Uma pessoa que foi criada num lar de brigas, discussões, onde tudo era motivo de reclamação, castigo

17 respostas
Uma pessoa que foi criada num lar de brigas, discussões, onde tudo era motivo de reclamação, castigos, violência. E um ambiente mto conservador, cm pais tóxicos!
Isso repercute no relacionamento amoroso? A pessoa fica insegura? C medo?
Sim, nossa primeira infância de 0 a 7 anos, absorvemos tudo que nós é passado, e mais que isso, vivenciado . Todos os eventos vividos tem uma carga energética que fica impressa em nós. É necessário um trabalho bem feito para a pessoa se libertar desse aprisionamento, e a partir daí ter novas escolhas libertadoras.

Sim, pode repercutir. Por isso, é importante ter conversas no seu relacionamento, a fim de conhecer quem está com você, identificar e avaliar se a dinâmica do relacionamento amoroso difere do relacionamento com seus pais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Certamente, a história que você compartilhou reflete um ambiente familiar desafiador, e é compreensível que você esteja interessado em explorar como essas experiências podem impactar os relacionamentos amorosos. Vamos considerar isso através da lente da psicanálise.

Imaginemos essa pessoa, que chamaremos de Maria, que cresceu em um lar permeado por brigas, discussões e violência. O ambiente conservador e tóxico, onde tudo era motivo de reclamação e castigos, pode ter gerado um contexto emocional complexo para Maria.

Na psicanálise, olhamos para o desenvolvimento da personalidade a partir das experiências infantis, e é possível que as interações familiares tenham moldado a maneira como Maria percebe e se relaciona com o amor. O constante clima de tensão pode ter deixado Maria mais propensa à insegurança e ao medo em seus relacionamentos.

A figura dos pais desempenha um papel crucial na formação da psique, e se essa figura é associada a comportamentos tóxicos, Maria pode carregar consigo uma bagagem emocional significativa. A insegurança pode se manifestar como uma resposta natural a situações que remetem ao ambiente hostil de sua infância, e o medo pode ser uma reação protetora diante da possibilidade de repetir padrões prejudiciais.

É importante reconhecer que as experiências passadas podem criar padrões de pensamento e comportamento que persistem na vida adulta. O trabalho psicanalítico oferece um espaço seguro para explorar esses padrões, entender suas origens e buscar formas de transformá-los.

Maria pode encontrar na psicanálise uma oportunidade de desvendar as camadas mais profundas de sua psique, identificar os mecanismos de defesa que desenvolveu para lidar com o ambiente familiar difícil e, assim, abrir espaço para novas possibilidades nos relacionamentos amorosos. Ao compreender e integrar essas experiências, Maria pode trabalhar na construção de relações mais saudáveis, baseadas em um entendimento mais profundo de si mesma e de suas necessidades emocionais.

