Usei aparelho durante 5 anos. Ao retirar 6 meses depois meu incisivo central direito ficou amarelado

4 respostas
Usei aparelho durante 5 anos. Ao retirar 6 meses depois meu incisivo central direito ficou amarelado e dolorido . No exame pericial mostro reabsorção da raiz, sem luz de canal. Já fui em 3 endodontista,todos dizem que o dente está calsificado "morto". A solução seria extrair e colocar um implante?
Dr. Daniel Roberto De Assis
Dentista, Terapeuta complementar
Americana
Não, a solução não é extrair o dente. Quando ocorre calcificação do canal o dente realmente fica amarelado, mas o dente pode permanecer na boca normalmente. Nesse caso o endodontista deve acompanhar com uma radiografia anual. Na maioria das vezes esses dentes são impossíveis de tratar o canal, por isso devem ser acompanhados. Caso apareça uma lesão no canal, na impossibilidade de tratar, ainda é possível optar por uma cirurgia parendodontica antes de cogitar extrair o dente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Adelson Mota de Aguiar
Dentista
Araguaína
Caso a reabsorção da raiz não seja extrema e se não é possível tratar o canal e o dente não dói. Resolva o problema do amarelamento com uma faceta...
Dr. Diego Limoeiro
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Rio de Janeiro
Olá. Eventualmente reabsorção radicular externa pode acontecer. Tem que se colocar realmente o custo benefício para um tratamento definitivo, e em muitos casos, opta-se pela extração e se possível a instalação imediata, no mesmo dia da extração, de um implante, a fim de preservar toda estrutura de tecido gengival presente.
Para que ocorra o processo de calcificação pulpar, necessariamente o dente estará vital. Contudo em algum momento pode ter ocorrido a necrose pulpar (:morte do dente") por conta de outro fator.
Referente a reabsorção radicular, possivelmente você deve estar se referindo a reabsorção radicular externa que é comum em alguns tratamentos ortodônticos, contudo em pequenas proporções.
Recomendo que o (a) a Sr(a) procure um bom endodontista na sua região para avaliar o caso em questão e analisar a existência de luz de canal, através de uma tomografia computadorizada cone bem em alta resolução.
Existe uma técnica recentemente lançada, chamada Endoguide, que proporciona a resolução de casos antes não exequíveis.
Como disse antes, procure um bom endodontista e que esteja atualizado, para poder lhe proporcionar o melhor tratamento e verificar a viabilidade para manutenção do seu dente.

Especialistas

Leonardo Etchatz

Leonardo Etchatz

Dentista

Rio de Janeiro

Paula Fabrizio

Paula Fabrizio

Dentista

Santana de Parnaíba

Cesar Augusto da Silva Santana

Cesar Augusto da Silva Santana

Dentista

Botucatu

Pedro Galvão Tavares Zocarato

Pedro Galvão Tavares Zocarato

Dentista

Catanduva

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Silvania Barcelos

Silvania Barcelos

Dentista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 88 perguntas sobre Reabsorção Da Raiz
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.