Uma pessoa que esteve saudável a vida toda , de um momento para outro pode vir a sofrer de demencia

7 respostas
Uma pessoa que esteve saudável a vida toda , de um momento para outro pode vir a sofrer de demencia ?
Na realidade existem formas mais agudas de demência sim. As causadas por príons e mesmo após um acidente vascular cerebral.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
De forma geral, a demência não aparecem de uma hora para outra. Costuma se desenvolver gradativamente, pois consiste em um declínio progressivo da capacidade intelectual. O que pode acontecer é a falha de outros indivíduos de perceber algo estranho, dando a impressão de que a doença foi desenvolvida da noite para o dia.
Não é a regra mas pode acontecer. Existem casos de declínios cognitivos onde os sintomas são muito parecidos com os das demências porém decorrentes de doença na tireóide. Importante consultar um neurologista para um diagnóstico mais preciso.
Pode acontecer. Mas também é comum as pessoas negligenciarem os sinais do declínio cognitivo e não buscar prevenção ou manutenção da saúde.
Olá. Na verdade o curso de uma demência pede um "lento e gradual" declínio das funções cognitivas do acometido. Seu questionamento não deixa claro se essa realidade está sendo vivenciada por você ou por pessoas próximas, mas independente do contexto, é válido salientar que o reconhecimento de tais sinais e sintomas é algo de escopo de profissionais da saúde mental; habitualmente os familiares demoram em reconhecer os sinais iniciais da condição. Atenciosamente, Rockson Pessoa
Prezado!
Se você começar a perceber algum prejuízo em sua vida diária, è um sinal para você procurar ajuda de um Neurologista ou psiquiatra e Neuropsicólogo para investigar todas às funções cognitivas.
Atenciosamente
Monica Araujo
Infelizmente sim. Mas é necessário saber como é esse de uma hora para outra. A demencia é uma doença progressiva, portanto não costuma se instalar de uma hora para outra. Os sintomas vão piorando. Existem sim demencias rapidamente progressivas, mas são mais raras. O importante é procurar o médico e fazer todos os exames para descartar qualquer causa metabólica ou orgânica (infecções, faltas de vitamina, alteraçoes metabolicas e glandulares, etc), exames de imagem. Descartadas as causas organicas faz-se avaliação neuropsicológica para avaliar todas as funçoes cognitivas. Abraço

Especialistas

Gabrielle Ellen Rodrigues Grinblat

Gabrielle Ellen Rodrigues Grinblat

Terapeuta ocupacional

São Paulo

Milene Freitas

Milene Freitas

Neurologista

Governador Valadares

Luciana Rocha

Luciana Rocha

Psiquiatra

Cuiabá

Carlos Macedo

Carlos Macedo

Médico clínico geral

Recife

Ariane Maria Carmelin

Ariane Maria Carmelin

Geriatra, Médico clínico geral

São Manuel

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.