Uma pessoa se considera hetero só se atrai por pessoas do gênero oposto mas já se apaixonou por algu

16 respostas
Uma pessoa se considera hetero só se atrai por pessoas do gênero oposto mas já se apaixonou por alguém do mesmo gênero no passado sem sentir nenhum tipo de atração ela deixa de ser hetero?
Olá! A sexualidade humana pode ser considerada fluida. Em diferentes contextos e contingências do nosso ambiente o desejo sexual pode se dirigir para varias figuras. Compreender a própria sexualidade é um trabalho continuo que pode ser levado a cabo sem grandes conflitos ou sofrimentos desnecessário. Atração física é algo construído ao longo de nossas vidas, não há nada mais natural do que sentir atração por pessoas, lugares e contextos. Porém ao escolhermos nos relacionar afetivamente, a dinâmica de um relacionamento perpassa por várias formas de atração, não só física. Existe atração por intelecto, por personalidade e por admiração. As questões de ordem sexual comumente suscitam dificuldades de aceitação para a sociedade dentro de um paradigma histórico cultural. Devido a isto, estudos psicanalíticos sofreram perseguições desde sua gênese, mas sempre ajudaram o sujeito a se questionar e encontrar o melhor de si. Acredito que a psicanálise pode te ajudar nisto.

Querer categorizar a sexualidade pode ser um erro, o amor não é hetero, ele é livre. As configurações que o amor vai tomando durante o desenvolvimento são praticamente infinitas.
Olá! Espero que você esteja bem!

A orientação sexual de uma pessoa é algo pessoal e pode mudar ao longo do tempo. No entanto, é importante lembrar que a orientação sexual não é determinada apenas pela atração física, mas também pelas emoções, fantasias e relacionamentos que uma pessoa tem.

Se uma pessoa se identifica como heterossexual, mas já teve um sentimento de amor ou afeto por alguém do mesmo gênero, isso não significa necessariamente que ela deixou de ser heterossexual. A atração romântica pode ser separada da atração sexual, e os sentimentos românticos por alguém do mesmo gênero não necessariamente indicam que uma pessoa seja homossexual ou bissexual.

Se essa questão está te trazendo algum tipo de sofrimento, é importante que você busque ajuda para lidar com isso.

Um forte abraço!
Olá, temos a concepção de que sexualidade é única durante toda a vida, porém enquanto humanos somos seres fluídos e nos sentimentos não há exceção. O amor é um sentimento livre e não há rigidez ou imposições como recebemos ao longo da vida, isso que conhecemos foi construído socialmente, com limitações que muitas vezes traz sofrimento as pessoas. Uma vez eu li a frase "Nós não possuímos as pessoas, só sentimos o amor por elas e nada mais..." pode-se pensar sobre sua questão através desse verso, ao qual singelamente traz uma liberdade de amar.
Acrescentando às respostas dos colegas acima, também acredito que a psicoterapia poderia lhe beneficiar um processo de autoconhecimento e ajudá-lo a entender o que esta experiência significou/significa para você, de modo que ela consiga fazer sentido da melhor forma em sua vida. Espero ter contribuído de alguma forma.
Olá! Cada pessoa desenvolve sua própria sexualidade ao longo da vida, influenciada inclusive por questões culturais, sociais e históricas. As manifestações são diversas, embora exista intensa pressão votada para a padronização – por diferentes meios como a família, escola, trabalho, religião ou governo. Ouso dizer que se existem no mundo aproximadamente 8 bilhões de pessoas, há também 8 bilhões de sexualidades distintas. Por isso, o caminho que percorre o seu desejo sexual, a sua libido, é algo extremamente subjetivo e mutável. Possuímos a capacidade de ter uma profunda atração emocional, afetiva ou sexual por sujeitos de gêneros diferentes, do mesmo gênero ou de mais de um gênero. A sexualidade é um oceano e não seria justo fazer dela um aquário!
A sexualidade é complexa e não é estritamente binária. Ela existe em um espectro que abrange uma variedade de atrações e identidades. Além disso, é importante notar que a atração e o amor não são a mesma coisa. A atração é frequentemente mais física e sexual, enquanto o amor pode envolver uma mistura de sentimentos emocionais profundos, intimidade e afeto que não são necessariamente sexuais.

