Uma pessoa poder ter transtorno de personalidade borderline e depressão?
11
respostas
Uma pessoa poder ter transtorno de personalidade borderline e depressão?
Sim. Chamamos de comorbidade quando o paciente tem mais de um diagnóstico ao mesmo tempo. Depressão é um Transtorno de Humor, enquanto que o Transtorno Borderline é um Transtorno de Personalidade. O mais comum é as pessoas terem comorbidades e não transtornos específicos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
sim, são funções psíquicas distintas. Uma é alteração do humor, outra da personalidade. A depressão, incapacidade de responder à frustração, sentimento de vacuidade e menos valia são caracteristicos do quadro borderline
Fala-se em Boderline quando se deseja falar da estrutura da personalidade, enquanto que depressão é um conjunto de sintomas caracterizado por manuais de psiquiatria. Não seria melhor transformar em questão tanto a estrutura quanto o estado de humor que dele deriva do que dar nome para o que se revela em sintomas e estrutura?
Transtornos de personalidade boderline caracerizam dificuldade persistente de manter relacionamentos satisfatórios, duradoros e estáveis. Depressão caracteriza-se por um conjunto de sintomas cujas características diferem bastante do transtorno boderline. Mas ambas podem coexistir sob a forma de comorbidade (existência de duas síndromes em um mesmo indivíduo) Geralmente do ponto de vista da prevalência acometem mais o genero feminino.
Sim, eles podem existir de forma concomitante. Enquanto o transtorno borderline trata-se de uma questão de personalidade, a depressão diz respeito a um transtorno do humor.
Olá,
Há possibilidade, sim. A depressão é um transtorno de humor, enquanto o transtorno de personalidade borderline está ligado apenas à personalidade.Essa presença de duas ou mais doenças é chamada comorbidade.
Abraços,
Há possibilidade, sim. A depressão é um transtorno de humor, enquanto o transtorno de personalidade borderline está ligado apenas à personalidade.Essa presença de duas ou mais doenças é chamada comorbidade.
Abraços,
A pessoa portadora do transtorno de personalidade Bordeline pode apresentar sintomas depressivos, assim como outras oscilações do humor . É extremamente importante a avaliação de um especialista para diagnóstico diferencial. Procure um psicólogo e também um Psiquiatra para avaliação e tratamento eficaz.
Atenciosamente...
Atenciosamente...
O Transtorno de Personalide Bordeline caracterizado por uma grande instabilidade de humor pela reatividade, onde transbordas as emoções ,impulsividade e dificuldade de relacionamentos, autopersepção de si muito negativa, uma falta de segurança afetiva interna , tornando-se carente e sufocante . Isso tudo trás um prejuizo grande na sua vida e assim levando um grande sofrimento e levando a outros transtornos secundários Depressão, ansiedade,,,
No Transtorno de Personalidade Borderline há um padrão difuso e intensa labilidade emocional, pode-se vivenciar sentimentos de profunda tristeza, cujos episodios, em geral, nao sao suficientemente persistentes para se fazer o diagnostico de transtorno depressivo.
Podem ocorrer os dois transtornos juntos como comorbidade, como pode ser somente o transtorno de personalidade borderline (TPB). A instabilidade de humor e as estratégias de inabilidades sociais disfuncionais no TPB levam o portador ao sofrimento, causando sintomas depressivos. O próprio "vazio interno" a busca de referencia no outro, no externo, leva o individuo ao sofrimento causando a depressão. Uma boa psicoterapia na abordagem dialética, leva o portador a adquirir habilidades sociais para relacionamentos pessoais e interpessoais e consequentemente leva a estabilidade emocional. Procure profissional na abordagem Cognitivo Comportamental que trabalhe com a Terapia Dialética. Sucesso!
Borderlines apresentam uma grande flutuação no humor, podendo variar de extrema euforia a um estado depressivo no mesmo dia. A depressão é bastante comum.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como a depressão pós parto pode contribuir para a queda de cabelo?
- É verdade que é fluoxetina tira o libido do homem , e qual remédio pode subistituir ele sem tirar o libido ?
- Bom dia! Estou tomando velija 30 mg há 3 dias, durante o dia fiquei muito sonolenta, mas a noite não consigo dormir, fico acordando a noite toda. Gostaria de saber se isso vai melhorar com o uso...
- Já fis vários exames do coração holter eletrocardiograma ecocardiograma e ñ deu nda mais continuo sentindo uma pausa no coração uma atrás da outra, eu so ansiosa tenho muinto medo de morrer a qualquer momento, eu estou tomando cetralina e torest, me ajudem o que eu faço?
- O lítio é um inibidor seletivo (ISRS/IRSN) ou da classe dos tricíclicos?
- Fui diagnosticada com depressão com sintomas psicóticos. O antipsicótico é tomado direto para a vida toda?
- estou tomando zetron 300mg e voextor 10mg todo dia após o almoço, porém sinto um sono absurdo durante o dia e uma indisposição também, é normal?
- Já está fechando um mês que estou tomando 40mg de paroxetina e até agora não melhorei, tenho depressão e ansiedade, será que devo procurar meu psiquiatra para aumentar a dose?
- Estava a 15 dias sem tomar desvenlafaxina, senti os sintomas de retirada todos. Agora consegui renovar minha receita, posso voltar a tomando a mesma dose que estava tomando anteriormente?
- Já faz algumas semanas que tenho problemas para dormir, meu sono só vem às 4 horas da manhã e acabo acordando às 13 horas da tarde. Mesmo dormindo por 9 horas, me sinto cansada e exausta o tempo todo. Eu já conversei com um psicólogo e ele percebeu que é possível que eu tenha depressão. Qual especialista…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.