Uma pessoa que esteve saudável a vida toda , de um momento para outro pode vir a sofrer de demencia

7 respostas
Uma pessoa que esteve saudável a vida toda , de um momento para outro pode vir a sofrer de demencia ?
Na realidade existem formas mais agudas de demência sim. As causadas por príons e mesmo após um acidente vascular cerebral.

De forma geral, a demência não aparecem de uma hora para outra. Costuma se desenvolver gradativamente, pois consiste em um declínio progressivo da capacidade intelectual. O que pode acontecer é a falha de outros indivíduos de perceber algo estranho, dando a impressão de que a doença foi desenvolvida da noite para o dia.
Não é a regra mas pode acontecer. Existem casos de declínios cognitivos onde os sintomas são muito parecidos com os das demências porém decorrentes de doença na tireóide. Importante consultar um neurologista para um diagnóstico mais preciso.
Pode acontecer. Mas também é comum as pessoas negligenciarem os sinais do declínio cognitivo e não buscar prevenção ou manutenção da saúde.
Olá. Na verdade o curso de uma demência pede um "lento e gradual" declínio das funções cognitivas do acometido. Seu questionamento não deixa claro se essa realidade está sendo vivenciada por você ou por pessoas próximas, mas independente do contexto, é válido salientar que o reconhecimento de tais sinais e sintomas é algo de escopo de profissionais da saúde mental; habitualmente os familiares demoram em reconhecer os sinais iniciais da condição. Atenciosamente, Rockson Pessoa
Prezado!
Se você começar a perceber algum prejuízo em sua vida diária, è um sinal para você procurar ajuda de um Neurologista ou psiquiatra e Neuropsicólogo para investigar todas às funções cognitivas.
Atenciosamente
Monica Araujo
Infelizmente sim. Mas é necessário saber como é esse de uma hora para outra. A demencia é uma doença progressiva, portanto não costuma se instalar de uma hora para outra. Os sintomas vão piorando. Existem sim demencias rapidamente progressivas, mas são mais raras. O importante é procurar o médico e fazer todos os exames para descartar qualquer causa metabólica ou orgânica (infecções, faltas de vitamina, alteraçoes metabolicas e glandulares, etc), exames de imagem. Descartadas as causas organicas faz-se avaliação neuropsicológica para avaliar todas as funçoes cognitivas. Abraço