Usar Escitalopram 10mg já estando em uso há 6 meses de Bupropiona 300mg, provavelmente diminuirá minha

6 respostas
Usar Escitalopram 10mg já estando em uso há 6 meses de Bupropiona 300mg, provavelmente diminuirá minha libido? Tenho TAG e utilizo o Zetron xl, melhorei muito com ele mas agora vou tomar o Escitalopram e fico preocupado pois tive alguns problemas de disfunção eretil no passado por ansiedade.
O escitalopram é uma das medicações de primeira escolha no tratamento do TAG mas, como todos os inibidores seletivos de recaptura de serotonina, pode dificultar o orgasmo e diminuir a libido. O efeito sobre o orgasmo é bem mais frequente, porém, do que a diminuição da libido.

Por outro lado, a bupropiona não é medicação de primeira escolha no tratamento do TAG, podendo (mas não necessariamente) até aumentar a ansiedade. No entanto, a bupropiona não costuma ter efeitos colaterais sexuais negativos.

O ideal seria conversar com seu(sua) médico(a) e expor o que estiver ocorrendo: é possível que a diminuição de sua libido seja devida ao escitalopram, mas outros fatores físicos, psicológicos e mesmo resíduos de sua ansiedade ou sintomas depressivos podem estar na origem desta perturbação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Escitalopram faz parte dos medicamentos chamados Inibidores da Recaptura de Serotonina, todos eles de alguma maneira podem retardar a ejaculação e diminuir a líbido, porem são a primeira escolha de tratamento para seu quadro de TAG. A Bupropiona não e primeira escolha para casos de ansiedade e em alguns casos pode até aumentar esses sintomas. Sugiro visite seu especialista para avaliar a melhor conduta medicamentosa.
Olá, o escitalopram pode causar algum impacto sexual, seja no interesse sexual, seja na potência, seja no retardo da ejaculação, mas isso um acontecimento 100% garantido. Veja, se o seu médico achou que a melhor opção clinica para o seu caso é o escitalopram, eu o tomaria. Caso algum problema sexual aparecesse, aí sim eu alertaria o médico, pediria para a medicação ser trocada.
Toda a medicação tem seus efeitos colaterais, e em boa parte das situações são realmente necessárias... Além de todos os comentários importantes e relevantes, o que eu te aconselho é o acompanhamento psicoterapêutico, com um profissional de psicologia para te ajudar nas questões psicológicas que influenciam muito. Existem muitas pesquisas que relatam e confirmam que só a medicação não é o suficiente para a melhora e até a cura do mal do seculo que é o TAG.
Como sua preocupação me parece ser "se vai acontecer" recomendo a utilização do medicamento indicado pelo seu médico de forma que você possa tirar o melhor proveito dele. (nota: estou considerando que o efeito colateral seja apenas uma preocupação)
Imagine, antes de tomar o medicamento, você obtendo os benefícios pelo qual o medicamento se propõe. Assim que você tiver a imagem de você se sentindo bem, olhe para o comprimido e tome-o.
Seu inconsciente vai trabalhar de acordo com as imagens que você criar.
Estipule um período de experiencia, e, a cada melhora que você tiver, volte ao seu médico e peça a ele para te reavaliar.
Olá!
O ideal é você relatar possíveis efeitos do medicamento diretamente com médico, ele poderá te orientar ou até mudar a droga que está utilizando em seu tratamento. Seria bom, também, você se consultar com um psicologo, na maioria das vezes questões emocionais, assim como orgânicas, influenciam bastante nas dificuldades relacionados a vida sexual do individuo e atrelado ao tratamento medicamentoso, os resultados são bem satisfatórios. Se faça uma pergunta: como anda minha vida emocional? Em todas as esferas, conjugal, financeira, familiar e etc

Especialistas

Thales Faria Favaro

Thales Faria Favaro

Médico clínico geral

São Paulo

Giovanna Brandolim

Giovanna Brandolim

Ginecologista

Astorga

Vitor Modesto

Vitor Modesto

Ginecologista

Surubim

Isabela Caetano

Isabela Caetano

Ginecologista

Brasília

João Lucas Neto

João Lucas Neto

Ginecologista

Goiânia

Jorge Wilson Brum

Jorge Wilson Brum

Ginecologista

Uberlândia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 213 perguntas sobre Distúrbios na libido
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.