Uma pessoa que tem uma reação bem estranha de, ao tomar um susto, bater ou chutar a pessoa que a ass

15 respostas
Uma pessoa que tem uma reação bem estranha de, ao tomar um susto, bater ou chutar a pessoa que a assustou pode estar sofrendo ou sofreu qual problema psicológico?
Obrigada!
Olá! Essa pergunta não é uma daquelas que possui apenas uma resposta certa. Podem haver fatores que remetem a personalidade, a algum fator traumático, etc. No entanto, vale ressaltar que reações imprevisíveis a um susto são comuns, não há nada de anormal nesses comportamentos dentro desse contexto.

Agora, se o sofrimento estiver atrelado às consequências desse comportamento (e outros que podem estar ligados ao estresse ou preocupação), recomendo que busque um psicólogo para te auxiliar a identificar e lidar com essas situações. Abraço!

Olá, boa tarde! Sobre sua pergunta, a resposta é não necessariamente. As pessoas podem ter as reações mais diversas quando assustadas. Isso não exclui a possibilidade de existirem outras questões presentes e, para descobrir, é importante que seja feita uma avaliação adequada com um profissional da área.
Oi! Quando tomamos um susto, nossa reação é baseada no reflexo, ou seja, o estímulo não atinge o sistema nervoso central e o movimento involuntário é instintual (quando colocamos a mão em algo muito quente, por exemplo). Muito relacionado ao sistema de luta e fuga, que vem da nossa ancestralidade. Quando a reação é como a que você descreveu, o estímulo já foi percebido pela consciência e houve uma escolha em reagir assim, mesmo que muito rápida... O que gera uma reflexão sobre o comportamento! Por quais motivos está reagindo assim? Será que está sentindo algum tipo de ameaça? Será que existe algum sentimento de raiva junto? Estas respostas você pode e deve encontrar na psicoterapia. Portanto, não deixe para depois e entre em contato se sentir necessidade.
Bem. Partindo do princípio de que o susto é um mecanismo que alerta a pessoa para se salvar de uma possível ameaça, é possível que essa pessoa apenas esteja reagindo a uma ação imprevisível. Mas é importante avaliar se essa atitude acontece de forma exagerada a ponto de trazer danos pra sua convivência com outras pessoas. Nesse caso, seria interessante fazer uma visita a um profissional, um psicólogo, para investigar tais reações e sintomas. Espero ter ajudado.
Olá.. nao entendi muito bem sua pergunta. Sempre que nos assustamos, nosso reflexo é nos defender.. mas em que tipo de situação voce esta dizendo de susto? Reação bem estranha em relação ao que especificamente?
Traumas para cada pessoa tem um tipo de percepção.. uma pessoa pode se defender de varias formas e sim.. tudo envolve o que ela ja viveu em sua vida...
Olha, se por "reação estranha" você incluir que a pessoa tomou o susto, em sequência reconheceu quem a assustou e mesmo assim agrediu com chutes e socos, ocorre-me que pode ser que a relação entre ambas as partes esteja muito tensa ou pode ser que a pessoa que levou o susto tenha alguma dificuldade em controlar sua agressividade. No entanto, se a pessoa reagiu sem reconhecer aquele que o assustou ou este tenha sido um desconhecido, pode ser apenas o jeito dela de reagir ao susto e não haveria algo de patológico nisso.
Olá, cada um de nós reage a uma situação de susto de forma adversa, uns riem outros gritam ou choram e outros como o exemplo que você trouxe podem responder de forma agressiva e com raiva, enfim para saber lidar com essa reação é importante entender porque ela acontece, então sugiro buscar o acompanhamento com um psicólogo para avaliar melhor a situação. Abçs!
Olá! Eu diria que você é uma pessoa em reação de alerta constante. Fica com raiva depois do susto? Ansiedade e insônia também? Algumas reações (aquelas de defesa) são mais instintivas. Ou seja, não pensamos. Percebe-se depois o que aconteceu. Ou, secretamente, tem raiva da pessoa que deu o susto? Fique tranquila, pois você não está sozinha. Outras pessoas também experimentam situações parecidas. Os motivos é que podem variar. Se quiser enfrentar, conte comigo! Até mais!
Cada pessoa reage a uma situação de ameaça de maneira diferente mas se a reação após o susto a pessoa tiver dificuldade de controlar sua agressividade então pode se tornar um problema e ser reflexo de vivências anteriores. Um acompanhamento psicoterapeutico pode ajudar a compreender melhor essas reações. Um abraço!
Mecanismos de defesa são subterfúgios criados pelo ego (a concepção que todo mundo tem a respeito de si mesmo) diante de determinadas situações, com o objetivo de proteger a pessoa de prováveis dores, sofrimentos e decepções. Existem pelo menos quinze tipos de mecanismos de defesa conhecidos e explicados pelas teorias da psicologia. Entre eles, podemos citar: compensação, expiação, fantasia, formação reativa, identificação, isolamento, negação, projeção e regressão. Ressaltando que precisamos realizar uma anamnese mais profunda dentro o setting terapêutico.
É muito difícil dar um diagnostico com poucos dados, teria que fazer uma analise de todos os aspectos, apesar do susto ser uma reação automática de proteção.
Essa pessoa pode estar sofrendo de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). O TEPT é um transtorno de saúde mental que ocorre após uma pessoa ter experimentado ou testemunhado um evento traumático. Os sintomas incluem flashbacks, pesadelos, ansiedade, irritabilidade, medo e hipervigilância. A pessoa pode reagir de forma exagerada a estímulos inofensivos, como um susto, e pode ter dificuldade em controlar suas emoções. O tratamento inclui psicoterapia, medicamentos e outras formas de apoio.
Não. Bater ou chutar após receber um susto, por si só, não constitui um problema psicológico.
Como vai?
Uma reação de agressão física a um susto pode ser indicativa de diferentes problemas psicológicos ou emocionais. Aqui estão algumas possíveis explicações:
Reação de luta ou fuga: Quando uma pessoa é surpreendida ou assustada, o corpo pode entrar em modo de "luta ou fuga", onde instintivamente ela pode se sentir compelida a reagir de forma agressiva para se proteger.
Trauma ou experiências passadas: Uma reação agressiva a um susto pode ser um reflexo de experiências passadas de trauma ou abuso, onde a pessoa aprendeu a se defender fisicamente como uma forma de autopreservação.
Estresse ou ansiedade: Em algumas pessoas, o estresse crônico ou a ansiedade podem aumentar a reatividade emocional, levando a respostas exageradas a estímulos externos, como um susto.
Problemas de controle de impulsos: Dificuldades no controle de impulsos podem levar a reações impulsivas e desproporcionais a situações estressantes, como um susto.
Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT): Em casos mais graves, uma reação agressiva a um susto pode ser um sintoma de TEPT, um transtorno de saúde mental que pode se desenvolver após exposição a um evento traumático.
É importante notar que a agressão física não é uma forma saudável ou eficaz de lidar com o medo ou a ansiedade. Se alguém está experimentando reações agressivas a sustos com frequência, é importante procurar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para avaliação e suporte. O tratamento adequado pode envolver terapia para aprender estratégias de manejo de estresse e controle de impulsos, bem como abordar quaisquer questões emocionais subjacentes que possam estar contribuindo para a reação agressiva. Te desejo um feliz dia!!
@psicologia.veredas

Olá! Não necessariamente. Uma reação nem sempre possui um sentido coletivo. É importante ouvir a relação e o sentido que é dado também por aquele que reage. Abraço.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!