Se uma pessoa se identifica como heterossexual e já se apaixonou por alguém do mesmo gênero no passado, isso não significa que ela automaticamente deixa de ser heterossexual. A identidade sexual de uma pessoa é determinada por ela mesma e é baseada em sua experiência individual. É possível amar alguém profundamente sem sentir atração sexual por essa pessoa.

Contudo, essas experiências podem levar as pessoas a questionar ou reavaliar sua identidade sexual. E isso é completamente normal e aceitável. A chave é permitir que cada pessoa defina sua própria identidade sexual em seus próprios termos. É importante lembrar que as identidades não são rígidas, e algumas pessoas podem descobrir que sua sexualidade é mais fluida do que inicialmente pensavam.

O foco deve estar sempre no respeito e na aceitação de cada pessoa como ela é, e em sua capacidade de definir e expressar sua própria identidade sexual. <3
A sexualidade humana é muito mais complexa do que parece. O esforço por uma categorização pode surgir de um conflito gerador de muito sofrimento. Busque ajuda para poder falar o porquê isso virou uma questão para você.
A orientação sexual de uma pessoa é algo pessoal e pode mudar ao longo do tempo. É importante lembrar que a orientação sexual não é determinada apenas pela atração física, mas também pelas emoções, fantasias e relacionamentos que uma pessoa tem. O amor é um sentimento livre e não há rigidez ou imposições como recebemos ao longo da vida, isso que conhecemos foi construído socialmente, com limitações que muitas vezes traz sofrimento as pessoas. É possível amar alguém profundamente sem sentir atração sexual por essa pessoa. Contudo, essas experiências podem levar as pessoas a questionar ou reavaliar sua identidade sexual. E isso é completamente normal e aceitável. O foco deve estar sempre no respeito e na aceitação de cada pessoa como ela é.
Olá! Tudo bem? Você já pensou em fazer psicoterapia para refletir sobre seu próprio mundo interior e ampliar seu autoconhecimento, inclusive na perspectiva da sexualidade e dos afetos interpessoais? Acredito que vai te ajudar a encontrar suas próprias respostas sobre si.
Olá! A sexualidade é considerada por muitos teóricos como fluida. O desejo sexual pode se dirigir por figuras diversas e isso não é algo preocupante. O mais importante é você buscar pelo autoconhecimento, pois é o autoconhecimento que lhe dará autoconfiança para direcionar esses desejos e a forma como lida com a sua sexualidade. REspeitar os seus limites e desejos é de extrema importância. Espero ter lhe ajudado. Sigo à disposição. Um abraço!
a nomeação, este é um olhar que aparece inserido no texto, a forma de reconhecimento é pelo afeto, em suas experiências, depois ao fato de seus desejos, e só se coloca em cena aquilo de sua vida a interpretar socialmente, as máscaras estão para serem usadas, sua liberdade em atração mesmo que ao tempo, está na sua forma de reconhecer seus afetos, mesmo porquê ao outro cabe características distintas entre e de todos que um dia possa ser conectado como amigo, ficante, paixão ou amor.
Após tudo isto ae se chama da denominação a que melhor couber e se sentir a se reconhecer.

para melhor conhecimento de si em sua história de vida, me procure nas redes e agende seus horários.
Psicologia Atendimento Clínico. Psicólogo Adelson Paiva.

