Uma pessoa, que a psicopatia ainda nao se manifestou pode sentir empatia por outras pessoas?

19 respostas
Uma pessoa, que a psicopatia ainda nao se manifestou pode sentir empatia por outras pessoas?
Bom dia amigo! Tudo bem? Espero que sim, vamos lá então. Uma pessoa que possua de fato o T. de Personalidade Antissocial apresentará sintomas típicos do transtorno (como a falta de empatia) desde muito cedo, geralmente logo nos períodos da infância e da adolescência. Em casos mais severos do transtorno a manifestação da falta de empatia se manifesta inclusive com animais. O que pode ocorrer também é a presença de traços da personalidade antissocial nos indivíduos, e não o transtorno completo em si (casos mais raros e atípicos). Quando a pessoa possui o traço de algum transtorno de personalidade não necessariamente ela terá todos os sintomas do mesmo, podendo sim sentir por exemplo "mais ou menos empatia" por determinados grupos/pessoas/situações. Espero ter conseguido responder sua pergunta, abraço!

Olá! Tudo bem?

Acredito que com psicopatia você queira dizer Transtorno de Personalidade Antissocial. Esse transtorno é caracterizado por: Desrespeito as normas sociais; Falta de empatia; Comportamento impulsivo; Manipulação; Dificuldade em manter relacionamentos estáveis; Irritabilidade; Agressões;

O início se da na adolescência ou na idade adulta precoce: Embora os sinais iniciais possam aparecer na infância, o diagnóstico formal do Transtorno de Personalidade Antissocial geralmente é feito em adultos jovens, quando os comportamentos problemáticos se tornam mais evidentes.

É importante ressaltar que o TPA é uma condição mental complexa e não deve ser diagnosticado apenas com base em comportamentos isolados. O diagnóstico requer uma avaliação completa por um profissional de saúde mental qualificado, que levará em consideração a presença de múltiplos critérios ao longo do tempo para determinar se alguém atende aos critérios diagnósticos para o TPA.

Referente a sua pergunta especificamente, é possível que durante a infância, a pessoa apresente um certo nível de empatia e que ele vá diminuindo com o passar dos anos. No entanto, muitas vezes já na infância é possível observar comportamentos associados a falta de empatia como: machucar crianças mais novas e animais; manipular outras pessoas para ganhos próprios...

Mas lembre-se, o diagnóstico só deve ser realizado por um profissional qualificado. Caso você tenha suspeitas sobre você ou algum familiar, não tente realizar um diagnóstico, outros fatores precisam ser analisados também.

