Uma pessoa teve um surto psicótico agudo em forma de delírios de estar sendo perseguido, está tomando

5 respostas
Uma pessoa teve um surto psicótico agudo em forma de delírios de estar sendo perseguido, está tomando 1mg ao dia de zargus há 30 dias sem novos episódios. Como saber se é Esquizofrenia ou se foi apenas um único episódio? a medicação pode ser suspensa afim de saber se os sintomas voltarão?
Se a resposta foi boa como descrito, o Zargus deve ser mantido por volta de 12meses com reavaliação periódica mensal para avaliar resposta e possíveis efeitos colaterais. O tempo preciso de tratamento deve ser estabelecido junto com o médico prescritor e a partir das realizações periódicas. Neste período deve-se ficar bem longe de qualquer tipo de droga, inclusive álcool e maconha. Um abraço.

Tenho que discordar que 1mg de risperidona é sub dose. Dosagens são específicas para cada paciente, seu caso e metabolismo. Com relação ao tratamento e diagnóstico uma série de pontos devem ser levados em conta. É um terreno arenoso e existem vários protocolos. Recomenda-se que a medicação seja mantida pelo menos 12-24 meses e avaliações seriadas sejam feitas. A decisão de retirar a mesma se faz após este período. No futuro existirá meios laboratoriais que ajudarão neste processo. Pesquisas já estão em curso. Boa sorte.
Esse caso deve ter um acompanhamento criterioso com psiquiatra, afim de acompanhar o paciente mesmo diante da remissão dos sintomas. Sugiro também acompanhamento com psicólogo para compreensão da causa desse evento.
Um miligrama de risperidona é sub-dose. Não funciona.
Se houve melhora, foi por remissão espontânea.
Em função do "surto" seria necessário aumentar a dose e manter por três meses. Nesse período deveriam acontecer consultas regulares em regime semanal (esquema pós crise).
Apenas uma avaliação longitudinal poderia sugerir um possível diagnóstico.
Lembrando que a esquizofrenia se manifesta no final da adolescência ou início da idade adulta, mas já apresenta sinais desde os primeiros anos.
Leve a sério o que aconteceu e procure ajuda de um especialista.
Sobre o diagnóstico: Episódios psicóticos estão presentes em muitas doenças psiquiátricas.
O diagnóstico correto vai depender dos sintomas prévios ao episódio psicótico.

Sobre o tratamento: Não se deve em hipótese alguma suspender a medicação sem a orientação médica, sob risco de reaparecimento rápido dos sintomas psicóticos.

OBS: Concordo com o colega David Lucena de que a dose de 1mg de risperidona pode ser eficiente sim para resolver um episódio psicótico, dependendo do organismo de cada paciente. É necessário seguir as recomendações do psiquiatra que está encarregado do caso.

Atenciosamente