Uma pessoa que ja é deficiente visual, ela pode ter A doença da Charles bonnet?

1 respostas
Uma pessoa que ja é deficiente visual, ela pode ter A doença da Charles bonnet?
Sim, esta é a condição ideal para esse diagnostico, desta síndrome, ja que o paciente apresenta alucinações visuais , na ausência de doenças psiquiátricas, fiz um resumo para um melhor entendimento.
Em 1769, o filósofo e naturalista suíço Charles Bonnet
relatou o caso de seu avô, Charles Lullin, de 89 anos, que
apresentava cegueira por catarata, o qual relatava a visão (não
aceitas como reais) de homens, mulheres, pássaros e construções, que variavam de tamanho, forma e lugar. Com a exceção
da cegueira, não apresentava quaisquer outros problemas de
saúde ou déficits cognitivos. O próprio Bonnet, anos mais
tarde, apresentou deterioração visual e percepções visuais
semelhante às notadas por seu avô(1-5). Várias descrições sucederam-se e a condição ficou conhecida como síndrome de
Charles Bonnet.

A SCB está intimamente relacionada com pacientes que
têm comprometimento visual de diversas origens. Ela tem sido
associada com doenças oftalmológicas como glaucoma,
degeneração macular relacionada à idade, catarata, arterite temporal.
secundário a tumores da hipófise e lesões corticais. Há
relato de sua associação com uso de colírio de T. brimonidina.
Em um estudo com pacientes glaucomatosos, foi diagnosticada SCB em 11 pacientes, que representavam 12,3% da
população estudada. Nenhum dos pacientes necessitou de
tratamento após a orientação médica da origem e natureza de
suas alucinações

Dessa forma, o oftalmologista tem um papel fundamental
na triagem e avaliação diagnóstica destes pacientes, através
do questionamento direto sobre sintomas alucinatórios, para
pacientes idosos com baixa acuidade visual. Estes necessitam
de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo neurologistas e psiquiatras, para excluir doenças que possam apresentar
sintomas semelhantes. O diagnóstico precoce e a informação
sobre a doença são essenciais para o alívio do sofrimento dos
pacientes com a síndrome de Charles Bonnet.