Uma pessoa que sofreu Avc hemorrágico de tronco cerebral,onde morreram células, e está em coma,é

2 respostas
Uma pessoa que sofreu Avc hemorrágico de tronco cerebral,onde morreram células, e está em coma,é certo que nunca mais acordará e nem caminhará?
O tronco cerebral é uma parte muito delicada do nosso sistema nervoso central, com um tamanho relativamente pequeno, mas nele existem inúmeros centros nervosos que controlam funções vitais, além de ser um local por onde trafegam várias vias neuronais do cérebro para a medula e e vice-versa.

A recuperação neurológica depende do local exato e da extensão do dano. Na fase inicial do AVC hemorrágico temos a própria presença do sangue que comprime tecidos ao redor, que podem voltar a funcionar à medida que o sangue é reabsorvido.

Além do mais, por muitos dias ocorre um edema, ou seja, um inchaço na região afetada. Com a lenta redução desse inchaço, funções podem ir se recuperando.

Em algumas situações, mesmo com danos permanentes, outras áreas do cérebro podem assumir/compensar parte das funções da área lesada, amenizando os sintomas.

O fato é que a recuperação é lenta, mas muitas vezes nos surpreendemos com os resultados após semanas a meses, sob os cuidados de equipe especializada!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezado Sr (a), o AVC hemorrágico é reconhecidamente o subtipo de AVC de maior morbimortalidade, e especificamente o do tronco cerebral é sempre uma doença aguda de elevada gravidade, sendo muito comum o estado de coma na fase aguda (inicial). No entanto, mesmo neste contexto de prognóstico pouco favorável, há sim algumas chances do paciente ter recuperação funcional em médio a longo prazo, ou se seja de voltar a acordar e andar. Obviamente há muitos detalhes a serem verificados, já que cada paciente é um paciente único, e portanto, seria impossível responder sua pergunta sem o conhecimento do paciente em questão. Não perca as esperanças e sempre discuta tudo com os médicos responsáveis pelo paciente. Forte abraço.

Especialistas

Helga Cristina Dos Santos

Helga Cristina Dos Santos

Neurologista

Belo Horizonte

Barbara Aquino

Barbara Aquino

Neurologista

Natal

Nicelle de Morais Candez

Nicelle de Morais Candez

Neurologista

Natal

Felipe Port Rodrigues

Felipe Port Rodrigues

Neurologista

Porto Alegre

Nara Texeira Barbosa

Nara Texeira Barbosa

Neurologista

Joinville

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 372 perguntas sobre Acidente vascular cerebral (AVC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.