Uma pessoa que vive contando degraus da escada, somando todos os números que vê, contando carros numa

7 respostas
Uma pessoa que vive contando degraus da escada, somando todos os números que vê, contando carros numa avenida , sofre do que?
Olá, discordo veementemente com a prezada colega, pois tal diagnóstico pode ser feito por Psicólogo também!!!
Caso o profissional não esteja apto a fazer tal diagnóstico, encaminhará o cliente/paciente para outro profissional.Quantos aos comportamentos relatados em sua pergunta, caso estejam ocorrendo, a Psicologia oferece um embasamento científico suficiente (diversos estudos e experimentos já realizados) para o tratamento adequado (sem efeitos colaterais) do TOC e tantos outros transtornos Psicológicos. Sendo assim, recomendo que busque um psicólogo.
Por fim, reitero novamente que se o psicólogo verificar a necessidade de encaminhamento para outro profissional, não hesitará em fazer isso.

Abraço!

Psicólogo Derek.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esses sintomas que você descreve podem fazer parte de um quadro de Transtorno Obsessivo Compulsivo, o famoso TOC. O diagnóstico, no entanto, só pode ser feito por um psiquiatra.

O tratamento para TOC envolve sempre uma psicoterapia e, em alguns casos, medicação - que também só pode ser prescrita por um psiquiátrica.

É importante salientar que um dos critérios fundamentais para o tratamento é o quanto o sintoma afeta a vida da pessoa. O sintoma, por si só, não é necessariamente um problema. É preciso que o próprio paciente avalie se tais pensamentos estão comprometendo sua saúde emocional.
Concordo com a colega, tudo indica que seja TOC. Acrescento que o enquadramento em um determinado transtorno apenas auxilia o psiquiatra no tratamento medicamentoso. Porém o que importa para o indivíduo é o estado de sofrimento e comprometimento da sua vida, o que indicará a necessidade de buscar ajuda com profissionais da área da saúde, geralmente com psiquiatra e psicólogo.
Pelo descrito, são sintomas de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Por se tratar de um transtorno de origem psíquica e não fisiológica, deve ser tratado por um profissional qualificado em psicoterapia. Sempre afirmo, administração de medicamentos para fins psíquicos, devem ser a ultima alternativa possível. Procure um Psicoterapeuta para uma consulta de avaliação e diagnostico.
Pelo seu relato, a pessoa tem TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Em outras palavras, geralmente a pessoa desenvolve/cria alguns rituais e comportamentos repetitivos (compulsão) para afastar algum pensamento ruim (obsessivo) da cabeça.
Acredito e verifico no meu consultório que, a TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), tem trazido excelentes resultados para esses pacientes, tanto através da psico educação do paciente e orientação aos familiares, como na avaliação e no uso de técnicas apropriadas para esse tipo de doença.
Estou a disposição, para maiores informações.
Olá, possivelmente de transtorno obsessivo compulsivo. Mas precisa fazer uma avaliação com psicólogo ou psiquiatra. Espero ter ajudado.
Seu relato sugere ser Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). O tratamento adequado seria com psiquiatra para medicação e psicólogo para psicoterapia. A abordagem cognitiva comportamental tem se demonstrado mais rápida e eficaz para esses casos.

Especialistas

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Psicanalista

São Paulo

Jamile Karin

Jamile Karin

Psicanalista

São Paulo

Adalton Lopes

Adalton Lopes

Psicanalista, Psicólogo

Londrina

Luciana Queiroz

Luciana Queiroz

Psicólogo

Botucatu

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 71 perguntas sobre Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.