Uma vez que apresento incontinência fecal/anal terei que conviver pro resto da minha vida? Vi que são

3 respostas
Uma vez que apresento incontinência fecal/anal terei que conviver pro resto da minha vida? Vi que são poucas as opções terapêuticas e nenhuma leva a cura, no máximo diminui os sintomas... Fiz anuscopia e manometria e todos normais, mas continuo com incontinência para flatos. Pode ser psicológico?
Para a incontinência anal / fecal , assim como para todas as doenças, os exames auxiliam no diagnóstico que por princípio é clínico. Para uma adequada avaliação podem ser necessários outros exames como colonoscopia, defecografia e trânsito intestinal por exemplos.Testes terapêuticos também podem ser empregados, assim como um acompanhamento multidisciplinar com nutricionista e fisioterapeuta, por exemplo. Para alguns casos, há indicação de implante de um neuromodulador sacral, técnica minimamente invasiva e que proporciona ótimos resultados com praticamente nenhum efeito colateral.

O que ajuda a manter a fezes e flatos são músculos e ligamentos. Assim como qualquer outra atividade e/ou músculo se deve aprender a controlar e nesse caso saber identificar qual é o músculo correto a ser trabalhado e de que forma será exercitado. O grupo de músculos chamado períneo é o responsável para sustentar órgãos internos da região abdominal, urina, fezes e flatus. Como qualquer outro músculo a atividade física é recomendada que seja feita sempre. Então com técnicas da fisioterapia pélvica ou coloproctológica te ajudarão a controlar e até mesmo evacuar melhor. Alimentação e ingesta hídrica adequada é essencial. Abraços
Existe fisioterapia para incontinência fecal. Isso ocorre devido a uma flacidez no seu esfíncter externo, que é responsável por manter a continência de fezes e gases. O que você tem que fazer é fortalecer toda essa estrutura e também seu assoalho pélvico, e para isso é necessário uma fisioterapia específica.