Espero ter te ajudado. Estou a disposição para eventuais dúvidas.
Grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento para dificuldade de relacionamento de casal, familiar e profissional - R$ 150
É inviável definir se qualquer pessoa que passe por essas vivências venha a ter problemas em seus relacionamentos afetivos. Cada ser humano é um fenômeno único e irrepetível, portanto, cada qual irá responder e corresponder às suas vivências de acordo com suas particularidades, com suas potencialidades, que podem e merecem ser aprimoradas, através de um processo psicoterapêutico que possa ajudar a olhar para essas vivências, suas consequências e interferências (insegurança e medo, nesse caso) no momento presente. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Olá como meus colegas considero que nós somos influenciados pelo ambiente em que fazemos parte, ou seja somos sim influenciados em nossas atitudes pelo meio em que vivemos. Repercutindo em diversas áreas da vida, a recomendação é que busque acompanhamento psicoterápico que possa ajudar nos sentimentos que são mais difíceis de lidar. Buscar ajuda é cuidar da sua saúde mental. Me coloco a disposição.
Olá! Sim, as relações, principalmente as primeiras da nossa infância influenciarão na nossa forma de estar no mundo, ou seja, como funcionamos em nossos relacionamentos, como pensamos e agimos. Falando pela visão psicanalítica o medo e a insegurança que cita seriam sintomas que são saídas para organizarmos nossas questões e dizem sobre como nos estruturamos diante das nossas experiências traumáticas, sendo assim, cada um vai desenvolver uma forma de lidar com o trauma de viver em um lar tóxico, podendo apresentar medo e insegurança, mas também outros sintomas. Por isso é importante a busca por terapia para que haja um espaço de escuta e acolhimento, possibilitando que essas questões sejam trabalhadas!
Bom dia. Sim, o ambiente influencia nossa forma de ser no mundo, principalmente questões traumáticas vivenciadas na primeira infância. O medo e insegurança que tem sentido atualmente podem estar relacionadas a uma defesa, mas é possivel lidar com isto em um processo terapêutico, você não precisa viver assim e trazer resquícios do que vivenciou para seu relacionamento atual. Me coloco a disposição para conhecer meu trabalho. Um abraço @psiluanamarys
Olá, bom dia! Sim, é possível. Tudo que vivemos e experimentamos nos fazem ser quem somos e como agimos e vemos o mundo. Porém, a boa notícia é que não estamos presos a sermos de uma forma ou de outra para sempre, é sempre possível uma mudança, pois estamos sempre vivendo e experimentando novas situações e relacionamentos. Assim, é possível novas formas de ser e estarmos no mundo que nos causem menos sofrimento. No entanto, se esses sintomas persistirem e/ou ficarem difíceis de lidar, afetando a sua vida negativamente, aconselho você a procurar a ajuda de um Psicólogo para uma avaliação e acompanhamento.
A Psicoterapia poderia te ajudar, pois é um momento reflexivo, onde será possível entender melhor os seus pensamentos, as suas emoções, as situações vividas por você e os sentidos envolvidos que estejam causando esses sintomas.
Através do autoconhecimento é possível encontrar outros caminhos para lidar com as questões que nos afligem, em busca de uma melhor qualidade de vida. Espero ter te ajudado!

Olá! Sim, é muito provável que terá influência nos futuros relacionamentos dessa pessoa. No relacionamento que se estabelece com os pais ou cuidadores próximos que a criança desenvolve algumas competências emocionais e comportamentos dentro da relação. Se ela entende que o "normal" dentro de uma relação são comportamentos explosivos, pessoas instáveis e controle obsessivo pode entender que os relacionamentos são assim, e acabar relacionando-se com pessoas que acabam trazendo a mesma dinâmica. Os sentimentos de insegurança e medo são importantes termômetros e podem estar relacionados tanto a variáveis que estão presentes na relação neste momento quanto a questões da história de vida dessa pessoa e que se manifestam na relação naquele momento. Abraços.
Olá! Sim, certamente sua história de vida e o contexto em que você se desenvolveu fazem parte do que você é hoje. Muito provavelmente um ambiente tóxico e traumático como você citou vai gerar dores muito profundas, que possivelmente vão repercutir em relacionamentos (não só amorosos) difíceis. Mas isso não significa que a pessoa necessariamente ficará insegura e com medo, pois cada pessoa é única. Tudo depende do significado que cada um atribui àquilo que está vivendo. E isso é bem interessante, porque a pessoa pode ressignificar aquilo que viveu, e, assim, descobrir novas formas de se relacionar com as pessoas. E o que eu quero dizer com isso? Que é possível, sim, que no momento, essa pessoa que você citou, esteja se sentindo insegura e com medo em suas relações, devido a uma história de violência, mas que esses sentimentos podem ser cuidados e ressignificados. Vale a pena se cuidar!
Sim, porém não como se poderia pensar. Alguém que cresceu em um ambiente como o descrito pode, na verdade, apresentar medo, grande autoconfiança, ou qualquer outra característica de personalidade. Entretanto, uma família em que a autoridade está lastreada em supervisão e em força bruta deixa de promover uma assimilação sadia de regras e normas. É sabido que o desejo individual tem por base tal assimilação. Um desejo desestruturado acarreta um caráter nervoso e soluções parciais para os dilemas maiores da vida, amor e trabalho. O relacionamento com as pessoas passará normalmente ou por tentar controlá-las, ou por procurar causar preocupações a outrem.
Olá! Sim, um ambiente familiar tumultuado, com brigas, violência e padrões tóxicos, pode impactar significativamente o desenvolvimento emocional e a segurança emocional de uma pessoa. Pode resultar em insegurança, medo e dificuldades nos relacionamentos amorosos. Traumas do passado podem influenciar a forma como a pessoa lida com a intimidade e confiança. A abordagem terapêutica pode ser valiosa para explorar essas experiências e desenvolver estratégias saudáveis para relacionamentos futuros. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Sim, sofremos influencia do ambiente, somos o espelho daquilo que vivenciamos, principalmente na infância. A insegurança pode estar relacionada a forma como os teus pais falavam com você, ou te tratavam ou ate mesmo pelas experiencias que viveu ou viu. Importante você iniciar sua Psicoterapia para que não adoeça emocionalmente e fisicamente. E também para não repetir comportamentos tóxicos nas suas relações sejam elas amorosas ou não.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130

