Uma pessoa que é mais introvertida também consegue arrumar namorada, casar, ter filhos, assim como a

17 respostas
Uma pessoa que é mais introvertida também consegue arrumar namorada, casar, ter filhos, assim como as pessoas extrovertidas conseguem?
Olá, Bom dia. Sim, certamente. O que determina o sucesso de uma relação e um casamento não é a introversão (timidez) e introversão, e sim, a atração física, o interesse, as qualidades, a admiração. E entenda por qualidades que a timidez pode ser uma delas. Existem pessoas que se atraem por pessoas tímidas e mais reservadas. Se esse é seu caso, sugiro procurar uma terapia caso sua timidez e introversão estejam impedindo você de se relacionar. Não há problema nenhum em ser reservado, e isso não é impeditivo para pessoas se interessarem por você. Mas se você sente que sua timidez é um impeditivo para você, se está interferindo em sus atitudes e comportamentos em sua vida amorosa, impedindo você de aproveitar bons momentos ao lado de alguém especial e deixando de conhecer melhor esse alguém por quem se sente atraída(o), é interessante buscar auxílio profissional. A psicóloga pode te ajudar a ser mais confiante nas relações com o outro.

Oi, como vai? Nossa sociedade ocidental, em linhas gerais, é muito mais extrovertida do que introvertida. Este fato causa um certo desconforto ou desadaptação do introvertido nesta realidade social. Parece que ele deve fazer um esforço muito grande para se sentir pertencido nos grupos... Muito comum também as pessoas confundirem introversão com timidez, são coisas completamente distintas e que a gente pode conversar sobre isso em outro momento. No entanto, fique tranquilo em relação a essa questão, pois você pode encontrar uma pessoa que entenda como funciona a sua personalidade (e você a dela) e o relacionamento acontecer e perdurar. Muito importante você conseguir falar disso com a outra pessoa, legitimando o que sente e encontrando confiança recíproca. Qualquer coisa, entre em contato! Abraço
Olá! Culturalmente há uma tendência a relacionarmos sucesso tanto profissional quanto pessoal a uma personalidade mais extrovertida, o que acaba gerando o sentimento de inadequação nas pessoas mais introvertidas. Introversão, no entanto, não necessariamente está atrelada a autoestima, autoconfiança, assertividade. Ser mais introvertido não implica não conseguir se relacionar. Talvez seja interessante entender que se existem outras questões que possam estar dificultando seus relacionamentos. Um abraço
Olá! Conforme dito pelos colegas acima, uma personalidade introvertida não te torna incapaz de se relacionar amorosamente. Com um acompanhamento com psicóloga você pode aprender a se relacionar melhor e também explorar outras questões que podem interferir no campo amoroso. Abraço!
Olá, tudo bem? É possível sim, o mais importante para estabelecer um relacionamento saudável é uma comunicação clara, independentemente da personalidade de cada parte. Conversando com a pessoa, desenvolve-se um respeito mútuo sobre como cada um se sente mais confortável. Como o Ricardo comentou, timidez e introversão são diferentes, e se o seu caso for de timidez e esteja te atrapalhando na socialização, a terapia pode te ajudar a desenvolver certas habilidades sociais para lidar com essa questão.
Olá, espero que esteja tudo bem com você. Como já foi esclarecido pelos colegas, sua personalidade não te torna incapaz de nada. O fortalecimento do seu psicológico é que te dá mais segurança e tranquilidade para encarar situações mais difíceis, assim como socializar ou namorar pode ser para você. O acompanhamento psicológico com um/a psicólogo/a está diretamente ligado a esse fortalecimento, pois estar em terapia pode te ajudar muito em um desenvolvimento pessoal e social, por exemplo. Estou a disposição! Um abraço.
Isso não é uma regra, mas por minha experiência, pessoas com personalidade introvertida tem uma tendência maior de autoestima baixa, e provavelmente essa seja a questão que está em pauta.
Procure fortalecer sua autoestima acima de tudo e tenho certeza que se sentirá mais forte para encarar as situações da vida, relações e relacionamentos.
Olá! Como muitos falaram acima, ser introvertido não te impede de se relacionar de maneira saudável e leve. Contudo, é importante se conhecer e não deixar que a introverão lhe atrapalhe e te impossibilite de se relacionar. Procure ajuda psicológica para se conhecer melhor e investir em seu potencial e assim encarar as dificuldades e desafios que a vida lhe oferecer.
Mas, no que se refere ao amor, é comum que as pessoas introvertidas tenham que enfrentar dificuldades típicas deste traço de personalidade. Na adolescência podem chegar a pensar que não têm nada a fazer diante do brilho e da luminosidade deslumbrante dos extrovertidos. Durante um tempo, habitam cantos silenciosos das últimas fileiras de onde observar o mundo em calma e discrição.
Oi! Sim, pode conseguir. Vai depender de como você enxerga a situação, e o quanto vai se permitir atuar em si mesmo, ali, onde você pode transformar algo. Geralmente, nós mesmos ficamos presos nas nossas próprias crenças, no nosso próprio passado, nas nossas próprias "certezas", na imagem que criamos de nós mesmos. Psicologicamente, podemos dizer: cada um está preso nas suas próprias "projeções" - o que eu acho de tudo, como eu me implico (ou não) na minha própria vida, vai definir o que eu acho que posso conseguir. E como vou conviver com aquilo que não posso conseguir, como administro minha própria falta, é decisão minha, em última análise.
Olá! Ser uma pessoa introvertida não é impetitivo de ter bons relacionamentos. È interessante que você busque se autoconhecer e descubra seus potencias e os pontos que gostaria de melhorar isso seria de grande valia na busca de relacionamentos saudáveis.Indico o livro O poder dos Quietos e a psicoterapia também pode ajudar. Estou à disposiçã. Abraço
Olá! Sim, é possível para uma pessoa introvertida encontrar uma namorada, casar e ter filhos. A introversão é uma característica de personalidade, não afeta a capacidade de ter relacionamentos românticos ou formar uma família. As pessoas introvertidas podem ser tão capazes de construir relações saudáveis e duradouras quanto as extrovertidas. No entanto, é importante lembrar que cada pessoa é única e pode enfrentar desafios e oportunidades diferentes em sua vida amorosa, independentemente de sua personalidade. Se você está com muita dificuldade nesse quesito, recomendo procurar ajuda psicológica, vai te ajudar muito!
Olá, boa tarde. Sim, é possível que uma pessoa introvertida possa se relacionar assim como uma pessoa extrovertida. A diferença é que essas pessoas enfrentam certas questões de formas distintas e em algumas situações fazer algo pode ser mais para uma do que para outra, mas isso não impede que elas tenham experiências de vida. Se isso é algo que lhe incômoda é importante que você procure uma psicóloga que possa lhe ajudar a se entender melhor. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição, @psimariajube.

