Uma pessoa que sofre de mudança constante de humor, vai do nível mais alto do ódio (as vezes agressiva),

19 respostas
Uma pessoa que sofre de mudança constante de humor, vai do nível mais alto do ódio (as vezes agressiva), até o momento de passividade que é como se nada tivesse acontecido. Isso é frustração ou precisa de acompanhamento psicológico?
Em entrevistas preliminares poder-se-á pensar numa hipótese diagnótica para direcionarmos o tratamento que pelo colocado é muito interessante um tratamento, não raro, interdisciplinar e que coloque o sujeito para se análisar.

Os dados apresentados configuram um fragmento de caso clínico impossível de diagnosticar e estabelecer estratégia de tratamento adequado. Procure um profissional (Psicólogo, Psicanalista ou Psiquiatra) para uma melhor abordagem do problema.
É muito vago afirmar se a frustração está te levando a ter sentimentos de ódio (por agressividade) à passividadedade ( por nada ter acontecido). Faça uma análise e tente lembrar de eventos que está contribuindo para as mudanças de comportamento. Consulte um clínico geral, passe por avaliação clínica e se nada estiver alterado, sugiro uma avaliação psicológica. Alteração de humor, pode ser por vários motivos, pra isso, é necessário conversar com um profissional presencialmente para te dar um parecer frente a sua história de vida. Espero ter ajudado!!! Estimo melhoras!!!

Forte abraço!!!
O motivo de estar escrevendo, é dejá um pedido de ajuda. Você está feliz como está?. Parece não estar satisfeita pelo retorno que vem tendo por sua instabilidade de humor, que você mesmo descreve ser intenso. A emoção é um sentimento primitivo,necessário, é o caminho mais rápido que uma informação chega ao cérebro, nosso centro de comando, mais é emburrecida por N razões uma é a impulsividade,que faz se feche as janelas da inteligência.
A falta de autoconhecimento, da razão, projeta a raiva no outro, ele é o problema,sem se aperceber do porque esta situação incomoda?, o que lhe toca? e a partir dessas premissas partir para uma solução mais acertiva. Um adulto saudável aprende a lidar com as frustrações, para ter uma vida em equilibrio, Caso contrário adoece corpo e mente e o ambiente, levando aos Transtornos Psi, como o próprio nome descreve. Seria bem bacana se procurasse ajuda, decobrir os motivos e assim desfrutar de você do outro e vice. versa.
É preciso ter mais clareza de como essas alterações acontecem, se a pessoa for exposta a situações que exigem uma resposta agressiva e depois a situações que exigem respostas mais passivas, podemos dizer que ela reage de acordo com o esperado. No entanto se o comportamento for exagerado ou deslocado do contexto é algo que exige maior atenção.
Recomendo uma avaliação psicológica para sanar essas dúvidas e poder trabalhar o assunto.
Olá !! O acompanhamento psicológico será interessante para rever o seu relacionamento , o que ele te trás , como ele te afeta ... Se você mesmo usou a palavra frustração para definir essas oscilações de humor , talvez seja algo mais da ordem dos seus sentimentos em si pela pessoa , do que algo até mesmo patológico ! Procure um profissional , ele poderá te ajudar a conhecer melhor a necessidade desses picos e conhecer melhor seus sentimentos
Ola!
Essa alteração de humor, do extremo ódio para a passividade, precisa ser vista por algum profissional da área de saúde mental (psiquiatra ou psicólogo).
Falo isso pensando em 2 coisas:
1) caso seja frustração, você não acha que é um pouco desproporcional? Indo de um extremo ao outro?
2) não importa se é devido a frustração ou outra coisa, fico pensando o que essa pessoa perde de interação/contato com amigos, familiares e até mesmo no âmbito profissional em decorrência desta oscilação.
Acredito que procurar ajuda seja útil em decorrência do sofrimento causado e sentido!
Espero ter ajudado!
Recomendo a priori avaliação psicológica para verificar presença de patologia.
Abraços.
Para responder a sua pergunta, será necessário consultas onde ocorrerão entrevistas visando fechar um diagnóstico. Há um leque de opções possíveis.
Bom dia!
Primeiro sugiro uma avaliação médica, com um clínico geral para verificar a ausência ou excesso de algum hormônio. Depois, uma avaliação com um psiquiatra e em seguida um psicólogo para acompanhamento e tratamento se necessário.
Abraços, Rejane Smith
Acho necessário avaliar melhor o contexto, frequencia e intensidade dos sintomas de irritabilidade e oscilações do humor apresentados. Acho necessário a avaliação psicológica e;ou psiquiátrica para este caso. Precisa-se esclarecer se é uma frustração, uma reação anormal ou um transtorno do humor.
Prezada Paciente,