Sim, a criação em um ambiente familiar marcado por brigas, discussões constantes, violência e um conservadorismo excessivo pode deixar marcas profundas no desenvolvimento emocional de uma pessoa e influenciar seus relacionamentos amorosos. Na terapia cognitivo-comportamental (TCC), reconheceríamos que essas experiências podem gerar inseguranças e medos que afetam a forma como a pessoa se vê e interage com os outros.
Um terapeuta cognitivo-comportamental ajudaria a identificar e desafiar crenças disfuncionais enraizadas durante a infância, desenvolvendo habilidades de comunicação saudáveis, gerenciando o estresse e a ansiedade associados ao medo de intimidade e construindo relacionamentos mais gratificantes e equilibrados. Por meio da terapia, você aprenderia a reconhecer como sua história de vida moldou seus padrões de pensamento e comportamento, capacitando-o a fazer escolhas mais conscientes e saudáveis em seus relacionamentos futuros.
Espero ter ajudado e sigo a disposição. Um abraço.
Olá... Sim, um ambiente familiar tão nocivo, pode ter repercussões significativas nos relacionamentos amorosos de uma pessoa. Alguém criado em um lar assim pode desenvolver insegurança, medo e dificuldades em confiar nos outros. A exposição constante a discussões, reclamações e violência pode modificar a forma como essa pessoa percebe relacionamentos e como lida com conflitos interpessoais. Pode ter dificuldade em estabelecer vínculos saudáveis, sentir-se constantemente ameaçada ou ter medo de ser abandonada, entre outros desafios emocionais. Essas experiências podem influenciar profundamente a maneira como a pessoa se relaciona afetivamente no futuro. Por isso tão necessário acompanhamento com psicológico para obter melhor qualidade de vida e saúde mental.
Olá! Tudo o que vivenciamos na nossa infância repercute sim na vida adulta. Mas não existe uma certeza absoluta de que você possui dificuldade nos relacionamentos hoje por conta do que ocorreu na sua infância. É de extrema importância que você consiga compreender os fatos de forma separada. Primeiramente o que aconteceu na sua infância e de que forma isso repercutiu na vida adulta e quais são as emoções que você sente relacionadas a sua vida amorosa atual. Com relação ao passado não temos a possibilidade de mudar o que aconteceu, mas é possível darmos um novo significado a tudo e fazer a mudança acontecer no presente. Através da psicoterapia você terá a oportunidade de compreender melhor o que viveu e fazer a conexão com o momento atual. Saiba que existem técnicas para que você consiga desenvolver a autoconfiança e autoconhecimento e assim lidar melhor com suas emoções e relacionamentos.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Muitos psicólogos concordam que no nosso desenvolvimento pessoal, carregamos VÁRIOS TRAÇOS do lar onde crescemos por se tratar do ambiente onde APRENDEMOS A NOS RELACIONAR. Mesmo que reconhecemos os TRAÇOS NEGATIVOS das pessoas onde crescemos, temos uma tendência a buscar AS MESMAS demonstrações de afeto cultivadas dentro desse ambiente, por mais que esse afeto esteja CARREGADO de outros comportamentos NEGATIVOS. É a forma com que APRENDEMOS que o afeto é demonstrado, portanto, buscamos ele da mesma maneira SEM PERCEBER. Muitas vezes considerando "não verdadeiro", QUANDO NÃO APRESENTAM os defeitos que somos acostumados. Por isso é essencial o tratamento psicológico no desenvolvimento das capacidades de relacionar-se. Espero que tenha ajudado a entender a relação: família<=>relacionamento amoroso.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 130

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!