Uma pessoa que tem TOC pode ter tido TOC na infância e ao longo da vida simplesmente some, só que de

16 respostas
Uma pessoa que tem TOC pode ter tido TOC na infância e ao longo da vida simplesmente some, só que de repente volta na fase adulta, isso é possível?
Bom dia .Primeiro é importante ter claro se foi feito o diagnóstico na infância , considerando os sintomas de pensamentos obsessivos e o atos compulsivos .E se foi trabalhado na época . Porém , é possível sim que na fase adulta os sintomas voltem e precisa ser trabalhada a causa destes para o tratamento inclusive , com a ajuda de medicamentos em alguns casos . Estou a disposição.

Oi! Como vai? Sua pergunta é bem interessante mas a gente precisa avaliar as informações com mais detalhes. Você recebeu o diagnóstico na infância? Qual foi o tratamento realiza? Uma doença pode ficar sob controle e retornar em alguma fase da vida sim, mas é importante entender o diagnóstico e fazer uma avaliação atual! Espero ter ajudado!
Bom dia, é muito provável sim, sobretudo quando não cuidado, não tratado.
Estudos apontam que a abordagem terapêutica mais indicada neste caso é a terapia cognitivo-comportamental e a terapia focada no esquema com acompanhamento medicamentoso com psiquiatra.
O TOC pode diminuir a qualidade de vida da pessoa, por isso, cuide-se, vale a pena!
Precisamos saber se houve diagnóstico anterior. Em caso afirmativo, foi tratado? Se não a questão continua . Precisa ser tratada.
O TOC - Transtorno Obcessivo Compulsivo assim como todo transtorno, precisa de tratamento adequado, após diagnóstico. Você perguntou se seria possível ter sintomas do TOC na infância, esses sumirem e depois reaparecerem. Minha resposta é sim. Quando pensamos em um transtorno mental, por vezes, fica mais difícil o paciente entender o que acontece. Então, vou fazer uma analogia com a área médica. Se alguém tem um problema gastro (queimação) e não trata, esse problema pode "sumir" por algum tempo, isso não quer dizer que ele não exista. Basta que o paciente coma algo mais forte, como pimenta para que o sintoma de queimação volte. Acontece a mesma coisa com os problemas mentais, basta um gatilho para que os sintomas do TOC voltem. Esse gatilho pode ser um situação estressante, ansiosa ou angustiante. O TOC não tem cura mas, pode ser controlado com medicamento e terapia, caso esse seja seu diagnóstico. O primeiro passo é fazer uma consulta com um psicólogo e/ou neurologista para negar ou confirmar suas suspeitas.
No TOC nos pensamentos negativos tentam manter o controle através de regras, atenção aos pequenos detalhes. Além de serem muito cuidadosos e por isso acabam por repetir as ações com o objetivo de evitar erros - compulsões. O TOC pode evoluir para outros pontos como dificuldade em delegar tarefas. Dificuldade em lidar com frustrações, aborrecimentos e raiva entre outras questões.
Se isto está prejudicando seu dia e seu bem estar é importante buscar ajudar profissional desde o início, tanto psicológica como psiquiátrica.
Espero ter ajudado.
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Oi! Sim, é possível, precisa buscar ajuda profissional, terapia + medicação com o psiquiatra. Tenho horário disponível, se precisar. Abraço!
Olá! Sim, se vc já apresentou na infância o transtorno obsessivo compulsivo e foi tratado ou não, está sujeito a retornar em qualquer etapa da vida. O importante é buscar ajuda psicoterapêutica para melhor avaliar o quadro atual e dar continuidade ao tratamento. O TOC é um transtorno muitas vezes sistêmico. Como terapeuta de família, verifico que sempre há um membro da família de origem que apresenta o mesmo quadro. Busque logo ajuda. Há um dano muito grande na qualidade de vida dos pacientes e a tendência é diminuir a sua liberdade de ir e vir, de usufruir o prazer e a alegria. Estou a disposição. Abraço.
Olá! Quem tem toque também sente muito sofrimento. O conjunto de crenças e comportamentos compulsivos trazem junto uma história para cada paciente. Nessas histórias encontramos traumas, muitas vezes inconscientes. Se estes "nós" forem "desfeitos", se houver um reprocessamento e ressignificação das informações dolorosas e traumáticas, a tendência é que a experiência mental seja mais fluida, menos sofrida e até mesmo, pode-se ter uma nova experiência, mais saudável e leve, em termos de saúde mental. Eis o método para lidar também com quadros como o que você relata: Terapia EMDR + Pain Management.
É possível retornar os sintomas em qualquer fase da vida, se não foi devidamente tratado na infância, qualquer "gatilho" pode trazer de volta os sintomas. Considero importante a busca de uma psicoterapia para entender e analisar as causas desse comportamento que muitas vezes traz muitos sofrimentos.
Estou a disposição!
Bom dia, TOC pode ficar sob controle e retornar em alguma fase da vida, precisa procurar um psicólogo para saber se retornou, o que aconteceu nesses anos para trazer a tona e voltar ao tratamento..
Sim. Um diagnóstico da infância pode ter retorno na vida adulta. Por isso que falamos que em Transtorno Mental não existe cura, e sim remissão de sintomas. Daí a importância de um bom tratamento para que a pessoa consiga entender os detalhes do funcionamento do transtorno e observar os fatores que podem desencadear novamente (gatilhos) e, a partir da observação disso, buscar a ajuda necessária - ou em casos onde já tem autonomia a partir do que aprendeu com o tratamento, ter as ações necessárias. Sugiro que, nesse momento, você procure um profissional que consiga te apoiar no diagnóstico e tratamento correto. Atualmente as melhores evidências para o tratamento de TOC é com a Terapia Cognitivo Comportamental. Desejo que tudo corra bem!!!
Olá! Diferentes situações na nossa vida podem "ativar" respostas/comportamentos variados nossos, o que pode levar a ocorrer isso que você descreveu. Também é importante levar em consideração que um tipo de comportamento/dificuldade que nos causa sofrimento pode não ter sido completamente transformado no passado, e ressurgir por causa disso, até que seja transformado por completo. Fico a disposição para falar mais a respeito do processo. Abs!
Olá! É possível sim, mas é necessário uma avaliação melhor, para saber se houve diagnóstico, se foi feito e com foi o tratamento, etc. Procure um Psicólogo e pode ser necessário também um Psiquiatra. Fique bem!
Olá. O TOC é uma condição crônica e pode apresentar remissões e exacerbações em diferentes fases da vida. Fatores como estresse, mudanças de vida significativas, ou outras condições de saúde mental podem desencadear o retorno dos sintomas. Estudos mostram que cerca de 40% a 60% das crianças com TOC podem continuar a ter sintomas na idade adulta, embora a intensidade e a frequência desses sintomas possam variar ao longo do tempo. Sempre à disposição.
Olá!

O TOC pode ter uma natureza variável, com sintomas que podem diminuir ou se tornar menos evidentes em diferentes fases da vida. No entanto, esses sintomas podem retornar, especialmente se a pessoa enfrentar estresse significativo, mudanças importantes ou outras condições que possam exacerbar o transtorno.

É importante buscar uma avaliação adequada para entender a situação atual e explorar opções de tratamento que possam ajudar a gerenciar os sintomas de forma eficaz.

Se precisar de mais informações ou quiser conversar sobre como o tratamento psicológico pode ser útil, estou à disposição para ajudar.

Atenciosamente,
Catia Lopes

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!