uma pessoa que acha que ninguém gosta dela é esquizofrenia?

8 respostas
uma pessoa que acha que ninguém gosta dela é esquizofrenia?
Olá! É muito difícil diagnosticarmos a esquizofrenia apenas por esta questão do pensamento de que ninguém gosta da pessoa. Isso pode ser alguma crença negativa que a pessoa tem sobre ela mesma ou uma insegurança e baixa suto estima profundas. Na Esquizofrenia esta questão de não se sentir querida precisa vir associada a outros fatores, como mania severa de perseguição, alucinações, desequilíbrio e instabilidade no comportamento e etc. Existem alguns tipos de Esquizofrenia e o ideal é ver um profissional para uma análise do quadro geral da pessoa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Procure um psicólogo(a) para ajudá-lo (a) com esta questão existencial e mesmo um diagnostico mais preciso. Com esta queixa, muitas questões serão avaliadas com muito cuidado e respeito. Fique atenta(0)aos rótulos dessa pós- modernidade para não se sentir pior. Faça uma boa avaliação com profissionais especializados para o conhecimento de si mesmo(a).
Át.
Mônica Araújo!
Neuropsicologa.
Não. O fato de uma pessoa achar que ninguém gosta dela não configura um quadro de esquizofrenia, pode ser apenas uma baixa auto estima ou melancolia. A esquizofrenia tem critérios diagnósticos claros que devem ser diagnosticados por um profissional. São na verdade um conjunto de sintomas, entre os quais o mais importante é a sonorização do pensamento (o portador sente como se ouvisse o próprio pensamento dentro da caixa craniana). outros sintomas são alucinações auditivas (vozes que interferem na própria atividade, vozes bilaterais antagônicas (em um ouvido ouve uma voz de comando, em outro a voz é contrária. Existem ainda as ocorrências delirantes com conteúdo místico e religioso. Nas percepções delirantes (o portador enxerga um objeto e o interpreta de forma diferente do que a maioria das pessoas interpretaria. Um aspecto importante é a ambivalência afetiva e intelectual,ou seja, a pessoa portadora da esquizofrenia sente ódio e amor pelos familiares. Indiferença afetiva é comum.
Não podemos pegar um fato (sintoma) isolado para um diagnóstico. Existem vários sintomas presentes em vários transtornos psiquiatricos, até mesmo orgânico. Aconselho passar por um psiquiatra para uma avaliação e por processo de psicoterapia.
Abraços,
Rosa - psico
Claro que não e dessa forma, se fosse isso acho que a maioria seria. Bem na verdade devera procurar um especialista psicologa. Ele ajudara compreende- lo,e faze-lo se sentir bem. São varias as reações diferentes dos demais. Uma delas quando se e esquizofrênico,não expressa sentimentos, muitos possuem delírio, paranóide, entre outros.
Para realizar um diagnóstico é preciso que a pessoa apresente um quadro de sintomas definidos. O fato da pessoa achar que ninguém gosta dela pode ser sinal de baixa estima. Ela pode apresentar crenças e pensamentos que não são realistas, por ex., pode acreditar que as pessoas amadas são lindas, perfeitas, interessantes, populares, etc. É extremamente necessário avaliar toda a história de vida, os sintomas apresentados e a situação atual da pessoa. Se você sente-se assim ou conhece alguém próximo, procure um psicólogo.
É muito mais complexo que isso. Ter esquizofrenia traz uma enorme incapacidade para a vida da pessoa e daqueles que convive com ela. O simples fato de achar que as pessoas não gostam dela, nada tem a ver com esquizofrenia, mas sim, pode ter a ver com suas crenças disfuncionais acerca do que ela pensa que os outros pensam dela. Isso pode estar relacionado ao desenvolvimento de um esquema de desamor que pode fazer parte da personalidade da pessoa.
Possivelmente trata-se de uma crença cognitiva disfuncional, ou seja, a pessoa, por questões de traumas ou baixa estima acredita neste pensamento “ ninguém gosta de mim” como um fato concreto. Acredito que seja fruto da interpretação distorcida da realidade que é diferente de um delírio. O diagnóstico de esquizofrenia é complexo e requer avaliação psiquiátrica. Somente com essa característica que vc relatou não é possível caracterizar um transtorno psiquiátrico.

Especialistas

Vinicius Eloi

Vinicius Eloi

Psicólogo

Fortaleza

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Yuri Gouveia Ribeiro

Yuri Gouveia Ribeiro

Psiquiatra

Goiânia

Eduardo Vieira Filho

Eduardo Vieira Filho

Psiquiatra, Médico do trabalho

São Paulo

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.