário do benzodiazepínico.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1655 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.