Uma pessoa que vive contando degraus da escada, somando todos os números que vê, contando carros numa

7 respostas
Uma pessoa que vive contando degraus da escada, somando todos os números que vê, contando carros numa avenida , sofre do que?
Olá, discordo veementemente com a prezada colega, pois tal diagnóstico pode ser feito por Psicólogo também!!!
Caso o profissional não esteja apto a fazer tal diagnóstico, encaminhará o cliente/paciente para outro profissional.Quantos aos comportamentos relatados em sua pergunta, caso estejam ocorrendo, a Psicologia oferece um embasamento científico suficiente (diversos estudos e experimentos já realizados) para o tratamento adequado (sem efeitos colaterais) do TOC e tantos outros transtornos Psicológicos. Sendo assim, recomendo que busque um psicólogo.
Por fim, reitero novamente que se o psicólogo verificar a necessidade de encaminhamento para outro profissional, não hesitará em fazer isso.

Abraço!

Psicólogo Derek.

Esses sintomas que você descreve podem fazer parte de um quadro de Transtorno Obsessivo Compulsivo, o famoso TOC. O diagnóstico, no entanto, só pode ser feito por um psiquiatra.

O tratamento para TOC envolve sempre uma psicoterapia e, em alguns casos, medicação - que também só pode ser prescrita por um psiquiátrica.

É importante salientar que um dos critérios fundamentais para o tratamento é o quanto o sintoma afeta a vida da pessoa. O sintoma, por si só, não é necessariamente um problema. É preciso que o próprio paciente avalie se tais pensamentos estão comprometendo sua saúde emocional.
Concordo com a colega, tudo indica que seja TOC. Acrescento que o enquadramento em um determinado transtorno apenas auxilia o psiquiatra no tratamento medicamentoso. Porém o que importa para o indivíduo é o estado de sofrimento e comprometimento da sua vida, o que indicará a necessidade de buscar ajuda com profissionais da área da saúde, geralmente com psiquiatra e psicólogo.
Pelo descrito, são sintomas de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Por se tratar de um transtorno de origem psíquica e não fisiológica, deve ser tratado por um profissional qualificado em psicoterapia. Sempre afirmo, administração de medicamentos para fins psíquicos, devem ser a ultima alternativa possível. Procure um Psicoterapeuta para uma consulta de avaliação e diagnostico.
Pelo seu relato, a pessoa tem TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Em outras palavras, geralmente a pessoa desenvolve/cria alguns rituais e comportamentos repetitivos (compulsão) para afastar algum pensamento ruim (obsessivo) da cabeça.
Acredito e verifico no meu consultório que, a TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), tem trazido excelentes resultados para esses pacientes, tanto através da psico educação do paciente e orientação aos familiares, como na avaliação e no uso de técnicas apropriadas para esse tipo de doença.
Estou a disposição, para maiores informações.
Olá, possivelmente de transtorno obsessivo compulsivo. Mas precisa fazer uma avaliação com psicólogo ou psiquiatra. Espero ter ajudado.
Seu relato sugere ser Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). O tratamento adequado seria com psiquiatra para medicação e psicólogo para psicoterapia. A abordagem cognitiva comportamental tem se demonstrado mais rápida e eficaz para esses casos.