Uma pessoa tímida pode desenvolver depressão depois da perda de um emprego, justamente pelo fator de

9 respostas
Uma pessoa tímida pode desenvolver depressão depois da perda de um emprego, justamente pelo fator de não conseguir parar no trabalho?
Qualquer pessoa pode desenvolver a depressão, porém a timidez não seria um fator preponderante. Não conseguir parar no emprego possivelmente trata-se um outro problema e talvez seja interessante investigar o agente causador, que também não deve ser a timidez visto que o contratante geralmente percebe isso (timidez) no ato da contratação e ainda assim o contratou. Sugiro procurar um psicólogo para ajudar a trabalhar essas questões, tanto a timidez como a instabilidade no emprego e suas dúvidas em relação à depressão. Caso você esteja com depressão o profissional deverá fazer encaminhamento para um psiquiatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Penso que a "timidez" a que você se refere pode ser uma falta de habilidade para interagir com outras pessoas em geral, não? A depressão é um transtorno multifatorial, mas alguns modelos de estudo apontam para a falta de apoio social como um dos fatores que influenciam na ocorrência de depressão. A instabilidade no trabalho, dependendo da situação financeira e de como a pessoa encara esse tipo de evento, também pode contribuir. Observe: não são fatores suficientes para se prever a ocorrência de um transtorno depressivo, mas para algumas pessoas eles podem ser bastante significativos. Isso depende do quanto cada um consegue lidar com esses estressores em sua vida cotidiana.
Então, nada no funcionamento psíquico responde a uma lógica exata como essa proposição. Ser tímido e demitido não são exatamente fatores que se relacionem de maneira a causar uma depressão. Se a gente for pensar no conceito de depressão como um transtorno psiquiátrico, teoricamente estamos falando de uma condição biológica, que não precisa de um fato específico de vida prática para se desenvolver. Mas claro que certas situações na vida acabam complicando o que sentimos e isso pode levar a quadros melancólicos que são difíceis de ser superados e causam sofrimento ao individuo em questão. O que me chama mais a atenção é que uma pessoa tímida, que tem tido problemas com sua timidez para se manter trabalhando, deveria procurar um trabalho de psicoterapia para melhorar essa condição da timidez e descobrir como se colocar e enfrentar melhor os desafios da vida profissional. Independente do medo de deprimir, o mais importante é vencer suas dificuldades já existentes.
Qualquer pessoa está sujeita a desenvolver depressão. Cada pessoa responde de uma forma aos problemas que surgem na vida e cada uma delas reage de uma forma, o que pode ser um "probleminha" para um, outro encara de uma forma muito maior! E realmente tentativas frustradas da busca de emprego aflige qualquer um e o nível de expectativa e ansiedade aumenta cada vez mais! Timidez em alguns casos ainda potencializa o desenvolvimento da depressão por serem pessoas fechadas e um tanto inseguras. O ideal seria buscar psicoterapia para auxiliar a regularizar todas estas emoções!
Olá.
A depressão pode ser ocasionada por diferentes fatores e não se poderia afirmar previamente quais possam ser os fatores que a estejam motivando sem conhecer de perto as questões que estão, de certa forma, lhe incomodando. É claro que a perda de um emprego pode nos trazer tristeza, angústia, dentre tantos outros sentimentos, mas penso que perder o emprego e gerar, automaticamente uma depressão é no mínimo algo que precisa ser analisado de forma pormenorizada, afinal, é preciso verificar o que pode existir por trás deste "não conseguir parar no trabalho". É importante que busque por um psicólogo (a) para que possam verificar o que possa estar ocorrendo. Espero ter ajudado. Abraço.
Olá. Hoje em dia é muito comum usarmos a palavra "depressão" para designar alguns estados afetivos que são considerados negativos. Todos nós em diferentes momentos de nossas vidas temos dificuldades seja nas relações pessoais, seja nas profissionais ou em ambas. Mais do que rotular sentimentos ou sensações sobre nós mesmos, considero de fato importante prestar atenção nos encadeamentos entre os eventos que você descreve como não conseguir parar num trabalho. O que será que está levando à repetição dessa situação. Creio que esse sim é um caminho mais profícuo e libertador.
Várias situações negativas na vida podem levar alguém a se entristecer. A perda de um emprego pode ser um desses casos. Contudo, outros elementos são necessários para se caracterizar uma depressão. Tanto no que se refere aos sintomas, quanto a etiologia da depressão, ou seja, sua origem ou causa. No entanto, os elementos apontados, a saber: timidez, possível depressão e dificuldade de se manter no emprego apontam um considerável sofrimento psíquico que requer cuidados. A minha sugestão nesse caso é procurar um psicólogo. Se for necessário tal profissional pode recomendar também a avaliação psiquiátrica para investigar a possibilidade da depressão.
Boa tarde!
Qualquer pessoa está sujeita ao transtorno depressivo e os fatores desencadeantes, podem ser múltiplos; ou seja, o indivíduo pode ser considerado extrovertido e apresentar transtorno depressivo após um evento, como por exemplo, de demissões contínuas.
Sugiro que busque auxílio profissional de uma Psicóloga (o) de sua livre escolha.
Espero ter podido auxiliar.
A depressão cabe em qualquer situação, agora precisa ser cuidada com serenidade, amor com uma terapia (psicanalista, psicologia) e acompanhamento de um psiquiatra.
Pois a possibilidade de uma recuperação é muito grande

Especialistas

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Susan Hortas

Susan Hortas

Psicanalista

Santos

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Tatiana Nicz

Tatiana Nicz

Psicólogo

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 146 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.