US com nódulo solido, mais alto do largo, hipocogeneo e classificação. TI RADSL 5, em puncao com

3 respostas
US com nódulo solido, mais alto do largo, hipocogeneo e classificação. TI RADSL 5, em puncao com esfregacos, classificcao Bethsa V...tenho minha cirurgia marcapada para 21/09 tireóidectomia total, minha dúvida o próximo passo é iodoterapia? E o escavizamento cervical quando fazer? Obrigada
A extensão da cirurgia (tireoidectomia total ou parcial), a necessidade de tratamento com iodo radioativo e o grau de supressão hormonal (quantidade de hormônio a ser administrada) variam com diversos fatores, como tamanho, localização e aspecto ultrassonográfico da tireoide e do pescoço, sexo, idade e antecedentes familiares do paciente além do achado intra-operatório. Converse com seu médico sobre qual a melhor abordagem para o seu caso.

Os achados ultrassonográfico, resultado da punção e história familiar definem a melhor conduta cirúrgica; a indicação de iodoterapia é avaliada após o resultado da biópsia, pois a maioria dos critérios para realização do procedimento só são possíveis após o resultado histopatológico do produto cirúrgico (tireóide e linfonodos). As indicações CLÁSSICAS de esvaziamento cervical são: 1-quando o linfonodo cervical está comprometido (metástase linfonodal), isso pode ser avaliado previamente a cirurgia ou através do exame de congelação intra-operatória (patologista avalia o linfonodo durante a cirurgia), ou 2 -dependendo do estadiamento do câncer (tamanho, tipo histológico e invasão das estruturas adjacentes).
Importante esclarecer todas as suas dúvidas com seu CIRUGIÃO DE CABEÇA E PESCOÇO para definirem a melhor abordagem cirúrgica.
A resposta para sua dúvida preencheria algumas páginas aqui... tentarei resumir ao máximo a resposta e espero ajudar...
A radioiodoterapia só será realizada ou não, após a avaliação do relatório histopatológico da peça cirúrgica (sua tireóide), pois existem critérios que definem a necessidade deste complemento terapêutico.
O esvaziamento cervical é definido previamente à cirurgia, quando é confirmado o comprometimento linfonodal dos gânglios cervicais ou se durante a cirurgia for encontrado linfonodo metastático.
Casos específicos de esvaziamento profilático existem e são avaliados individualmente.
Te desejo uma cirurgia tranquila e rápida recuperação.