Na psicologia, a orientação sexual é uma parte complexa e multifacetada da identidade de uma pessoa, e as categorias como "heterossexual", "homossexual" ou "bissexual" nem sempre capturam toda a diversidade da experiência humana.
A orientação sexual refere-se aos padrões de atração emocional, romântica e/ou sexual que uma pessoa sente em relação a outras pessoas. É importante notar que a orientação sexual pode ser fluida e pode variar ao longo da vida de uma pessoa.
No exemplo que você mencionou, a pessoa se considerava heterossexual, mas experimentou sentimentos românticos por alguém do mesmo gênero no passado, sem sentir atração sexual, não é incomum, e não há uma resposta simples para definir a orientação sexual dessa pessoa.
Na psicologia contemporânea, a compreensão da orientação sexual evoluiu para reconhecer que ela pode existir em um espectro, e as pessoas podem ter uma variedade de experiências e sentimentos em relação à atração por outros indivíduos.
Portanto, é importante permitir que cada pessoa explore e identifique sua própria orientação sexual com base em suas experiências e sentimentos pessoais. Algumas pessoas podem se identificar como heterossexuais, apesar de terem experimentado sentimentos românticos em relação a pessoas do mesmo gênero no passado. Outras podem preferir utilizar rótulos como "heterossexual com experiências bissexuais" ou "questionando a orientação sexual".
Em última análise, o mais importante é respeitar e validar as experiências e identidades de cada indivíduo, permitindo que eles descubram e expressem sua orientação sexual de maneira autêntica e sem julgamentos. A sexualidade humana é complexa e diversa, e não pode ser reduzida a categorias rígidas ou definidas de forma estrita. Sempre à disposição.
Olha, as condições para uma heterossexualidade ou homossexualidade implicam muitas e diferentes circunstâncias e o mais importante, para o meu olhar, é então vc saber reconhecer o que você busca a cada momento. Vou dar um exemplo sobre estas diferentes circunstâncias: uma pessoa heterossexual em condições de privação acaba tendo relações com pessoas do mesmo sexo. Este caso indica uma pessoa hetero ou homossexual? E quando a pessoa escolhe o parceiro do mesmo sexo mas com acentuados caracteres de comportamento e de modo de ser que são do sexo oposto, ela é hetero ou homossexual? O que estou dizendo é que o importante é saber reconhecer o seu sentimento a cada momento, pra tomar as suas decisões.
Olá! A sexualidade sempre pode nos causar estranheza pois se inscreve no encontro com o outro e nos convoca a intimidade dos corpos. Muito neste viés, causa constrangimento e até repressão. Nem todos lidarão com desenvoltura. Mas o que seria uma sexualidade plena então? Será que existe ou é mais uma idealização?Sempre haverá possibilidade de avançar nas próprias permissões em se buscar e realização de prazer. MAs Fantasias sexuais que são extremamente normais!! A fantasia nos guia! não significa que vc so gosta de um tipo de atividade sexual ou outra, mas significa que você está fantasiando- o que é super normal.
! Buscar se compreender através de sua fantasia é um caminho.
Acredito que buscar por psicoterapia possa te ajudar a aliviar essas angústias, entender tuas fantasias e teus desejos, e encontrar novas formas de pensar e sentir com relação a sua sexualidade. Penso que podem existir diversas outras possibilidades, pois nossa sociedade é extremamente repressiva com inossa sexualidade. Mas para isso é importante olhar com cuidado para essa situação e, principalmente, com respeito à sua história e sua individualidade. Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido a conhecer meu trabalho, no meu perfil eu falo sobre muitas temas como esse tambem, como profissional, mas como humana que sou.. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
""@leticiafernandespsi""
Identificar a orientação sexual pode ser uma jornada pessoal e fluida ao longo da vida, e experiências individuais podem variar amplamente. A atração emocional ou romântica por alguém do mesmo gênero no passado não necessariamente redefine a orientação sexual de uma pessoa.

A orientação sexual é frequentemente definida pela atração sexual, emocional e romântica predominante que uma pessoa sente em relação aos outros. É possível que alguém que se considere heterossexual possa ter experimentado sentimentos por alguém do mesmo gênero no passado sem que isso altere sua identidade sexual atual.

Se você está refletindo sobre suas próprias experiências e identidade sexual, pode ser útil explorar esses sentimentos e dúvidas em uma sessão de psicoterapia online. Como psicólogo, estou aqui para oferecer um espaço seguro e sem julgamentos para discutir suas preocupações, explorar sua identidade sexual e ajudá-lo a entender melhor suas próprias emoções e experiências.

Se você está interessado em discutir mais sobre esse assunto ou qualquer outra questão relacionada ao seu bem-estar emocional, convido você a considerar agendar uma sessão. Estou aqui para ajudar e apoiar você da melhor forma possível.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!