Uma pessoa que teve um surto psicótico a muito tempo (20 anos por exemplo) e depois não apresentou

4 respostas
Uma pessoa que teve um surto psicótico a muito tempo (20 anos por exemplo) e depois não apresentou mais outros surtos tem que tomar algum cuidado especial? Isso muda alguma coisa?
Seria interessante conhecer a causa deste primeiro surto.

Alguns indivíduos podem apresentar um único surto desencadeado por algum evento especifico (eventos traumáticos), ou problemas físico (doença); outros podem possuir algum grau de psicose/psicopatologia que deve ser acompanhada e tratada por um equipe multidisciplinar contendo um psicologo e um psiquiatra

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A única recomendação que eu daria seria de nunca utilizar maconha ou outras drogas ilícitas, pois elas podem fazer com que o quadro psicótico volte.
O surto psicotico não acontece sem motivo, é sempre bom tentar descobrir o que estava acontecendo naquele momento, principalmente nesse caso em que não apresentou mais nenhum episodio parecido, tendo noção da realidade e tudo mais, e é importante frizar que se aconteceu uma vez tem sim a possibilidade de acontecer novamente, por isso é bom tentar ver o que ocorreu naquele momento para descobrir o extressor, ainda mais que os surtos geralmente estão associados a transtornos como esquisofrenia, bipolaridade, mania ou depressão com sintomas psicoticos, ou em caso de uso de drogas, é bom sempre estar atento.
Acredito que depende da causa do surto psicótico há 20 anos atrás. Por ex, se ela teve depressão com sintomas psicóticos, ela deve sim ficar atenta, se foi um quadro não diagnosticado e/ou uma suspeita de um diagnóstico como TAB por ex, um episódio maníaco mal esclarecido seria sim interessante essa pessoa procurar ficar atenta, mas antes de tudo saber o que aconteceu nessa crise psicótica há 20 anos atrás.

Especialistas

Patricia Barradas Batista

Patricia Barradas Batista

Médico clínico geral

Nova Iguaçu

Lara Balera Ferreira Pinto

Lara Balera Ferreira Pinto

Psicanalista

Londrina

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Zelia Carmo

Zelia Carmo

Psicanalista

Rio de Janeiro

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 89 perguntas sobre Transtornos Psicóticos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.