Uma pessoa pode nascer psicopata?

3 respostas
Uma pessoa pode nascer psicopata?
Olá!Não se deve descartar a presença de fatores genéticos no quadro da psicopatia. Seria a predisposição em alguns individuos com história familiar.Mas acreditar que essa estrutura( pelo referencial teorico de Lacan ) seria inata é querer resolver um problema atribuindo a ele qualquer nome!!! Agora uma vez, formada uma estrutura psiquica psicótica, não há como tornå-lo humano esse sujeito.A culpa que reside nos humanos...não reside na psicopatia. Espero ter lhe ajudado.Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ainda hoje esta pergunta não tem uma resposta.
Apesar dos estudos realizados ao longo dos anos, as causas da psicopatia não foram adequadamente esclarecidas. Por muitos anos acreditou-se que fatores ambientais ou genéticos poderiam desencadear uma profunda alteração do comportamento do indivíduo, mas o mais aceito hoje é que a associação de fatores genéticos e ambientais possam estar implicados.
"Psicopata" tem acepções diferentes. Juridicamente, pode referir-se a "pessoas com problemas psiquiátricos". Em Psiquiatria, denomina pessoas com características comportamentais relativamente fixas, ao longo da vida e observáveis pelo menos a partir do final da adolescência. Pode haver comportamentos como dificuldades intensas de socialização (esquizoide), eventualmente associadas a distorções do pensamento e atitudes bizarras (esquizotípica), de desconfiança excessiva (paranoide), detalhismo e rigidez exageradas (obsessivo-compulsiva), necessidade extrema de admiração (narcisista) ou de ser cuidada (dependente), instabilidade profunda em suas relações (borderline), teatralidade e emotividade extremas (histriônica), medo exagerado de avaliação negativa (evitativa). Mas, frerquentemente, o termo psicopata se refere ao antissocial, incapaz de empatia e desrespeitador dos direitos alheios. Possivelmente, os mais graves nascem com tendências que podem ser acentuadas aso longo da vida.

Especialistas

Eduardo Guedes do Nascimento Leal

Eduardo Guedes do Nascimento Leal

Psiquiatra

São Paulo

Andréa Tomé

Andréa Tomé

Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Jorge Salim Rizk

Jorge Salim Rizk

Psiquiatra

Brasília

Quezia Cardoso Dias Ouverney

Quezia Cardoso Dias Ouverney

Psicanalista, Psicólogo

Nova Friburgo

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Tiago Lenz De Brum

Tiago Lenz De Brum

Psiquiatra

Concórdia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 89 perguntas sobre Transtornos Psicóticos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.