Um forte abraço!
Olá! O transtorno de personalidade antissocial é tido como raro de ser diagnosticado, tendo em vista que o desenvolvimento de nossas emoções, cognições e compreensões sobre o mundo tende a evoluir ao longo dos anos, desde nosso nascimento até a velhice. Por conta disso, é necessário compreender que estabelecer um diagnóstico de qualquer que seja o transtorno sem o devido cuidado para entender quais sintomas e o que realmente pode ser que esteja afetando esse. O transtorno em questão se manifesta desde cedo e é tido como um transtorno com fatores que não se evoluem ao longo da vida. Importante salientar e ainda mencionar que o que vemos em séries de TV e filmes que abordam sobre esse transtorno, também em muito suscita uma visão romantizada e aquém dos reais sintomas e a realidade que se sobressaem com alguém com esse diagnóstico, por isso é necessário muito cuidado ao dizer que alguém possui ou não isso. Em caso de mais dúvidas, fico a disposição. Abraços!
Bom dia, não.
A menos que sejam traços de personalidade e não a estrutura de personalidade em si. Vejo que você está curiosa/curiosa sobre partes suas ou de alguém que conhece e que não entende bem. A psicanálise pode te ajudar muito com relação a isso. Caso tenhas interesse em entender melhor estes seus aspectos eu fico a disposição.
Psicopatia é um transtorno de personalidade, a falta da empatia, indiferença, manipulação, mentiras, relacionamento abusivo são algumas características. Respondendo sua dúvida, quem tem psicopatia não tem empatia por outras pessoas. O que pode acontecer são comportamentos que visam agradar, manipular para conseguirem o que desejam. Empatia é colocar-se no lugar do outro, evitar magoar. A psicopatia visa apenas beneficio próprio, não importa o outro. A nivel de psicoterapia esses diagnosticos são importantes para nortear o tratamento. Muitos relacionamentos e familias destroem-se devido a psicopatias. Importante buscar auxilio psiquiatrico e psicológico para prevenir ou lidar com desemprego, crimes, violencia. Trabalhei muito tempo avaliando e atendendo vara de familia e criminal, percebe-se a importância da familia buscar psicoterapia para lidar com casos de psicopatia na familia.
Olá, as pessoas com psicopatia não sentem empatia ou remorso, são manipuladoras e mentirosas. De maneira geral, são agressivas e violentas. Agem com premeditação e faz o que for necessário para conseguir o que quer. Falam uma coisa e fazem outra, ou seja, não cumprem o combinado. As pessoas com traços de psicopatia não apresentam todas as características e conseguem ser identificados com o aprofundamento da relação e com a interação das diversas situações da vida. Desde a infância estes sinais podem ser observados: maldade com os outros, até mesmo com animais de estimação, são muito desobedientes, as mentiras são uma constante, não apresentam arrependimentos nem sentem-se culpados. Se preocupam apenas com seus ganhos. Algumas vezes , apresentam também uma sexualidade precoce. Enfim, a psicopatia é um transtorno mental complexo e grave, é tratado por psicólogo e psiquiatra. O tratamento busca ajudar a pessoa a controlar seus comportamentos antiéticos e impulsos , e tem por objetivo ajudá-la a ter relacionamentos mais saudáveis. Posso te assegurar que não é tarefa fácil.
Psicopatia é um transtorno difícil de se conviver, geralmente os amigos, familiares sofrem com a personalidade fria, sem empatia, indiferença …
Mas como falou, esse estágio não se desenvolveu, então, será mesmo que há esse transtorno? Seria interessante conversar com um psicólogo e através de sessões, poder entender melhor a própria personalidade e se ajudar! Se essa pessoa tiver interesse em entender melhor estes aspectos eu fico a disposição!
Olá, tudo bem?
O Transtorno de Personalidade Antissocial se caracteriza por desrespeito as normas sociais; Falta de empatia; Comportamento impulsivo; Manipulação; Dificuldade em manter relacionamentos estáveis; Irritabilidade; Agressões entre outros. Desde a infância estes sinais podem ser observados: Mentiras em excesso, prazer ao maltratar animais de estimação sem arrependimentos. O diagnóstico deve ser feito com cautela, observando a frequência, intensidade e prejuízo na vida das outras pessoas e na própria vida do individuo.
Abraço!
Se não manifestou, pode sim. Entretanto, psicopatia não "se manifesta", sendo outra dinâmica de funcionamento. Abraço.
A psicopatia ou transtorno de personalidade antissocial não se manifesta, uma pessoa psicopata nasce com essa patologia e pode ser percebida desde muito cedo, pois o cérebro de um psicopata ''funciona'' de uma maneira diferente , tendo como uma dessas características o prejuízo na produção de neurônios espelho que são um dos responsáveis pela empatia e sua falta é uma das principais características do transtorno, mas com o tempo o indivíduo pode aprender a manipular situações e pessoas com objetivo de minimizar os danos para si. É válido lembrar que o diagnóstico só pode ser feito por um profissional qualificado da área de saúde mental. Caso ainda hajam dúvidas sobre essa e outras questões me coloco á disposição.
A nomenclatura correta para o transtorno que você se refere é Transtorno de Personalidade Antissocial. É um diagnóstico que é dado na idade adulta e leva em consideração a história de vida desse sujeito, sendo um dos critérios diagnósticos que os sintomas estejam presentes antes do 15 anos. Então se uma pessoa recebe esse diagnóstico na fase adulta os sintomas já estão manifestos pelo menos desde antes dos 15 anos. A falta de empatia pode ser um dos sintomas.
Psicopatia é um transtorno de personalidade portanto não se aplica a questão de manifestar-se ou não.
Olá! Precisaríamos entender um pouco melhor o que seria o manifestar para você, pois estamos falando de transtorno, ele podem mudar seu funcionamento de acordo com a idade da pessoa, mas sempre estará lá.
A psicopatia é um transtorno de personalidade. Normalmente as pessoas com psicopatia têm dificuldade de sentir empatia ou remorso, e podem ser manipuladoras e mentirosas. São muito impulsivas, também, e não conseguem planejar o seu futuro. Muitas dessas pessoas acabam sendo agressivas e violentas. Mas quando são diagnosticadas e fazem o acompanhamento psicoterapêutico e com um psiquiatra ( alguns casos é necessário medicalização), eles apreendem a lidar com seu transtorno e podem mudar o quadro de agressividade, manipulação, entre outros comportamentos.

