uma pessoa que nunca teve um surto agudo de esquizofrenia pode ser diagnosticada com sintomas mais brandos

5 respostas
uma pessoa que nunca teve um surto agudo de esquizofrenia pode ser diagnosticada com sintomas mais brandos e histórico da doença na familia ?
Atualmente existem alguns serviços especializados que utilizam uma classificação chamada UHR - ULTRA HIGH RISK, para pessoas que tem potencial de desenvolver esquizofrenia. Existem 4 tipos de classificação e uma delas envolve apenas sintomas brandos e genética positiva. Apesar de receber inúmeras criticas principalmente de profissionais na área não médica, estas classificações tem sido bastante úteis para impedir a progressão de sintomas brandos, que ainda não são esquizofrenia, para sintomas graves e agudos, que serão inevitavelmente classificados como esquizofrenia. Alguns pesquisadores chegam a comparar esse processo como a evolução de lesões pre-cancerosas que evoluem até um câncer incurável, quando são tratadas no inicio. Diversas estratégias estão sendo utilizadas para o tratamento destas pessoas, com medicamentos, suplementos e psicoterapia.
No ceara, o HSMM é referência e possui um ambulatório especializado nestes casos. a disposição

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Do ponto de vista da análise, o analista, a partir das entrevistas iniciais, pode estabelecer um diagnóstico diferencial mesmo que não tenha havido o desencadeamento (surto). Isso é possível por conta da maneira como o sujeito estruturado numa psicose (esquizofrenia, no caso) se relaciona com a linguagem, os ideais, as maneiras como se identifica, entre outros fatores. Portanto, o acompanhamento com um profissional que já tenha experiência com psicoses poderia possibilitar uma melhor vivência com as implicações da estrutura psicótica e, principalmente, evitar um provável desencadeamento. Espero ter ajudado.
Concordo com o colega Henrique, e o serviço mais preparado para lidar com questões no campo da Psicose chama-se CAPS III.
Para a psicanálise a psicose é estrutura . Ou seja pode ser que nunca tenha havido uma crise ,mas por algum motivo conflituoso seja desencadeado um surto..


Att: Roberta Araújo
Psicóloga / Psicanalista
Pode sim, para a Psicanálise, dependendo de como o paciente interage, manifesta seus pensamentos, articula sua linguagem, pelo encadeando de pensamentos, associação de ideais, é possível perceber se o paciente tem ou não traços esquizóides ou esquizofrênicos, o quanto antes buscar ajuda, será melhor.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição.
Abraço
Vera Pelizzari

Especialistas

Patricia Barradas Batista

Patricia Barradas Batista

Médico clínico geral

Nova Iguaçu

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Manuele Eloy

Manuele Eloy

Psiquiatra

Anapu

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 90 perguntas sobre Esquizofrenia E Transtornos Com Características Psicóticas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.