Da forma como expõe a sua preocupação, não podemos descartar um diagnóstico compatível com Transtorno Bipolar - ou mesmo Ciclotimia.

Essa espécia de "montanha-russa" emocional provavelmente gera forte impacto em seus relacionamentos interpessoais, cria situações difíceis em seu trabalho, etc., o que interfere diretamente em sua qualidade de vida.

Hoje, entendemos a bipolaridade como um transtorno cujos sintomas variam desde a apatia até a euforia, caminhando por episódios de fúria (como o "nível mais alto de ódio", conforme narra), passeando por períodos de tristeza profunda.

É importante lembrarmos que a virtude está no meio termo - tal como salienta o provérbio em latim: "virtus in medium est". Portanto, precisamos estar sempre em busca do equilíbrio e não desistir jamais. O seu transtorno tem tratamento! Procure um Médico-Psiquiatra de sua confiança para, em um trabalho de parceira, atingir os seus objetivos de uma vida mais rica e feliz!

Andrea.
Independente de haver transtorno ou doença ou não, se a pessoa tem um sofrimento que atrapalha a vida pode se beneficiar da psicoterapia. Vale à pena tentar.
Bom dia!

Acredito que o que está passando, seja um sofrimento . Sugiro que procure um profissional, medico psiquiatra. Onde o mesmo irá avaliá-lo e encaminhá-lo para uma avaliação e tratamento com psicólogo (a).

Abraços,
Rosa-psico
É bom avaliar a frequência com que ocorre e principalmente o contexto e a situação na qual a pessoa esta passando, um estresse psicológico pode gerar esse tipo de transtorno, procure qual a razão que afeta o emocional e elabore isso.
Oi! Aconselho você fazer uma consulta com um médico geral para saber se tudo está funcionando direitinho no seu organismo. E em paralelo, procure um psicólogo e um psiquiatra para acompanhar seu tratamento. Boa sorte! Um abraço!
O diagnóstico de depressão contém uma série de sintomas, que precisam persistir por um tempo. Portanto, recomendaria que procurasse um psicólogo ou psiquiatra para que possa, a partir dos atendimentos, ter mais subsídios para orientá-la. Caso confirmado o diagnóstico, a depressão leve a moderada pode ser tratada apenas com psicoterapia, e a grave há a necessidade de adicionar a terapia medicamentosa. Neste caso, o médico psiquiatra considera o quadro clínico da gravidez e o período da gestação para definir a melhor terapêutica visando não por em risco a criança.
Espero ter ajudado e me coloco à disposição no que puder.
Abraços.
Veja bem.
Não podemos fazer uma avaliação superficial dos fatos expostos, pois somos subjetivos, com sentimentos que envolvem medos, traumas, lembranças e uma série de coisas que não conseguimos mensurar, muitas vezes.
Definir um diagnóstico desse modo, com essas poucas informações é praticamente impossível. Somos seres complexos e precisamos de investigação, de um olhar e uma escuta mais atentos aos sinais e sintomas que se apresentam à nós...as sutilezas que nos acompanham não permitem uma análise tão breve...
Tais sintomas relatados por você, carecem de muita observação e Psicoterapia, pois eles vão ( e são) muito além do que você diz...

Abraços Fraternos.
Em reposta a ultima colocação, sim uma pessoa nesta situação precisa de tratamento psíquico. Quanto a questão da mudança constante do humor, pode caracterizar um transtorno e somente com uma avaliação terapêutica pode-se identificar o tipo de transtorno e o tratamento indicado. Se esta pessoa é você, procure um especialista. Se for outra pessoa, converse a respeito e sugira uma avaliação terapêutica.