Olá, se a "psicopatia" "não se manifestou" é porque a pessoa não tem o transtorno da personalidade antissocial. Mas, sua pergunta contém uma questão importante: EMPATIA.
A empatia é um sentimento extremamente refinado, complexo e importante para a vida em sociedade. Ter empatia significa ter a capacidade de colocar-se no lugar do outro e sentir o mesmo sentimento que esse outro sente; significa conectar-se com o outro que é diferente de mim, mas, que compartilha da mesma humanidade que eu. Só é possível vínculos saudáveis a medida que as pessoas aprimoram o seu olhar e o seu tratamento com o outro. Ter empatia não é tentar imaginar como eu me sentiria na situação, mas é sentir exatamente como o outro está se sentindo. Porém, no mundo moderno essa capacidade é pouco estimulada, pelo contrário, vemos um incentivo ao egoísmo e ao narcisismo. Uma forma simples de começar a praticar a empatia é escutar o outro sem fazer julgamentos. Quem consegue se empatizar consegue também transcender a si mesmo e encontrar-se com a experiência do outro.
olá, como você está? Importante teu questionamento.
A psicopatia é um transtorno de personalidade caracterizado pela falta de empatia, entre outros traços. No entanto, uma pesquisa recente indica que alguns psicopatas adaptados à sociedade podem apresentar empatia. Esses indivíduos, que foram classificados como psicopatas e não estão envolvidos em atividades criminosas, podem manifestar habilidades altamente adaptativas na população em geral. Portanto, é possível que uma pessoa com psicopatia não manifestada possa sentir empatia por outras pessoas. No entanto, cada caso é único e deve ser avaliado individualmente por um profissional de saúde mental qualificado. Espero que tenha te auxiliado. Fico à disposição
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 250
Antes de a psicopatia se manifestar, é possível que a pessoa ainda sinta empatia. No entanto, é crucial monitorar sinais e buscar ajuda profissional, como terapia, para entender e lidar com quaisquer mudanças comportamentais que possam ocorrer. A intervenção precoce pode ser crucial para promover um ambiente saudável e prevenir possíveis desafios emocionais. Espero ter ajudado. Estou à disposição. @ednasoarespsi
Olá! Lembrando que a empatia é uma habilidade que pode ser aprendida e as interveções podem ser direcionadas a estratégias focadas em recompensar comportamentos positivos. Quanto mais cedo forem aplicadas podem ser melhores os resultados, porque enquanto criança as conexões cerebrais estão "fervilhando" por novidades! Estou à disposição.
Olá !
Sim, uma pessoa com traços de psicopatia que ainda não se manifestaram completamente pode ser capaz de sentir empatia por outras pessoas, especialmente em situações específicas ou em relação a certos indivíduos. É importante entender que a psicopatia é um transtorno de personalidade complexo que se manifesta de maneiras diferentes em cada pessoa e ao longo do tempo.

Antes de a psicopatia se manifestar completamente, uma pessoa pode exibir traços de personalidade que incluem empatia e preocupação com os outros. No entanto, esses traços podem ser intercalados com características de personalidade mais egoístas, manipuladoras ou insensíveis. Em outras palavras, eles podem sentir empatia em algumas situações, mas não de forma consistente ou profunda.

À medida que a psicopatia se desenvolve e se torna mais pronunciada, é mais provável que esses traços de empatia diminuam ou desapareçam completamente. Pessoas com psicopatia tendem a exibir uma falta de empatia persistente e generalizada, juntamente com outros comportamentos e características associados ao transtorno.

No entanto, é importante lembrar que nem todas as pessoas com traços de psicopatia inevitavelmente se tornarão psicopatas completos. Algumas podem ser capazes de desenvolver estratégias de enfrentamento e tratamento que ajudem a moderar ou controlar seus comportamentos disfuncionais e a cultivar relações mais saudáveis com os outros. A intervenção precoce e o suporte adequado podem fazer uma diferença significativa no resultado final para essas pessoas.