Olá, então, a introversão ou timidez é uma característica ou traço de personalidade de uma pessoa, o fato da pessoa ser introvertida não significa que a pessoa não tenha capacidade de se relacionar, de criar e sustentar vínculos com outras pessoas, da mesma forma a pessoa extrovertida pode não ter sucesso em relações mais íntimas e profundas. mas talvez o introvertido tenha mais dificuldade no trato social com outras pessoas ou em ambientes que exijam mais exposição e socialização, o que pro extrovertido pode ser mais fácil.
Olá! Sim, é possível. Uma pessoa introspectiva é alguém que é mais voltada para si, mais reservada, que possui uma menor necessidade de estímulos externos, porém isso não significa que ela não seja capaz de se relacionar com outras pessoas ou que necessariamente tenha dificuldade com relacionamento. E caso uma pessoa introspectiva apresente dificuldade em se relacionar, é possível aprender essa habilidade e um psicólogo poderá ajudar nessa questão. Espero ter ajudado, abraços! :)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Claro que é possível, as relações dependem de outros fatores para serem duradouras e profundas. Seria o caso de estar encontrando menos oportunidades de conhecer alguém em função de ser mais tímido/a? Te desejo boa sorte e também recomendo procurar um psicólogo para falar um pouco sobre isso e encontrar recursos para te ajudar com essa questão que você traz. estou à disposição
Olá! Com certeza sim. Ser introvertido ou extrovertido é uma característica da personalidade e não está de forma nenhuma ligada a ser capaz ou incapaz. A pessoa extrovertida terá mais facilidade de relacionar-se e se expor em contato com os demais e o introvertido terá que desenvolver técnicas para vencer a timidez e buscar seus objetivos de vida. Os dois terão facilidades e dificuldades no processo.
Caso você perceba que está tendo muitas dificuldades por conta de ser introvertido tem a possibilidade de buscar ajuda de um psicoterapeuta. Através da psicoterapia será desenvolvido técnicas para que você consiga fortalecer suas potencialidades e concretizar seus objetivos.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!