Uma pessoa portadora de TEA (Trastorno do espectro autista) pode ter complexo de inferioridade ou se

2 respostas
Uma pessoa portadora de TEA (Trastorno do espectro autista) pode ter complexo de inferioridade ou sentir inveja de alguém?
Olá, pessoas com TEA também possuem sentimentos, emoções, crenças, e atos próprios.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, o Transtrono do Espectro Autista (TEA) é um quadro que envolve um déficit na interação (socialização e comunicação e interesses restritos (Hiperfoco, rigidez em mudança de atividades ou de rotina e movimetnos repetitivos). Dessa forma, trata-se de um quadro que pode trazer uma série de prejuízos na convivência com outras crianças e no desenvolvimento de habilidades. Portanto, diante desse cenário pode haver repercussões em sua auto-estima e trazer um sentimento de inferioridade e até mesmo de inveja.
Sabe-se que o paciente autista precisa de olhar e um cuidado específico para que possa se desenvolver estratégias adaptativas de acordo com suas dificuldades (Seja na fala, no desenvolvimento motor ou de interação). Esse apoio deve também ajudar a criança a lidar com suas frustrações e angústias, para que não venha a ter o desenvolvimento de comorbidades, como transtorno de ansiedade ou depressão.
O mais importante é que seja feita uma uma investigação diagnóstica e iniciar de forma célere o tratamento para atenuar os prejuízos, que tendem a piorar senão tratada adequadamente. Sugiro que seja realizada uma consulta com psiquiatra infantil para que ele possa trazer esclarecimentos sobre o quadro, trazendo segurança ao paciente e familiares. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica com o profissional de confiança, pode melhorar muito sua adesão ao tratamento..

Especialistas

Marcela de Almeida Pereira Santos

Marcela de Almeida Pereira Santos

Psicólogo

São José dos Campos

Isabella Lima

Isabella Lima

Psicólogo

Cuiabá

Marilisa Marra Boldori de Gouveia

Marilisa Marra Boldori de Gouveia

Psicólogo

Niterói

Jacira Negreiros

Jacira Negreiros

Psicólogo

Ubatuba

Joice Gonçalves

Joice Gonçalves

Psicólogo

Carangola

Denis Diniz

Denis Diniz

Psicólogo

Aracaju

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Transtorno do espectro autista (TEA)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.