uma pessoa que possuí disfunção cognitiva obrigatoriamente tem TDAH ?

11 respostas
uma pessoa que possuí disfunção cognitiva obrigatoriamente tem TDAH ?
Olá! Embora o TDAH seja um transtorno cognitivo, isso não significa que todas as pessoas que possuem um transtorno tem TDAH.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em se tratando das questões neurológicas, psíquicas, emocionais e humanas, de um modo geral, não existem regras. Porque cada ser humano é único e singular. No entanto, a capacidade de concentração vai melhorar muito se a pessoa tiver envolvida afetivamente na atividade que estiver executando! Procure encontrar algo que possa gostar naquilo que estiver fazendo. E de repente, perceberá que estará concentrado!
Um abraço,
Léa
Não necessariamente , outros transtornos podem apresentar deficiências em competências cognitivas que são nossa capacidade mental de aprender e funcionar em sociedade! Tais competências como memória e atenção , possibilitam um aprendizado de qualidade quando não apresentam algum déficit ! Dificuldades cognitivas podem ser observada é diagnosticadas em diversos outros transtornos e não somente no TDAH!
Tudo bem ? as informações são insuficientes para uma resposta um pouco mais precisa. Mas importante relatar que as disfunções podem ser ocasionadas por lesões cerebrais e causar déficits ou ainda podemos ter um déficit em alguma função ( linguagem, atenção, memoria, visuoespacial)que pode nos levar a algum transtorno seja, TDAH, Transtornos de aprendizagem (discalculia, disgrafia, dislexia), depressão, transtorno bipolar etc.No caso, uma pessoa com TDAH teria um deficit cognitivo atencional, memoria operacional, com prejuízo das funções executivas. Nesse sentido sugiro que busque a ajuda de uma profissional qualificado que possa, através de uma boa anamnese, avaliar e te orientar para o melhor tratamento.
Olá entendo que esteja preocupado.
Cognição é a capacidade que um indivíduo tem de aprender, memorizar,a disfunção é quando há falhas na execução de tarefas cognitivas simples.
Todas as funções executivas tem algum tipo de relação com situações onde o “comando” e “controle” são necessários, assim poderão serem vistas como as grandes condutoras de todas as habilidades ognitivas, Estão diretamente relacionadas a comportamentos auto-organizadores e voluntários. São necessárias para lidar com todas as exigências práticas da vida, bem como enfrentar o stress e manter relacionamentos.
As disfunções Cognitivas são uma marca central do TDAH, tanto que muitos especialistas da area, consideram ser de está a origem principal do transtorno, segundo essa concepção, a essência do THAH estaria em falhas no controle inibitório.
Espero que eu tenha lhe ajudado.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Certamente disfunção cognitiva não implica em quadro de TDAH. Uma gama de situações podem cursar com prejuízo intelectual, desde alterações de sono, hipoglicemia, anemia, outras condições clínicas, além de Quadros de Depressão, Ansiedade, Transtorno Bipolar, entre outras. Cabe uma avaliação cuidadosa para elucidação da causa do déficit em questão, e proposição de tratamentos.
Transtornos e distúrbio, síndromes e patologias... São várias nomenclaturas que devemos ter cuidado aí usar... nem sempre uma coisa está atrelada a outra... por isso avaliações devem ser feitas por profissionais capacitados...

Uma pessoa e bem avaliada pode ser bem orientada.
Olá!Não necessariamente. Existem inúmeros tipos de disfunções cognitivas e de diferentes níveis.Importante avaliar para definir se há necessidade de tratamento e/ou reabilitação e qual intervenção seria mais adequada. Espero ter ajudado.Abraços!
Os déficits cognitivos podem vir ou não acompanhados por agitação psicomotora, o que não necessariamente se configura em TDAH.
Olá. TDAH surge geralmente na infância.A criança continua com as dificuldades, àquelas que se relacionam com a cognição e com a falta de concentração até para transportar um prato ou uma xícara. Toma banho e deixa o chuveiro aberto, e assim vai.Elas não aprendem, porque o desejo deles não é esse. A TDAH invade os consultórios, como uma marca.E não estamos atentos para esse quadro, tratando apenas o sintoma.Por trás de uma criança dispersa tem sempre uma história que nós não queremos contar! Pode crer com certeza, nem sempre!!
São várias os transtornos cognitivos, tdah é apenas um deles. Para um diagnóstico melhor designado é sempre melhor consultar um bom psiquiatra

Especialistas

Andressa Lehmann

Andressa Lehmann

Psicólogo

Rio de Janeiro

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 441 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.