Uma pessoa pode ter transtorno bipolar e transtorno de personalidade borderline juntos? Quais os principais
5
respostas
Uma pessoa pode ter transtorno bipolar e transtorno de personalidade borderline juntos? Quais os principais sintomas caso a pessoa tenha esses dois transtornos ? A pessoa pode ter todas as características de bipolaridade e ter sintomas bem acentuados de borderline?
Sim a pessoa pode ter essa comorbidade, ou seja ter o Transtorno de Humor Bipolar e ao mesmo tempo o Transtorno de Personalidade Borderline. O diagnóstico diferencial por vezes é difícil de fazer pois muitos sintomas são comuns as duas doenças. A principal diferença é que no THB a pessoa cicla o seu humor de mania ou hipomania para periodos de Humor deprimido, ou seja os sintomas são bem específicos dependendo da fase que a pessoa se encontra. No Borderline a instabilidade emocional é mais estável digamos assim, ou crônica, ou seja, independente de periodos específicos de tempo qualquer estressor pode provocar variação de Humor e instabilidade emocional.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Ambos podem coexistir, porém um sendo comorbidade do outro. Para simplificar, é preciso uma avaliação especializada para esclarecer qual sobrepõe, e a partir disso definir a linha terapêutica. Basicamente no transtorno afetivo bipolar temos uma variação importante do humor (episódios depressivos e hipo/mania) associado ou não com sintomas psicóticos, além de algumas peculiaridades da doença. No Borderline, há um sofrimento importante nas relações interpessoais, comportamentos impulsivos (uso/abuso de drogas, automutilação, entre outros) e uma sensação de vazio. Lembrando que muitos dos sintomas podem ser típicos de ambas as patologias, e somente um psiquiatra pode melhor caracterizar a doença. Espero ter ajudado.
Olá! Eu te aconselho a procurar um psiquiatra de sua confiança, expor os seus sintomas, para que ele possa fechar um diagnóstico e orientá-lo quanto a sua medicação que com certeza se fará necessário!
Depois do diagnóstico fechado, procure apoio psicoterápico para que você seja acompanhado nesse processo e ajudá-lo nessa sua instabilidade emocional!
Estou à disposição!
Abraço.
Depois do diagnóstico fechado, procure apoio psicoterápico para que você seja acompanhado nesse processo e ajudá-lo nessa sua instabilidade emocional!
Estou à disposição!
Abraço.
Olá. O diagnóstico diferencial entre esses transtornos as vezes pode ser meio confuso por ambos terem características em comum. Eles podem sim coexistir, mas um psicólogo e um psiquiatra poderão avaliar melhor o caso. E a diferença mais básica entre eles é que quem é bipolar não muda de humor (euforia para depressão) com rapidez, o TAB é marcado por ciclos desse humor e esses ciclos costumam ser longos quando comparados às mudanças de humor de quem é borderline. Isso é apenas uma explicação superficial mas o seu médico poderá te aconselhar de maneira mais completa.
Olá! Assim como foi explicado pelos colegas a diferenciação das patologias eu reafirmo que seja importante procurar uma ajuda psicológica e psiquiatrica para poder lhe auxiliar e entender melhor sobre as suas queixas. Fico a disposição!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Em que idade o transtorno afetivo bipolar (TAB) se manifesta?
- Desejaria saber se pacientes com transtorno do tipo bipolaridade devem fazer Avaliação Neuropsicológica?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) afeta amigos e família de uma pessoa com bipolaridade?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) pode afetar a vida do paciente nas diferentes fases da vida?
- Já nascemos com o transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Tenho um amigo com transtorno de bipolaridade, sempre nos demos muito bem, mas nessas últimas semana, ele tem agido de forma agressiva e tem me feito várias ofensas, até me bloqueou nas redes sociais sem eu ter feito nada, o que faço? Estou muito mal e aborrecido.
- Ola , tomo aripiprazol para transtorno bipolar , posso ingerir cerveja sem álcool ?
- O que acontece se uma pessoa não trata o transtorno bipolar?
- Quem tem o transtorno afetivo bipolar pode ter demência?
- Qual é o papel da família no diagnóstico e na adesão ao tratamento no Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 944 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.