Uma pessoa diagnosticada com transtorno de personalidade antissocial pode viver sem remédios, por co

16 respostas
Uma pessoa diagnosticada com transtorno de personalidade antissocial pode viver sem remédios, por conta da impulsividade e a irritabilidade, apenas fazendo terapia?
Pode.
A questão é, se essa pessoa, em específico, a qual vc se refere, poderá... E se isso será bom para ela...
Somente iniciando um tratamento, estabelecendo o contato entre os profissionais que a acompanham, e lidando com os efeitos do tratamento iremos saber deste caso em particular.

Olá! Depende do quadro. O principal método para trabalhar o entendimento com relação aos sentimentos dos outros é a psicoterapia. Em alguns casos, apenas ela é suficiente. Já em outros, é necessária a intervenção medicamentosa também. Porém, vale ressaltar que não existe um medicamento específico para o tratamento do transtorno. Quando necessário, costumam ser utilizados fármacos para depressão e ansiedade mas somente após a avaliação é que será possível determinar o melhor tratamento para que o paciente possa conviver com os sintomas. Cuide-se bem!
Depende da gravidade do transtorno. Se o sujeito está muito disfuncional e está prejudicando a si mesmo ou aos outros, é recomendado que esteja sob medicamentos, além da prática psicoterápica. Não deixe de procurar um especialista. Abraço
Olá, boa tarde!
O profissional indicado para avaliar a conduta medicamentosa é o psiquiatra. Será através da avaliação do médico que o plano terapêutico será apresentado. A psicoterapia é o tratamento padrão ouro nos transtornos de personalidade, mas somente um médico é indicado para avaliar se há ou não necessidade da medicação. Cada caso, é um caso.
O transtorno diz menos sobre a pessoa do que ela mesma sobre este, é possível sim. Isso vai depender do quanto ela está disposta a engajar no processo dela.
Pode sim, depende muito menos do diagnóstico em si, e muito mais de como a pessoa está, como está sua relação com as coisas da sua vida, suas relações, etc.
olá. É um diagnóstico que dificilmente a pessoa acredita precisar de ajuda. O mais indicado para avaliar a necessidade de medicação ou não seria uma avaliação psiquiátrica e psicológica, para se determinar o melhor tratamento para o caso.
Olá!
Sim, pode, mas é necessária uma avaliação psicológica e psiquiátrica para descartar ou não o uso da medicação.
Um abraço!
Olá boa tarde.
De acordo com a evolução positiva de seu quadro em ações diárias sendo acompanhadas em análise e em conjunto observacional de um psiquiatra, podemos chegar em momentos de equilíbrio sem a medicação (mas sem processo a priori de planejamento e sim um decorrer evolutivo natural) por intervalo de tempo não determinado, porém dependerá bastante do momento em análise em vigor.
Não. O tratamento deve ser psicoterapia comportamental dialética e farmacológico. Importante frisar que a medicação vai atuar apenas para o comportamento impulsivo e irritabilidade. Importante uma boa avaliação psicológica inicial para proceder com o tratamento.
Olá! Cada caso deve ser avaliado! Depende muito do quadro, de como a pessoa está! Uma avaliação minuciosa deve ser feita, além de um acompanhamento adequado!
Sim. É perfeitamente possível. O importante é que tenha acompanhamento psicoterápico regular, pois assim, caso seja necessário o uso de medicação, o psicólogo mesmo fará o encaminhamento para o psiquiatra.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
É essencial reconhecer que o tratamento do transtorno de personalidade antissocial geralmente requer uma abordagem multifacetada. Embora a terapia seja crucial, especialmente para ajudar a pessoa a desenvolver habilidades de controle de impulsos e gerenciamento de emoções, a necessidade de medicação pode surgir em casos mais graves, onde os sintomas interferem significativamente no funcionamento diário ou representam um risco para a segurança. O acompanhamento próximo por profissionais de saúde mental é fundamental para avaliar o progresso do tratamento e fazer ajustes conforme necessário.
Olá
O manejo do transtorno de personalidade antissocial geralmente envolve uma combinação de terapias psicológicas, uma vez que não existem medicamentos especificamente aprovados para tratar o transtorno em si. A terapia é central para ajudar a pessoa a entender e gerenciar comportamentos, impulsos e atitudes associadas ao transtorno.

A terapia pode ser bastante eficaz, especialmente se a pessoa está motivada e comprometida com o tratamento. Algumas abordagens terapêuticas incluem:

1. Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC):Ajuda a pessoa a reconhecer e mudar padrões de pensamento e comportamento prejudiciais.
2. Terapia de Grupo: Pode oferecer um espaço para aprender e praticar habilidades sociais, além de receber feedback sobre comportamentos e interações com os outros.
3. Psicoterapia: Focado em longo prazo, trabalha aspectos profundos da personalidade e das relações interpessoais.

No entanto, se houver sintomas concomitantes, como depressão, ansiedade ou problemas de controle de impulsos, medicamentos podem ser recomendados para tratar esses aspectos específicos. Isso pode ajudar a reduzir a irritabilidade e a impulsividade, contribuindo para a eficácia da terapia.

É importante que o tratamento seja personalizado e ajustado às necessidades individuais da pessoa, com acompanhamento regular por um profissional de saúde mental (psicólogo e /ou psiquiatra) para avaliar a eficácia e fazer ajustes conforme necessário. A colaboração entre o terapeuta e o paciente é crucial para abordar efetivamente os desafios associados ao transtorno de personalidade antissocial.

Espero ter lhe auxiliado com as minhas considerações!
Um forte Abraço.
Dra. Michelle Teixeira
Olá! Sim, é possível que uma pessoa diagnosticada com transtorno de personalidade antissocial viva sem medicamentos, focando apenas na terapia, mas isso depende de diversos fatores.

A gravidade dos sintomas desse varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas podem ter sintomas mais leves e conseguir gerenciá-los bem com a terapia. Outras podem ter sintomas mais graves que interferem significativamente em suas vidas e nos relacionamentos interpessoais.

Muitas pessoas com transtorno de Personalidade Antissocial também têm outras condições de saúde mental, como depressão, ansiedade, transtorno por uso de substâncias, ou transtorno bipolar. Nesses casos, a medicação pode ser necessária para tratar essas condições concomitantes.

A eficácia da terapia depende muito do nível de motivação e engajamento do paciente. Aqueles que estão dispostos a participar ativamente das sessões de terapia e a aplicar as técnicas aprendidas no dia a dia tendem a se sair melhor.
Olá, boa tarde! O transtorno de personalidade antissocial (TPAS) é uma condição complexa e desafiadora. A abordagem para tratar TPAS geralmente envolve uma combinação de psicoterapia e, em alguns casos, medicação, especialmente se houver comorbidades como depressão, ansiedade, ou outros transtornos.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!